Futebol feminino

21 novembro 2023, 13h59

Jéssica Silva e Filipa Patão

Filipa Patão e Jéssica Silva anteviram o duelo da Champions

Vinda de um triunfo sobre o Braga na Liga BPI no Minho (0-1), resultado que possibilitou cimentar a liderança na prova, a equipa feminina de futebol do Benfica volta-se para a Liga dos Campeões.

No Benfica Campus, nesta quarta-feira, 22 de novembro, às 20h00, as encarnadas defrontam o Rosengard, na 2.ª jornada do Grupo A. Frente a um conjunto sueco que também foi adversário na época passada – houve um saldo de duas vitórias favorável às tricampeãs nacionais portuguesas –, as Inspiradoras estão prontas para a primeira batalha em casa.

Na análise de Filipa Patão, o Rosengard mudou em relação a 2022/23, e as águias estão precavidas.

"O Rosengard vai ser sempre uma equipa difícil de defrontar, como todas. Não há equipas fáceis na Liga dos Campeões. No ano passado, eram uma equipa muito ofensiva, com um futebol muito direto e com jogadoras rápidas na frente. Neste ano, é uma equipa um pouco mais contida, que se remete mais ao seu processo defensivo, mas não deixa de ser perigosa na transição", referiu a treinadora do Benfica, na conferência de Imprensa de antevisão, realizada no Benfica Campus.

Filipa Patão

Ouça Filipa Patão

O pensamento está direcionado para os três pontos: "Mais uma vez, vamos ter de estar no nosso melhor para conseguirmos um bom resultado, e acima de tudo continuar a mostrar que o Benfica está a evoluir na competição."

Nesta fase, há densidade de jogos, algo que não preocupa Filipa Patão, tendo em conta o trabalho efetuado. "A gestão começou a ser feita na pré-época. Tentámos ao máximo preparar as jogadoras para recuperarem bem. Isso é importante para estarem aptas para qualquer jogo que tenhamos pela frente", admitiu, considerando que as atletas têm recuperado bem.

"Temos um plantel muito competitivo. Todas as jogadoras querem dar o seu contributo e personificam o Clube. São sempre lutadoras, acreditam na sua qualidade e estão crentes que podem fazer algo mais. Todas estão preparadas", disse. Para a treinadora, o mais complicado até poderá ser escolher o onze, "entre tantas jogadoras que se encontram bem".

Filipa Patão

"Vamos ter de estar no nosso melhor para conseguirmos um bom resultado, e acima de tudo continuar a mostrar que o Benfica está a evoluir nesta competição"

Filipa Patão

Para domingo, 26 de novembro, está calendarizado o dérbi com o Sporting, a contar para a Liga BPI, o que não muda a atitude encarnada.

"Pensamos jogo a jogo, objetivo a objetivo, e só assim é possível sermos consistentes como temos sido. Todos os jogos vão ser obrigatórios de ganhar. Se queremos ser competitivas na Liga dos Campeões, há que ter esta mentalidade", assumiu Filipa Patão.

Para a técnica, foi essa postura que permitiu "complicar muito a vida" ao Barcelona durante os primeiros 20/30 minutos na 1.ª jornada da Champions. "É um forte indicador de que temos uma palavra a dizer. Se conseguimos ombrear, o mais possível, com um candidato ao título na Liga dos Campeões, é obrigatório pensar na vitória em todos os jogos da Liga dos Campeões", vincou.

Jéssica Silva

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Habituada aos grandes palcos europeus, como a maioria do plantel, e já com uma Liga dos Campeões conquistada quando representava o Lyon, Jéssica Silva garante que a equipa está "bastante motivada".

"Com o Braga, num jogo dificílimo, fomos capazes de continuar invencíveis na Liga BPI. A vitória ajudou-nos a continuar motivadas. Amanhã [quarta-feira], vamos entrar a querer ganhar. Estamos felizes por estar nesta competição. Queremos continuar a mostrar o Benfica que temos mostrado ao longo das últimas épocas, especialmente na Liga dos Campeões", reforçou a avançada.

Jéssica Silva

Ouça Jéssica Silva

Recusando que haja fadiga, o mote para o jogo com o Rosengard é entrar na "máxima força e fazer tudo para conquistar os três pontos". Com "máximo foco" nas suecas, derrotadas pelo Eintracht Frankfurt (1-2) na 1.ª ronda, Jéssica Silva apelou ao apoio dos Benfiquistas.

"Quero agradecer a todos os nossos adeptos, que estão presentes nos jogos da Liga e da Liga dos Campeões. Estão em todo o lado. Apelo que venham ao Seixal, apoiem-nos! Com a presença dos adeptos tudo se torna mais fácil e mais bonito. Venham! Faremos tudo para conquistar os três pontos", disse a internacional portuguesa.

Benfica

Na véspera do encontro com o emblema nórdico, o Presidente Rui Costa marcou presença no treino realizado pelas Inspiradoras.

Num sinal de apoio inequívoco às tricampeãs nacionais, que nesta temporada iniciaram rotinas regulares no Benfica Campus, o Presidente acompanhou o apronto orientado por Filipa Patão.

CONVOCADAS

Ana Seiça, Anna Gasper, Andrea Falcón, Andreia Faria, Andreia Norton, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Carolina Vilão, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Francisca Nazareth, Jéssica Silva, Laís Araújo, Lara Martins, Lena Pauels, Letícia Almeida, Lúcia Alves, Marie Alidou, Marta Cintra, Nycole Raysla, Paige Almendariz, Rute Costa e Sílvia Rebelo

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 2 de abril de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas