Reportagem

11 fevereiro 2022, 13h40

Sport Tortosendo e Benfica

"Pelas Casas do Benfica"

REPORTAGEM BTV

Numa altura em que o Sport Tortosendo e Benfica completa a redonda e "memorável" marca dos 100 anos, o programa da BTV, "Pelas Casas do Benfica", foi conhecer a Filial n.º 4 do Clube e as atividades que estão a ser programadas para o centenário.

Em termos históricos, o futebol é o ex-libris do Sport Tortosendo e Benfica e várias histórias foram recordadas no programa. Todavia, o ecletismo é uma marca desta Filial, que conta com ioga, BTT e ginástica de manutenção.

Sport Tortosendo e Benfica

Jorge Vaz é o atual presidente desta embaixada encarnada. Está muito orgulhoso pela data atingida e não esqueceu quem trabalhou para que isso fosse possível.

"É uma data memorável, inesquecível. Cem anos é um marco em qualquer instituição e o Sport Tortosendo e Benfica está muito orgulhoso por atingir esta marca do centenário. Há um conjunto de pessoas, homens e mulheres que fazem parte da história desta instituição e que, com muito trabalho voluntário e gratuito, permitiram que esta instituição se mantivesse viva e dinâmica", reconheceu.

O Sport Tortosendo e Benfica é um dos polos de desenvolvimento do desporto na comunidade. O presidente da direção explicou em que sentido isso acontece.

"Tivemos uma equipa de Glórias de futebol que fez o trajeto de subida à 3.ª Divisão Nacional e disputaram esse Campeonato. Foi o auge no futebol desta instituição. Depois, muitas coisas se foram alterando, virámos a página e criámos outras atividades. Temos o ioga, acabámos de criar a secção de BTT e criámos, ainda, a ginástica de manutenção, nomeadamente com classes de recuperação à COVID-19, com a componente cardiorrespiratória", revelou Jorge Vaz.

Sport Tortosendo e Benfica

Ex-atleta da equipa de futebol que subiu à 3.ª Divisão e ex-dirigente, José Manuel Matias é um nome incontornável do Sport Tortosendo e Benfica.

"Comecei a jogar na equipa de futebol em 1978, quando vim do Ultramar. Foi um pouco tarde, porque tinha 28 anos. As pessoas consideravam que tínhamos tudo para chegar à 3.ª Divisão Nacional. E nós também achávamos. Não conseguimos nas primeiras duas tentativas, mas à terceira conseguimos", lembrou.

"Houve pessoas que achavam que eu era a pessoa ideal para pegar na equipa de futebol. Entrei para a direção e colaborarei. Tratava das inscrições, apanhei o 'bichinho' e assim foi", afirmou José Manuel Matias, ao explicar como entrou para dirigente da Filial.

Sport Tortosendo e Benfica

António Silva era o guarda-redes da equipa de futebol. Glória do Sport Tortosendo e Benfica, não conseguiu dizer 'não' ao projeto que lhe foi apresentado pelo clube da terra.

"Já estava nos Seniores quando apareceu o Sport Tortosendo e Benfica, que é o clube da minha terra. Apresentaram-me o projeto e eu, como filho da terra, achei que devia dar o meu contributo. Passados dois, três anos conseguimos o nosso objetivo: sermos campeões distritais e subimos à 3.ª Divisão Nacional. Ainda hoje somos lembrados pela juventude que nos acompanhou", enfatizou.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas