Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Sport Tortosendo e Benfica
Um século cheio de vida da mais antiga filial do Benfica congregou sentimentos no encerramento das comemorações do centenário: orgulho, união e determinação são promessas para o que aí vem.
31 janeiro 2023, 17h00
Domingos Almeida Lima, Jorge Vaz, Fernando Seara e David Silva
O Benfica, então presidido por Bento Mântua, recolheu 24 preferências contra as 12 que recaíram para o rival da época, o Sporting. Um sinal dos tempos que se manteve pelo decurso dos mesmos! Como recordou o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, Fernando Seara, presente no jantar de encerramento das celebrações do centenário da 4.ª filial do Clube, decorrido a 30 de janeiro, na Quinta das Flores, estatutariamente estipulou-se que a Direção do Sport Tortosendo e Benfica teria de ter sempre um sportinguista no seu seio.
Os anos passaram, as rivalidades vividas, sobretudo nos anos 1930 e 1940, com o Sporting da Covilhã, em famosos jogos de futebol, acentuaram a paixão pelo desporto na região, que viu, nos anos 1980, o Sport Tortosendo e Benfica chegar à 3.ª Divisão Nacional, após a vitória no Campeonato Distrital de 1980/81. Seguiram-se anos de turbulência, atravessados com a ajuda de uma direção totalmente formada por sportinguistas! Um sinal de respeito e admiração dos rivais pelo papel inigualável numa das encostas da Serra da Estrela.
Hoje, com 400 associados, o Sport Tortosendo e Benfica tem na ginástica, no desporto motorizado, judo, ioga e BTT as principais atividades desportivas, mas o futuro abre perspetivas de crescimento, como deu conta o presidente da filial mais antiga do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Vaz.
"Estamos abertos para a entrada de novas modalidades. Tudo o que sejam modalidades que possam trazer gente à casa, nós cá estaremos. O grande desafio é chegar aos 200 anos, com esta vitalidade, este dinamismo e com uma Casa saudável, onde as pessoas se revejam e queiram vir para praticar um desporto diferente do futebol", atirou.
"O grande desafio é chegar aos 200 anos! Com esta vitalidade, este dinamismo e com uma Casa saudável, onde as pessoas se revejam e queiram vir para praticar um desporto diferente do futebol"
Jorge Vaz
O repto que as palavras encerram ganha força no projeto de expansão que está em andamento em colaboração estreita com a Universidade da Beira Interior e a Junta de Freguesia do Tortosendo, como nos deu conta o autarca David Silva, um sportinguista que ainda hoje continua a seguir "lealmente" a BTV.
"Estas instituições são fundamentais, são o ponto de encontro para jovens que pretendem praticar desporto. Os jovens ainda vão ao encontro das associações. Aliás, temos um sonho a concretizar em Tortosendo, em torno de um campo de futebol pertença do Sport Tortosendo e Benfica, para o qual temos um projeto para avançar com a Universidade da Beira Interior, com a Associação Académica, que passa pela criação de uma academia de desporto, aproveitando o mesmo, chamando-lhe o Complexo Academia do Tortosendo. Há modalidades, como o futebol e o râguebi, que precisam de espaço, e nós queremos avançar com o Sport Tortosendo e Benfica e a Universidade da Beira Interior. Queremos fomentar esta prática desportiva. O projeto foi apresentado no ano passado, agora houve mudanças na direção da Associação Académica, mas queremos concretizá-lo ainda neste ano", revelou.
"Temos um sonho a concretizar em Tortosendo em torno de um campo de futebol [...] e passa pela criação de uma academia de desporto. [...] Queremos avançar com o Sport Tortosendo e Benfica e a Universidade da Beira Interior"
David Silva
As gentes do Tortosendo são fiéis ao desejo expresso pelo sempre muito solicitado Fernando Seara, aquando das suas palavras acolhidas com calor e paixão Benfiquista, no encerramento das celebrações do centenário: "Desejo que [a filial] agarre o presente e abrace o futuro. […] Força, armada do Benfica!"
Jorge Vaz diz-se preparado para o que aí vem, mesmo que as dificuldades sejam próprias dos tempos. Continua a ver o Sport Lisboa e Tortosendo como uma inspiração para as 298 Casas, Filiais e Delegações do Clube.
"Gostava que a nossa filial fosse inspiração para outras filiais e Casas Benfica, porque, sabemos, o associativismo passa por momentos muito complicados, e, atualmente, se não fosse a carolice de alguns, em muitas das associações já se tinha fechado as portas. As pessoas estão nisto de forma amadora, gratuita e voluntária. Fazer este tipo de trabalho torna-se difícil, e é difícil encontrar gente que dê continuidade ao projeto", lembrou.
"Desejo que [a filial] agarre o presente e abrace o futuro. [...] Força, armada do Benfica"
Fernando Seara
Mas os argumentos para fundamentar o sucesso estão lá, uma sede que é propriedade do Sport Tortosendo e Benfica, devidamente organizada com o passado sempre presente e o olhar posto no futuro, após uma dura batalha judicial com a Câmara Municipal da Covilhã. A paixão dos beirões pelo desporto e o entusiasmo dos 200 presentes no jantar comemorativo do século de vida fizeram questão de o mostrar.
À vista ficou igualmente a união Benfiquista na região, com as Casas Benfica Castelo Branco, Paul, Covilhã, Fundão e Belmonte a dizerem presente, formando um eixo encarnado entre gente ciente das adversidades.
Mas, como enalteceu e encorajou o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Almeida Lima, o momento é de "grande alegria e reconhecimento pelo grande trabalho feito ao longo de 100 anos". "Atinge os 100 anos com grande pujança e representa o Sport Lisboa e Benfica! Que se repita, pelo menos, por mais 100 anos", desejou.
30 janeiro 2023
Centenário encerrado com pompa e circunstância!
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024