Futebol

18 abril 2023, 09h45

Rui Costa, Presidente do Benfica

Presidente Rui Costa

DECLARAÇÕES

Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, prestou declarações aos meios de comunicação social na manhã desta terça-feira, 18 de abril, antes da partida da equipa de futebol profissional com destino a Milão, onde na quarta-feira (20h00) vai disputar a 2.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

À saída de Lisboa, no aeroporto Humberto Delgado, o Presidente do Benfica anunciou que o Clube efetuou uma participação ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de declarações proferidas na última semana sobre a arbitragem, que antecederam o encontro Chaves-Benfica, referente à 28.ª jornada da Liga Bwin, um jogo que terminou envolto em polémica, com um grave erro de arbitragem, nomeadamente por parte do VAR.

"O Benfica vai fazê-lo [tomar uma atitude], mas não deveria sequer fazê-lo. O Conselho de Disciplina ainda há bem pouco tempo foi tão célere a abrir um processo ao Benfica por notícias de jornais... Não deveria ter de ser o Benfica a manifestar-se numa situação destas, com o que se passou na semana passada. Os órgãos de comunicação social noticiaram durante a semana toda, é lamentável. No fundo, acabou o Benfica por ter um fim de semana como teve, que nem vale a pena estarmos aqui a falar do fim de semana, mas sabemos o que essa pressão originou. Não deveríamos ser nós a ter de fazer uma participação sobre o que se passou, atendendo aos precedentes do Conselho de Disciplina até com o Benfica. Fizemos uma participação, vamos esperar as consequências disso. Que não seja esse barulho externo o condicionante deste Campeonato que lideramos desde a primeira jornada. Temos quatro pontos de avanço, conheço os jogadores que tenho no balneário, conheço a equipa técnica, sei o quanto têm trabalhado para isto, sei quanto valor temos dentro deste balneário, e já o mostrámos durante este tempo todo. É assim que, todos juntos, todos unidos – porque foi assim que aqui chegámos –, nesta simbiose entre público e equipa, com este espírito, que vamos chegar ao 38, com toda a certeza", disse.

Rui Costa

"Que não seja esse barulho externo o condicionante deste Campeonato que lideramos desde a primeira jornada. Temos quatro pontos de avanço, conheço os jogadores que tenho no balneário, conheço a equipa técnica, sei o quanto têm trabalhado para isto, sei quanto valor temos dentro deste balneário, e já o mostrámos durante este tempo todo"

Rui Costa

Rui Costa mostrou ainda convicção de que a temporada "vai acabar bem", realçando o que o plantel benfiquista trabalhou até agora.

"Fizemos nove meses e meio brilhantes, passámos por um momento melhor do que nestes últimos dez dias, mas não podemos esquecer o que fizemos até aqui. Na Liga dos Campeões são 10 vitórias, dois empates com o Paris Saint-Germain e, agora, uma derrota contra o Inter, e lideramos o Campeonato desde a primeira jornada até agora. Nada disto pode abalar o que foi feito durante nove meses e meio. Estou certo, estou convicto, mais do que consciente, daquilo que temos no balneário, dos jogadores que temos, do treinador que temos, e a época vai acabar bem", reforçou.

Rui Costa

"Vamos lutar até ao último segundo, é o que vamos fazer. A eliminatória [dos quartos de final da Liga dos Campeões] ainda não está fechada!"

Olhando para os quartos de final da Liga dos Campeões, os encarnados partem para a 2.ª mão com o Inter em desvantagem [0-2 no Estádio da Luz], mas não dão a eliminatória como "fechada", muito pelo contrário.

"Vamos com o resultado negativo, o primeiro resultado negativo ao fim de 13 jogos na Liga dos Campeões, com 10 vitórias e dois empates, é inédito no Clube. Vamos em desvantagem, o que acaba até por ser pesado face ao que aconteceu no campo. Mas é nossa obrigação lugar por esta competição e por este jogo até ao último segundo, e é o que vamos fazer. Estou plenamente consciente que a equipa tudo dará até ao último segundo para lutar por esta eliminatória", disse Rui Costa, acrescentando: "Para o Benfica todos os jogos são sempre os mais importantes, neste momento é o mais importante na competição porque é o que nos pode fazer ficar dentro ou fora da prova. Vamos viajar pela primeira vez, neste ano desportivo, na competição, com um resultado negativo, mas não vamos de todo atirar a toalha ao chão. Vamos lutar até ao último segundo, é o que vamos fazer. A eliminatória ainda não está fechada!"

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol