Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
No regresso à competição após a paragem para as seleções, o Benfica derrotou o Famalicão, por 2-0, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
26 novembro 2023, 01h29
Festejos do Benfica
Relativamente ao onze inicial com que enfrentou o Sporting a 12 de novembro, no último compromisso das águias antes do intervalo para os jogos das seleções, Roger Schmidt operou uma mudança na equipa titular, promovendo a entrada de Tengstedt – autor do golo da vitória nesse mesmo encontro – para o lugar de Musa.
Os famalicenses, em contra-ataque, mostraram-se aos 4'. Francisco Moura arrancou pela esquerda e, à entrada da pequena área, procurou entregar o esférico a um colega, mas, na dobra, Morato e Trubin estancaram o perigo.
Seguidamente, visitados e visitantes deram sinais nas bolas paradas. Primeiro, para o lado dos forasteiros, Gustavo Sá tentou surpreender com um livre rasteiro, mas sem precisão. Na resposta, António Silva cabeceou por cima, num livre cobrado por Di María.
A partir dos 10', os guarda-redes tiveram de se aplicar com elevada frequência e exigência. Após incursão e cruzamento de João Mário pela esquerda, Aursnes obrigou Luiz Júnior a desviar para canto com uma boa intervenção. No lance seguinte, Di María atirou em arco para fora.
A tendência de parada e resposta mantinha-se bem assente, com Puma a aquecer as luvas de Trubin com um disparo cruzado, posteriormente aliviado por Otamendi.
À passagem dos 16', Di María descobriu Tengstedt com um passe a rasgar teleguiado a partir do meio-campo, tendo o dinamarquês contornado Luiz Júnior e rematado de ângulo apertado, com Riccieli a cortar em cima da linha. No minuto seguinte, o avançado nórdico aproveitou as sobras de um ataque para voltar a testar o guarda-redes brasileiro, que se mostrou atento e afastou a tentativa.
Já depois dos 20 minutos, Rafa cruzou pela esquerda e, numa dividida entre Tengstedt e Otávio, o esférico saiu por cima. No canto que se seguiu, António Silva não conseguiu enquadrar o seu esforço.
Numa fase de ascendente encarnado, Di María, a partir do semicírculo, executou um grande remate em vólei de pé direito, e só não celebrou um belo tento porque Luiz Júnior adiou o 1-0 com uma estirada impressionante.
Pouco depois, numa rápida transição ofensiva, Puma tornou a medir forças com Trubin com um tiro em arco à entrada da área, mas, em alerta, o ucraniano desviou para canto, no seguimento do qual mostraria mais uma vez a sua valia, ao bloquear a investida de Topic.
No último lance de área do primeiro período, aos 31', Henrique Araújo – jogador emprestado pelo Benfica ao Famalicão que teve direito a uma grande ovação dos 52 609 adeptos presentes no Estádio da Luz no momento da sua substituição (58') – cabeceou para fora.
Até ao intervalo, os dois conjuntos acabaram por encaixar um no outro. Consequentemente, o jogo ficou mais amarrado e não se voltaram a verificar aproximações perigosas às balizas.
Filme do jogo
A segunda parte abriu com um livre a favor do Benfica, do qual (executado por Di María) resultou um cabeceamento de Otamendi junto ao poste (46').
Findado o primeiro quarto de hora da etapa complementar, as águias tiveram maior chegada às redes. Rafa, que acertou de lado na bola, ameaçou o golo (59'); Di María, à lei da bomba, enviou por cima (65'); e, num remate de pé esquerdo, Tengstedt atirou perto do poste direito (66').
No entanto, ao minuto 72 o Benfica chegou à dianteira. Pela direita, numa tentativa de servir Rafa na área, Tensgtedt cruzou rasteiro. Riccieli procurou intercetar o lance, mas acabou por colocar o esférico na própria baliza (1-0).
Na perspetiva dos famalicences, o ditado "um mal nunca vem só" confirmou-se, uma vez que, de seguida, Otávio viu o cartão vermelho direto por rasteirar Tengstedt, que seguia isolado na direção da área.
As águias não demoraram a aproveitar a vantagem numérica e, volvidos cinco minutos do primeiro tento, dilataram a diferença no marcador. João Mário recuperou a posse no meio-campo, subiu pelo terreno e entregou a Rafa na esquerda. O camisola 27 fletiu para dentro e atirou a contar à entrada da área (2-0 aos 77').
Até ao apito final, numa altura em que o resultado já não estava em discussão, Óscar Aranda e Jhonder Cádiz ainda tentaram a sua sorte, mas, sem problemas de maior, Trubin susteve o esférico em ambos os momentos.
Por sua vez, os encarnados refrescaram a equipa: Musa, Kökcü – de regresso após lesão, o médio ainda ameaçou o canto direto... –, Tiago Gouveia, Chiquinho e Tomás Araújo renderam, respetivamente, Tengstedt, Florentino – disputou o 100.º jogo oficial de águia ao peito –, João Mário, João Neves e Morato.
Com a justa presença nos oitavos de final da Taça de Portugal assegurada, o Benfica jogará novamente no Estádio da Luz nesta quarta-feira, 29 de novembro, às 20h00, ante o Inter de Milão, num embate da 5.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões.
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Tânia Paulo e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024