Futebol feminino

26 maio 2023, 15h57

Filipa Patão

Filipa Patão

ENTREVISTA BTV

Filipa Patão, treinadora da equipa feminina de futebol do Benfica, em entrevista à BTV, avaliou o desempenho das tricampeãs nacionais no último ano desportivo. "Foi especial, diferente e mais exigente", confessou a técnica.

Além deste tema, Filipa Patão abordou e vincou a importância das águias no crescimento do futebol feminino em Portugal, elogiou a estratégia encarnada de desenvolvimento e retenção de atletas, frisando a ambição de ser uma referência na Europa. A treinadora destacou igualmente o ambiente que se vive no balneário, assumindo a dificuldade de conjugar todas as individualidades de uma equipa, isto sem deixar de fixar os objetivos para a época 2023/24.

Filipa Patão

BALANÇO DE UMA ÉPOCA EXIGENTE

"Todos os campeonatos são marcados pela evolução da equipa e pela exigência. Foi uma época muito exigente a todos os níveis, principalmente a nível mental e físico, tendo em conta a Liga dos Campeões e o facto de nos termos proposto a fazer algo melhor e ir mais além do que aquilo que tinha sido feito anteriormente. Portanto, a exigência era máxima e a época mostrou isso mesmo. Um Benfica que se apresentou sempre em alto nível, tanto na Liga dos Campeões como ao longo da época. Infelizmente, tivemos dois momentos menos bons que marcaram um bocadinho a época no sentido de não ser na sua plenitude, mas acho que são dois momentos que não podem apagar o resto da época que esta equipa fez. Foi especial, diferente e mais exigente."

Filipa Patão

PROJEÇÃO DO FUTEBOL FEMININO NACIONAL

"O auge das conquistas da nossa equipa não são os títulos ou as presenças na Liga dos Campeões. É o facto de nós conseguirmos projetar o futebol feminino a nível nacional de outra forma, e isso tem a ver com o número de adeptos que colocamos dentro de um estádio. Pela forma como já apoiam esta equipa e enchem uma sessão de autógrafos até às tantas da noite para nos dar os parabéns e mostrar o seu contentamento pela época que realizámos. É para isto que nós lutamos e trabalhamos todos os dias, e não só. Tenho visto muito, nos meios de comunicação social, frisarem a questão de, agora, se colocarem duas equipas na fase de acesso à Liga dos Campeões, onde o Benfica, neste momento, está por ser campeão, mas nenhum destes meios faz a referência de que o Benfica contribuiu enormemente para que isso fosse possível. O Benfica todos os anos soma pontos como nenhum clube até hoje somou, e isto é um bocadinho inglório. Mas é para isto que lutamos todos os dias, para promover esta subida de ranking de Portugal e esta, cada vez maior, internacionalização das jogadoras e do próprio Clube. Vejo poucas menções a isso. Felizmente, dentro de casa, somos acarinhadas, mas tenho pena que fora de portas ainda não se dê o real reconhecimento ao Benfica pelo trabalho que tem desenvolvido."

Filipa Patão

RETENÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA BRILHAR NA EUROPA

"Pela aposta que a direção do Clube tem feito, este Benfica tem todas as condições para poder ser uma equipa referência mesmo a nível da Europa. Olho para as jogadoras que nós temos, e muito se fala do investimento e que o Benfica tem uma superequipa no que toca ao panorama nacional, mas eu vejo uma retenção de jogadoras. O Benfica contrata pouco. O Benfica faz é uma coisa a que nos propusemos desde o início, que é, além da aposta na sua formação, a aposta na sua jogadora, na sua retenção e no seu desenvolvimento. Vejo pouco as pessoas a lembrarem-se do que era a Kika [Francisca] Nazareth, a Ana Vitória e a Lúcia Alves há três anos. Nós reforçámo-nos, nesta época, com a Andreia Norton, a Daniela Silva e a Rute Costa. Três contratações, mas a realidade é que retivemos muito, e muito do trabalho que é feito é por todos estes departamentos. Não só da equipa técnica, mas de toda a gente que está envolvida e que tem permitido a estas jogadoras um desenvolvimento, uma exigência e uma chegada a um patamar europeu. É isto que nós temos visto época após época. A mesma jogadora numa época está a dar um determinado rendimento, na época a seguir já dizemos 'que magnífica jogadora que temos aqui'. Elas têm as condições e as valências, por isso é deixá-las trabalhar, porque elas vão chegar lá."

Filipa Patão

AMBIÇÃO PARA A PRÓXIMA TEMPORADA

"A Taça de Portugal! Tenho de dizer isto todos os anos, porque nesta [a Taça de Portugal] está efetivamente entalada. Para estar neste Clube, temos de querer mais e todos os troféus têm de ser nossos. Tal como o Presidente nos disse quando foi à Cova da Piedade buscar a taça do tricampeonato, e são palavras que já estavam connosco e vão estar cada vez mais: 'Ninguém nos obriga a ganhar sempre, mas toda a gente nos obriga a lutar sempre para ganhar.' Na próxima época, é precisamente isso que têm de esperar de nós. Vamos ser sempre uma equipa lutadora para estar nos grandes palcos, para fazermos melhor do que o que fizemos neste ano. E, finalmente, a nível europeu, que tenhamos aquela pontinha de sorte que nos tem faltado, mas também de maturidade. Espero que tenha sido ganha, para que, na próxima época, consigamos passar a fase de grupos da Liga dos Campeões."

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas