Voleibol

14 abril 2023, 10h30

Marcel Matz

Marcel Matz no treino

O Benfica inicia a final do Campeonato Nacional no reduto da Fonte do Bastardo, em partida agendada para as 18h00 (17h00 locais) deste domingo, 16 de abril. Na antevisão ao jogo 1 (que chegou a estar marcado para sábado), o treinador Marcel Matz vincou a importância de vencer nos Açores e resolver o play-off na Luz, perante os adeptos.

O técnico benfiquista fez uma primeira análise à formação da Fonte do Bastardo e aos jogos de todas as decisões. Uma equipa que o Sport Lisboa e Benfica já defrontou por cinco ocasiões na presente temporada, tendo conseguido duas vitórias (uma para o Campeonato e outra na final da Taça de Portugal) e consentido três derrotas (duas para o Campeonato e uma na Supertaça).

"Chegaram a esta final as duas equipas que foram mais equilibradas durante a época. A Fonte do Bastardo tem um sistema de jogo muito baseado no seu oposto. Já o Benfica tem uma equipa que se pode considerar mais equilibrada. Um bom serviço, a neutralização do serviço pode ser um fator importante para uma das equipas conseguir algum tipo de vantagem para o que vem aí e chegar na frente na final", começou por afirmar ao jornal O Benfica o treinador que quer levar o Glorioso ao tetracampeonato.

Marcel Matz

"A responsabilidade maior para este primeiro jogo da final até é deles, e nós vamos ter de trabalhar para jogar bem neste regresso à competição"

Marcel Matz

A Fonte do Bastardo apurou-se para a final, no dia 8 de abril, ao vencer, fora, o Sporting no quarto jogo da meia-final, por 1-3 (parciais de 23-25, 25-22, 20-25 e 21-25), dispensando a realização do quinto e último jogo da eliminatória. Como o Benfica eliminou o Leixões na outra meia-final, por 3-0, o grupo encarnado teve tempo para aprofundar vários aspetos específicos.

"Nesse período em que não jogámos, trabalhámos duas semanas sem conhecer ainda o adversário da final. O grupo focou-se nalguns aspetos importantes, com uma carga física nos jogadores, e trabalhou em cima de alguns sistemas que são mais normais e comuns de acontecer num encontro. Temos um grupo com boa qualidade, e realizámos jogos entre nós, de uma equipa contra a outra, para mantermos a competitividade. Agora, nesta terceira semana de trabalho, o foco está mais no adversário", referiu Marcel Matz.

Marcel Matz

"Um bom serviço pode ser um fator importante para uma das equipas conseguir algum tipo de vantagem"

Fruto de ter terminado a 2.ª fase da série A no 1.º lugar, o Benfica conta com o fator casa a seu favor nesta final. O técnico sabe da importância de jogar com o apoio dos adeptos, mas quer começar já a ganhar vantagem neste primeiro jogo nos Açores.

"Vencermos fora será muito importante, mas não é determinante. Depois haverá dois jogos na nossa casa, e, na verdade, podemos até ter três jogos no nosso pavilhão. Se vencermos os três em casa, conseguimos o título, mas claro que uma vitória inicial no reduto da Fonte do Bastardo coloca uma pressão muito grande na equipa adversária, a qual teria de conseguir duas vitórias aqui na Luz e perante o apoio dos nossos adeptos. A responsabilidade maior para este primeiro jogo da final até é deles, e nós vamos ter de trabalhar para jogar bem neste regresso à competição. Se conseguirmos ganhar, é claro que é ótimo", concluiu Marcel Matz.

Os jogos 2 e 3 da final estão agendados para os dias 22 e 29 de abril, respetivamente, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Texto: José Pedro Verças
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas