Futebol feminino

13 novembro 2023, 18h39

Andrea Falcón e Filipa Patão

Andrea Falcón e Filipa Patão em conferência de Imprensa

O Benfica estreia-se nesta terça-feira, 14 de novembro, na fase de grupo da Liga dos Campeões 2023/24 na casa do campeão europeu Barcelona. Na antevisão do duelo da 1.ª jornada do Grupo A, Filipa Patão e Andrea Falcón destacaram as qualidades do grande candidato ao título da competição, mas garantiram que as Inspiradoras estão preparadas e motivadas para mostrarem a sua força no grande palco.

Lembrando o crescimento sustentado a nível internacional, que valeu o salto para o 15.º lugar do ranking da UEFA, a treinadora do Benfica explicou que tem preparado estes grandes jogos desde a pré-temporada e assegurou que a equipa entrará em campo fiel ao seu estilo.

"Vamos ter várias abordagens durante o jogo. Temos a nossa identidade, que passa por ter bola e criar problemas ao adversário com a pressão. Não vamos conseguir fazer isso durante todo o jogo frente ao Barcelona, mas, quer numa fase mais defensiva ou mais pressionante, acredito que estamos bem preparadas para o que vamos encontrar aqui", disse Filipa Patão, na conferência de Imprensa realizada em solo catalão.

Filipa Patão

"Somos mais ambiciosas, mais crentes, mais sólidas e mais corajosas relativamente à época passada. Temos maior responsabilidade, porque ela advém daquilo que conquistámos"

Filipa Patão

Explicando que as baixas por doença e lesão e a falta de maturidade na maior prova do calendário europeu justificaram a derrota por 9-0 em Barcelona, na edição de 2022/23, a treinadora das tricampeãs nacionais garantiu que o Benfica está, hoje em dia, muito melhor preparado para enfrentar as blaugrana.

"Temos plena consciência que o Barcelona é o detentor do título e, possivelmente, a equipa que se encontra melhor posicionada para ganhar este ano. Mas não há créditos anteriores e elas têm de mostrar ainda mais qualidade para revalidar o título. Estão mais ou igualmente fortes, mas isso não invalida que os outros clubes não estejam a crescer para lhes poderem fazer frente. Nós crescemos ao nível da profissionalização e tentámos perceber onde tínhamos mais debilidades. Somos mais ambiciosas, mais crentes, mais sólidas e mais corajosas relativamente à época passada. Temos maior responsabilidade, porque ela advém daquilo que conquistámos. Não queremos ver a história a passar, mas, sim, fazer parte dela", sublinhou.

Reforçando que o objetivo das águias passa pelo apuramento para os quartos de final da Champions, Filipa Patão falou do grande equilíbrio entre Benfica, Barcelona, Eintracht Frankfurt e Rosengard no Grupo A, referindo que uma boa prestação das Inspiradoras poderá alimentar o sonho de chegar ainda mais longe na competição, nos anos vindouros: "Consideramo-nos um potencial vencedor no futuro da Liga dos Campeões, porque trabalhamos todos os dias para garantir esse objetivo. A Direção tem feito uma aposta muito grande e é nesse sentido que temos de caminhar. Se é daqui a dois, três ou mais anos, é a ambição delas que vai ditar."

Andrea Falcón

"Temos de acreditar, ter confiança e desfrutar do jogo. A nossa equipa tem uma qualidade incrível e, se jogarmos sem medo, como fazemos todas as semanas, podemos alcançar um grande resultado"

Andrea Falcón

De regresso a Barcelona, cidade onde chegou com 15 anos para realizar o sonho de jogar pelas blaugrana, Andrea Falcón garantiu estar feliz pelo regresso a uma casa que conhece bem com a camisola de um clube grande e repleto de ambição.

"O Benfica é um exemplo claro de uma aposta sólida no futebol feminino. É um orgulho fazer parte de um clube que evoluiu tanto e fazer parte desse crescimento. Somos ambiciosas. Queremos continuar a crescer e a levar mais alto o nome do Benfica. O objetivo passa por chegar longe na Champions e é essa a mentalidade que a equipa técnica nos tem transmitido. Acreditamos muito no trabalho que tem sido desenvolvido", começou por dizer a internacional espanhola.

Sobre o jogo, a reforço contratada no passado verão apontou a crença e a confiança como fatores decisivos para uma grande exibição: "Jogamos sempre para ganhar e, amanhã [terça-feira], não será diferente. Temos consciência do valor do adversário, mas, para alcançar grandes coisas, temos de jogar contra os melhores. São jogos que todas as jogadoras gostam de disputar, porque teremos pela frente uma referência do futebol mundial. Sabemos o que temos de fazer para lhes dificultar a vida. Temos de acreditar, ter confiança e desfrutar do jogo. A nossa equipa tem uma qualidade incrível e, se jogarmos sem medo, como fazemos todas as semanas, podemos alcançar um grande resultado."

Roda da equipa feminina de futebol

CONVOCADAS

Anna Gasper, Ana Seiça, Andrea Falcón, Andreia Faria, Andreia Norton, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Carolina Vilão, Catarina Amado, Francisca Nazareth, Jéssica Silva, Laís Araújo, Lena Pauels, Letícia Almeida, Lúcia Alves, Lara Martins, Marie Alidou, Marta Cintra, Nycole Raysla, Paige Almendariz, Rute Costa e Sílvia Rebelo.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino