Futebol

11 dezembro 2022, 20h50

Rafa

Rafa foi o capitão na primeira parte

RESUMO DO JOGO

O Benfica, que voltou aos treinos no dia 7 de dezembro, realizou neste domingo (dia 11), no Estádio Algarve, um particular com o Sevilha, que terminou com a vitória dos espanhóis, por 0-1, e que visou a preparação para o regresso à competição com o Moreirense na 3.ª jornada da fase de grupos (grupo C) da Taça da Liga.

Ainda sem poder com os internacionais (António Silva, Bah, Otamendi, Enzo, João Mário e Gonçalo Ramos) que foram convocados para disputar o Mundial 2022, Roger Schmidt montou o onze inicial com Helton, André Almeida, João Victor, Brooks, Grimaldo, Florentino, Chiquinho, Diogo Gonçalves, Draxler, Rafa e Musa; Jorge Sampaoli, técnico sevilhano, viu 10 jogadores do plantel chamados para o certame que se realiza no Catar e escolheu o seguinte alinhamento: Dmitrovic, Jesús Navas, Nianzou, Karin Rekik, Gudelj, Jordán, Fernando, Rakitic, Óliver Torres, Rafa Mir e Suso.

Grimaldo

Apesar das ausências, as águias entraram no encontro com a postura habitual: pressionantes sobre o portador da bola, a privilegiar a posse e a jogar pelos três corredores. Primeiros 25 minutos com sinal mais do Benfica no tapete verde, com Grimaldo, aos 6', a rematar cruzado, ao lado, após boa incursão pelo flanco esquerdo. O Sevilha sentia dificuldades na construção ofensiva e usava a bola parada para tentar criar perigo. Aos 8', Nianzou, num pontapé de canto, cabeceou ao lado.

O jogo estava a ser bem disputado e, aos 10', Grimaldo lançou Musa, o croata trabalhou sobre Fernando e disparou para Dmitrovic agarrar. O Benfica continuava à procura do golo e, aos 20', ficou perto. Draxler foi lançado em profundidade, ultrapassou Dmitrovic, mas ficou sem ângulo de remate e atrasou para Rafa, que tentou, com um chapéu, ser feliz, mas o esférico saiu a centímetros do poste da baliza do Sevilha.

Musa

Após 25 minutos de maior poderio encarnado, o Sevilha cresceu na partida, muito graças ao míssil que saiu do pé direito de Gudelj, aos 26'. A meio do meio-campo, o sérvio obrigou Helton a aplicar-se. Os andaluzes perceberam que podiam tentar algo mais, subiram as linhas de pressão, dificultaram a construção ofensiva das águias e equilibraram a posse de bola. Num desses lances, aos 33', numa jogada tricotada, Óliver Torres cruzou pela direita e Rafa Mir atirou por cima.

Filme do jogo de preparação

Ver mais ›

Aos 40', grande ocasião para o Benfica! Chiquinho recuperou a bola, deixou em Rafa, que tentou picar sobre Dmitrovic, mas o guarda-redes ainda tocou no esférico, e Draxler, na insistência, não conseguiu o golo. Nos descontos, aos 45'+2', Jordán, no coração da área, rematou ao lado. Ao intervalo, o resultado mantinha-se num 0-0.

Lucas Veríssimo

Para a segunda parte, o técnico benfiquista mudou 11 jogadores e lançou Samuel Soares, Gilberto, Lucas Veríssimo, Morato, Mihailo, Aursnes, Paulo Bernardo,  Neres, Gil Dias, Rodrigo Pinho e Henrique Araújo na partida. Jorge Sampaoli não fez o mesmo, manteve o onze com exceção de Carlos Alvaréz, que entrara ainda no primeiro tempo.

Essas mudanças tiveram reflexo no relvado, com o Sevilha mais entrosado e melhor na partida, e um Benfica a tentar encontrar dinâmicas entre os novos 11 futebolistas. Ainda assim, e apesar de ter mais bola, o Sevilha não criava oportunidades. A exceção deu em golo, aos 61'. Karin Rekik recebeu de Navas na área, temporizou, deixou para Rakitic, que atirou de pé esquerdo para o 0-1.

Rodrigo Pinho

A perder, o Benfica carregou e, aos 72', Rodrigo Pinho arrancou desde o meio-campo, deixou vários andaluzes para trás, entrou na área, mas viu Dmitrovic negar-lhe o golo do empate. Minutos depois, aos 77', João Neves entrou para o lugar de Neres e fez a estreia de águia ao peito. Aos 84', lance polémico na grande área sevilhana, com Henrique Araújo a cair em despique com um oponente, mas o árbitro Miguel Nogueira nada assinalou.

Na parte final do desafio, dois lances de perigo, um para cada lado. Aos 90', Hormigo, em boa posição, cabeceou ao lado; aos 90'+3', Henrique Araújo, servido por Mihailo, viu o seu tiro ficar prensado na defesa contrária e acabar nas mãos de Dmitrovic.

O encontro de preparação entre Benfica e Sevilha acabou com o triunfo espanhol, por 0-1. As águias olham agora para o embate com o Moreirense, a 17 de dezembro, sábado, às 19h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 3.ª ronda do grupo C da Taça da Liga.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas