Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Em antevisão ao Portimonense-Benfica, da 32.ª jornada da Liga Bwin, o treinador dos encarnados garantiu que só pensa nos três pontos frente a um rival que joga "sem pressão".
12 maio 2023, 13h35
Roger Schmidt
Exaltando a "exibição de topo" no triunfo diante do Braga (1-0), o comandante dos encarnados espera replicar o bom futebol diante do Portimonense, um adversário que, disse, irá dar tudo para tentar somar um bom resultado diante do líder do Campeonato.
Questionado sobre a esperada presença massiva de Benfiquistas em Portimão, o alemão vincou o desejo de vê-los a "alavancar a equipa", à semelhança do que tem acontecido em toda a temporada.
Que tipo de jogo espera em Portimão?
Faltam duas semanas para a temporada acabar e esforçámo-nos muito. O nosso objetivo é terminar a um bom nível e a nossa abordagem durante toda a época foi preparar a equipa da melhor forma possível para o jogo seguinte. O próximo é frente ao Portimonense, no Sul de Portugal, e o que espero é aquilo que tenho visto em todos os jogos fora de casa: uma equipa que vai dar tudo para jogar bem frente ao Benfica. Espero um adversário forte. Eles não podem descer, não podem ser campeões, nem podem apurar-se para as competições europeias; por isso, jogam sem nenhuma pressão. Estamos preparados para isso e vamos dar tudo para vencer o jogo.
O título pode ficar definido nesta jornada. Espera ser campeão no domingo [14 de maio]?
Espero um jogo difícil e espero vencê-lo. Tudo o resto não passa por nós, porque depende dos resultados de outras equipas. Estamos completamente focados no nosso jogo e nada mais.
"Espero um jogo difícil e espero vencê-lo. Tudo o resto não passa por nós, porque depende dos resultados de outras equipas"
Roger Schmidt
Bah está apto para jogar? Se não for esse o caso, Aursnes vai manter-se como lateral-direito?
O Alex [Bah] já está a treinar com a equipa. Já trabalhou a semana passada, mas ainda tem alguns problemas e decidimos não correr quaisquer riscos. Foi por isso que, na jornada passada, não esteve com o plantel. Ainda tenho de tomar essa decisão, vou falar com ele, e depois decidirei se pode, ou não, ir a jogo. Após essa decisão, logo verei quais as opções que tenho para lateral-direito. O Fredrik [Aursnes] jogou bem nos últimos jogos e o Gilberto também tem treinado muito bem. Temos opções diferentes. A derradeira decisão será tomada amanhã [sábado, 13 de maio].
O árbitro do jogo de amanhã é Artur Soares Dias... Deixa-o mais tranquilo que ele tenha estado numa das meias-finais da Champions, a meio da semana?
Ele esteve numa das semifinais da Champions. Isso significa que é muito bom árbitro, um dos melhores em Portugal. Não tenho dúvidas que é uma boa escolha para o jogo com o Portimonense.
"Contra o Braga fizemos um jogo de topo, um dos melhores da época. Mostrámos que mesmo sem marcar, e em momentos que podíamos decidir o jogo, conseguimos manter a calma"
O título está muito próximo. Sente a equipa nervosa ou confiante?
Na semana passada, contra o Braga, enfrentámos uma situação semelhante. O que mostrámos foi muita autoconfiança e crença em nós. Fizemos um jogo de topo, um dos melhores da época, frente à grande equipa do Braga. Mostrámos que mesmo sem marcar, e em momentos nos quais podíamos decidir o jogo, conseguimos manter a calma. Quanto à crença e confiança, estamos num nível de topo e é o que espero para amanhã [sábado, 13 de maio].
Os adeptos estão muito entusiasmados e a polícia está algo preocupada com as questões relativas à segurança. Tem alguma mensagem especial que queira transmitir aos Benfiquistas?
Enquanto treinador, estou completamente focado no jogo. Sei que estarão muitos Benfiquistas no estádio a alavancar-nos e a apoiar-nos da melhor forma possível, tal como fizeram no nosso Estádio e em muitos jogos fora, ao longo de toda a temporada. Temos de colocar energia máxima para amanhã [sábado], para tentarmos ganhar o jogo. O que acontece depois não depende de nós, esperaremos pelos outros resultados. Estamos concentrados jogo a jogo.
"O nosso Presidente [Rui Costa] é Benfica. Ele dedica tanta energia e tanta paciência a este clube, que todos queremos ser campeões, também por ele"
Esta temporada já demonstrou ser uma pessoa muito racional. O que pensa dos festejos da Direção após o jogo com o Braga, em que houve lágrimas e tudo?
Isto demonstra a importância que tem para nós, de estarmos a lutar pelo título nacional. Esta temporada já percebi o quão importante é para os Benfiquistas o sucesso e vencer títulos. Estão felizes e orgulhosos. Queremos dar-lhes alegrias e jogar bom futebol. Futebol de ataque, porque é esse o ADN do Benfica. Mas, de nós, esperam títulos. Há jogos decisivos, sobretudo como o do fim de semana passado, onde há uma linha ténue de vencer ou não vencer, pois falhámos muitas oportunidades. Isso traz as emoções ao de cima. É um momento muito emotivo para toda a gente. Para os jogadores, para quem trabalha no futebol, e também para o nosso Presidente [Rui Costa]. O nosso Presidente é Benfica. Ele dedica tanta energia e tanta paciência a este clube, que todos queremos ser campeões, também por ele.
Texto: Duarte Tornesi, João André Silva e Rafaela Certã Alves
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024