Futebol

12 maio 2023, 13h35

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Vencendo neste sábado, 13 de maio, o duelo da 32.ª jornada da Liga Bwin, perante o Portimonense, o Benfica pode sagrar-se campeão no dia seguinte com resultados de terceiros, mas Roger Schmidt reforçou que só pensa naquilo que pode controlar. Em conferência de Imprensa, o treinador pediu "energia máxima" à equipa, vendo-a com "crença e confiança" para levar a bom porto a missão algarvia.

Exaltando a "exibição de topo" no triunfo diante do Braga (1-0), o comandante dos encarnados espera replicar o bom futebol diante do Portimonense, um adversário que, disse, irá dar tudo para tentar somar um bom resultado diante do líder do Campeonato.

Questionado sobre a esperada presença massiva de Benfiquistas em Portimão, o alemão vincou o desejo de vê-los a "alavancar a equipa", à semelhança do que tem acontecido em toda a temporada.

Roger Schmidt

Que tipo de jogo espera em Portimão?

Faltam duas semanas para a temporada acabar e esforçámo-nos muito. O nosso objetivo é terminar a um bom nível e a nossa abordagem durante toda a época foi preparar a equipa da melhor forma possível para o jogo seguinte. O próximo é frente ao Portimonense, no Sul de Portugal, e o que espero é aquilo que tenho visto em todos os jogos fora de casa: uma equipa que vai dar tudo para jogar bem frente ao Benfica. Espero um adversário forte. Eles não podem descer, não podem ser campeões, nem podem apurar-se para as competições europeias; por isso, jogam sem nenhuma pressão. Estamos preparados para isso e vamos dar tudo para vencer o jogo.

O título pode ficar definido nesta jornada. Espera ser campeão no domingo [14 de maio]?

Espero um jogo difícil e espero vencê-lo. Tudo o resto não passa por nós, porque depende dos resultados de outras equipas. Estamos completamente focados no nosso jogo e nada mais.

Roger Schmidt

"Espero um jogo difícil e espero vencê-lo. Tudo o resto não passa por nós, porque depende dos resultados de outras equipas"

Roger Schmidt

Bah está apto para jogar? Se não for esse o caso, Aursnes vai manter-se como lateral-direito?

O Alex [Bah] já está a treinar com a equipa. Já trabalhou a semana passada, mas ainda tem alguns problemas e decidimos não correr quaisquer riscos. Foi por isso que, na jornada passada, não esteve com o plantel. Ainda tenho de tomar essa decisão, vou falar com ele, e depois decidirei se pode, ou não, ir a jogo. Após essa decisão, logo verei quais as opções que tenho para lateral-direito. O Fredrik [Aursnes] jogou bem nos últimos jogos e o Gilberto também tem treinado muito bem. Temos opções diferentes. A derradeira decisão será tomada amanhã [sábado, 13 de maio].

O árbitro do jogo de amanhã é Artur Soares Dias... Deixa-o mais tranquilo que ele tenha estado numa das meias-finais da Champions, a meio da semana?

Ele esteve numa das semifinais da Champions. Isso significa que é muito bom árbitro, um dos melhores em Portugal. Não tenho dúvidas que é uma boa escolha para o jogo com o Portimonense.

Roger Schmidt

"Contra o Braga fizemos um jogo de topo, um dos melhores da época. Mostrámos que mesmo sem marcar, e em momentos que podíamos decidir o jogo, conseguimos manter a calma"

O título está muito próximo. Sente a equipa nervosa ou confiante?

Na semana passada, contra o Braga, enfrentámos uma situação semelhante. O que mostrámos foi muita autoconfiança e crença em nós. Fizemos um jogo de topo, um dos melhores da época, frente à grande equipa do Braga. Mostrámos que mesmo sem marcar, e em momentos nos quais podíamos decidir o jogo, conseguimos manter a calma. Quanto à crença e confiança, estamos num nível de topo e é o que espero para amanhã [sábado, 13 de maio].

Os adeptos estão muito entusiasmados e a polícia está algo preocupada com as questões relativas à segurança. Tem alguma mensagem especial que queira transmitir aos Benfiquistas?

Enquanto treinador, estou completamente focado no jogo. Sei que estarão muitos Benfiquistas no estádio a alavancar-nos e a apoiar-nos da melhor forma possível, tal como fizeram no nosso Estádio e em muitos jogos fora, ao longo de toda a temporada. Temos de colocar energia máxima para amanhã [sábado], para tentarmos ganhar o jogo. O que acontece depois não depende de nós, esperaremos pelos outros resultados. Estamos concentrados jogo a jogo.

Roger Schmidt

"O nosso Presidente [Rui Costa] é Benfica. Ele dedica tanta energia e tanta paciência a este clube, que todos queremos ser campeões, também por ele"

Esta temporada já demonstrou ser uma pessoa muito racional. O que pensa dos festejos da Direção após o jogo com o Braga, em que houve lágrimas e tudo?

Isto demonstra a importância que tem para nós, de estarmos a lutar pelo título nacional. Esta temporada já percebi o quão importante é para os Benfiquistas o sucesso e vencer títulos. Estão felizes e orgulhosos. Queremos dar-lhes alegrias e jogar bom futebol. Futebol de ataque, porque é esse o ADN do Benfica. Mas, de nós, esperam títulos. Há jogos decisivos, sobretudo como o do fim de semana passado, onde há uma linha ténue de vencer ou não vencer, pois falhámos muitas oportunidades. Isso traz as emoções ao de cima. É um momento muito emotivo para toda a gente. Para os jogadores, para quem trabalha no futebol, e também para o nosso Presidente [Rui Costa]. O nosso Presidente é Benfica. Ele dedica tanta energia e tanta paciência a este clube, que todos queremos ser campeões, também por ele.

Texto: Duarte Tornesi, João André Silva e Rafaela Certã Alves
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol