Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Equipa do Benfica terminou os desafios de preparação neste domingo, 30 de julho, com um encontro particular na casa do Feyenoord.
30 julho 2023, 18h26
O capitão Otamendi foi titular pela primeira vez nesta pré-temporada
Antes mesmo de a bola rolar, Kökcü foi alvo de uma emocionante homenagem por parte do seu antigo clube e recebeu uma enorme ovação do público, que mostrou não ter esquecido o capitão da caminhada rumo ao título neerlandês de 2022/23.
Roger Schmidt lançou de início um onze com apenas uma alteração relativamente ao desafio anterior, frente ao Burnley. Titular pela primeira vez nesta pré-temporada, o capitão Otamendi rendeu Morato no eixo da defesa e atuou de início a par de Odysseas, Bah, António Silva (que se estreou com a camisola 4), Jurásek, Aursnes, Kökcü, Di María, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.
Partilhando um ADN de pressão alta, as duas equipas entraram no encontro com o pé no acelerador e a primeira oportunidade pertenceu ao Benfica. Logo aos 5', João Mário recuperou a bola nas imediações da área do Feyenoord e lançou Rafa pela esquerda. Este cruzou tenso para o coração da área, mas Gonçalo Ramos chegou ligeiramente atrasado e não conseguiu desviar a bola para a baliza.
O equilíbrio na partida foi desfeito aos 12'. Igor Paixão roubou a bola a Aursnes, arrancou em direção à área do Benfica e rematou forte e colocado, com o esférico ainda a embater na barra, para marcar o 1-0.
A resposta do Benfica surgiu aos 14'. Na sequência de um lançamento longo, Gonçalo Ramos ganhou a bola na raça a Geertruida no interior da área do Feyenoord, mas o guarda-redes Bijlow saiu da baliza e intercetou o remate do avançado das águias.
Reagindo bem ao golo do Feyenoord, os encarnados acamparam no meio-campo do campeão neerlandês e voltaram a criar perigo aos 32'. Bah solicitou a velocidade de Rafa pela direita, mas o seu cruzamento para João Mário saiu com demasiada força e a bola perdeu-se pela linha lateral.
Contra a corrente do jogo, o Feyenoord marcou o 2-0 aos 34' num lance irregular (fora de jogo), onde se sentiu a ausência do VAR: Hartman fez um passe a rasgar para Giménez, que estava adiantado em relação ao penúltimo defensor do Benfica, e o avançado mexicano bateu Odysseas com um toque subtil.
A última oportunidade antes do intervalo pertenceu às águias. Aos 40', João Mário desmarcou Di María no lado esquerdo, e este, já na área, optou por fazer o passe para o coração da área. O esférico foi intercetado por Geertruida.
Filme do jogo
Ver mais ›
Para a segunda parte, o treinador Roger Schmidt apostou em Morato (estreou a camisola 5), Mihailo e Neres nos lugares de Otamendi, Jurásek e João Mário.
Embalado pela vantagem, o conjunto de Roterdão reentrou bem na partida e Jahanbakhsh testou a pontaria em três ocasiões: os remates do internacional iraniano aos 51', 55' e 57' saíram todos perto da baliza defendida por Odysseas.
Aos 59', Di María serviu Rafa de calcanhar, e este fez um passe em profundidade para Gonçalo Ramos. Descaído para a direita, o avançado cruzou tenso e rasteiro na direção do camisola 27, que falhou o desvio à boca da baliza. Porém, a vistosa jogada haveria de ser posteriormente invalidada por fora de jogo de Rafa.
Roger Schmidt fez mais três alterações aos 62': João Victor (novamente utilizado como lateral-direito), Florentino e João Neves entraram para os lugares de Bah, Kökcü e Di María.
Crescendo na partida, o Benfica voltou a dispor de uma boa oportunidade de golo aos 72'. Na sequência de uma combinação ao primeiro toque com Rafa, Neres entrou na área, fintou Hancko e rematou para boa defesa de Bijlow.
Aos 75', Roger Schmidt voltou a mexer, trocando Rafa, Gonçalo Ramos e António Silva por Tiago Gouveia, Musa e Tomás Araújo. Logo no minuto seguinte, o avançado croata não conseguiu dominar um bom cruzamento de João Victor e, na sequência da jogada, foi Mihailo a ver o seu cruzamento-remate intercetado por um defesa do Feyenoord.
A última cartada do treinador do Benfica foi lançada aos 84', com a troca de Aursnes por Schjelderup. Quando o jovem internacional norueguês ainda não tinha tocado na bola, Tiago Gouveia trabalhou bem sobre dois adversários no lado direito, foi à linha e cruzou para Musa, que, oportuno, desviou a bola para a baliza e fez o 2-1, aos 85'.
Os encarnados tentaram, então, o tudo por tudo para chegar ao empate, mas a oportunidade mais clara de golo até ao apito final acabou por pertencer ao Feyenoord. Aos 90'+1', Milambo recuperou a bola no meio-campo e lançou Minteh, que rematou ligeiramente ao lado perante a saída de Odysseas.
Ultrapassados os particulares de pré-temporada, o Benfica volta a entrar em campo no dia 9 de agosto para enfrentar o FC Porto, na Supertaça Cândido de Oliveira. O duelo, que será disputado no Estádio Municipal de Aveiro a partir das 20h45, marcará a estreia oficial das águias na temporada 2023/24.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 30 de julho de 2023