Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica viu (outro) penálti ser-lhe negado na eliminatória com o Inter e empatou (3-3) na 2.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.
19 abril 2023, 22h45
Gonçalo Ramos luta pela bola com Acerbi
De regresso aos eleitos após ter falhado o duelo com o Chaves por acumulação de amarelos, Florentino foi a única novidade no onze escolhido por Roger Schmidt numa partida, na qual, desde cedo, o Inter deu a iniciativa ao Glorioso.
Os primeiros minutos mostraram um Benfica a circular a bola na tentativa de desmontar a muralha defensiva de uma equipa que, à sombra da vantagem conquistada no Estádio da Luz, não teve problemas em chamar os encarnados para tentar aproveitar os espaços nas costas da defesa.
Tal como em Lisboa, o Inter viu a sua estratégia recompensada e, logo aos 14', tornou a missão do Benfica ainda mais difícil. Na sequência de uma bola longa, Dzeko serviu Barella. Este tabelou com Lautaro Martínez, deixando Grimaldo fora da jogada, e tirou Chiquinho e António Silva da frente com uma finta de corpo antes de rematar em arco para o 1-0.
A resposta do Benfica surgiu aos 23', quando um passe de Gonçalo Ramos a solicitar a desmarcação de João Mário saiu com força a mais e permitiu a interceção de Dimarco na zona de golo. Seis minutos volvidos, o camisola 20 foi carregado em falta à entrada da área e Grimaldo avançou para a marcação do respetivo livre. Perante as vozes de apoio bem audíveis dos Benfiquistas, o lateral espanhol rematou forte para defesa apertada de Onana.
O Benfica cresceu no encontro e, já depois de um golo anulado a Lautaro Martínez por falta clara sobre Gilberto (33'), recolocou-se na discussão da eliminatória. Aos 38', Florentino descobriu Rafa isolado no lado direito, e este, com um cruzamento perfeito, enviou a bola para a cabeça de Aursnes, que se antecipou a Dumfries para bater Onana e fazer o 1-1.
Filme do jogo
Ver mais ›
No regresso dos balneários, Roger Schmidt lançou Neres para o lugar de Gilberto e colocou Aursnes a fechar o lado direito da defesa.
Galvanizado pelo golo, o Benfica circulou a bola com maior rapidez e colocou a defesa do Inter em apuros. Aos 48', Dimarco teve de se esticar para evitar que o cruzamento de Neres alcançasse Gonçalo Ramos, e, aos 53', foi a vez de Acerbi cortar a bola pela linha final, quando João Mário se preparava para visar a baliza defendida por Onana.
Na sequência do respetivo pontapé de canto, a bola sobrou para Aursnes, e este caiu na área num lance onde Lautaro Martínez tocou claramente no pé (esquerdo) de apoio do médio, na altura do remate. No entanto, o árbitro nada assinalou, e o VAR não deu indicação de grande penalidade. Uma nova decisão polémica na eliminatória, após o inglês Michael Oliver e o VAR não terem vislumbrado uma falta de Bastoni sobre Gonçalo Ramos no interior da área do Inter, na 1.ª mão.
Demonstrando, uma vez mais, uma grande dose de eficácia, o Inter serviu um balde de água fria ao Benfica, aos 65': Dimarco combinou bem com Mkhitaryan pelo lado esquerdo e cruzou para Lautaro marcar o 2-1.
Numa tentativa de refrescar o ataque, Roger Schmidt lançou Gonçalo Guedes para o lugar de Gonçalo Ramos, aos 74'. Simone Inzaghi respondeu com as entradas de Lukaku, Çalhanoglu e Correa por Dzeko, Barella e Lautaro Martínez. O italiano acabou por ser mais feliz, pois Correa, aos 78', rematou em arco para o 3-1.
Com a eliminatória praticamente decidida, João Neves e Musa foram a campo nos lugares de Chiquinho e Rafa aos 80', com as suas entradas a coincidirem com a reação dos encarnados. Aos 83', Neres deu o primeiro aviso com um remate ao poste direito da baliza.
Três minutos volvidos, António Silva reduziu para 3-2 com um cabeceamento sem hipóteses para o guarda-redes do Inter, após um livre de Grimaldo na direita. Já com Schjelderup, que se estreou na Champions, no posto de João Mário, o lateral Grimaldo ganhou na raça a Brozovic e assistiu Musa, que, na grande área, rematou à meia-volta para o 3-3 final.
O golo do croata, aos 90'+5', permitiu ao Benfica terminar a sua caminhada nesta edição da liga milionária com uma fase de grupos histórica, e, juntando oitavos e quartos, apenas uma derrota em 10 jogos disputados, e ainda com 26 golos marcados, pecúlio que só Manchester City e Nápoles conseguiram igualar neste período. Motivos suficientes para os gritos de "Benfica" que se ouviram dos cerca de 5000 indefetíveis adeptos que acorreram ao Estádio San Siro, após o apito final.
Neste domingo, 23 de abril, o líder Benfica recebe o Estoril no Estádio da Luz a partir das 18h00. A partida é válida para a 29.ª ronda da Liga Bwin, que as águias lideraram com quatro pontos de avanço sobre o mais direto perseguidor, isto quando faltam seis jornadas para o término da competição.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024