Futebol

13 novembro 2022, 21h27

Benfica-Gil Vicente

Festejos do Benfica no Estádio da Luz

RESUMO DO JOGO

João Mário abriu o ativo na Catedral, o Gil Vicente ainda empatou, mas um bis de Gonçalo Ramos sentenciou o duelo da 13.ª jornada da Liga Bwin (3-1). Benfica competente, sereno, a solidificar, com mérito e justiça, a liderança na prova... e são 25 os jogos sem perder em 2022/23!

Carimbada a presença nos oitavos de final da Taça de Portugal, com uma obra de arte de Neres a fazer o 0-1 na Amoreira, atenções focadas no regresso ao Estádio da Luz e à Liga Bwin, a pedirem um Benfica concentrado, determinado e ciente da missão! E assim foi...

Benfica-Gil Vicente

Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos foram os eleitos por Roger Schmidt para o onze no duelo da 13.ª ronda, a última antes do Mundial, e muita ambição no relvado, perante um Gil Vicente atrevido e a mostrar um futebol positivo.

Apito inicial de Manuel Oliveira e sinal mais das águias, a mostrarem cedo quererem resolver. Rafa, aos 4', a passe de Bah, deu o mote, com Kritciuk chamado a trabalhos. E o primeiro da tarde deste domingo não tardou...

Grande penalidade assinalada, após falta de Rúben Fernandes sobre Rafa, que mais uma vez fazia das suas pela direita. Na conversão, João Mário, aos 9', rematou friamente para dar vantagem às águias na partida (1-0) e assinar o seu 6.º golo na prova.

Benfica-Gil Vicente

Na frente do marcador, Benfica muito pressionante e a espreitar o segundo... e novo penálti, desta feita favorável aos gilistas, após o árbitro ter considerado que a bola embateu num braço de Otamendi após cabeceamento de Fran Navarro. Minuto 17 e no cara a cara com Odysseas venceu o ponta de lança espanhol. Sem hipóteses de defesa e empate no jogo a uma bola (1-1).

Gil Vicente mais atrevido, a acreditar e a conseguir o que poucos conseguem... ter posse de bola, isto apesar de não criar perigo; do outro lado, o Benfica vestiu o fato-macaco, trabalhou, construiu e criou...

Gonçalo Ramos

Aos 23', mais uma grande defesa de Kritciuk que, com a luva direita, disse "não" a nova investida de Rafa no flanco direito. No minuto seguinte foi João Mário a tirar as medidas à baliza dos minhotos, e, aos 30', Grimaldo também tentou a sorte, mas o esférico saiu por cima.

Faltava alguma definição na Hora H, e ela chegou aos 36'! Tudo começou com a pressão da equipa após a perda, recuperação de bola de João Mário e, a partir daqui, arte e engenho dos artistas. Florentino a abrir caminho, e triangulação simples e eficaz, com Rafa, Neres e Gonçalo Ramos a serem os protagonistas, para o camisola 88 assinar o seu 8.º golo na Liga. 2-1 justo, mas curto, resultado com que se atingiu o intervalo.

Benfica-Gil Vicente

Filme do jogo

Ver mais

Segunda parte a arrancar, Gil Vicente a estender-se à procura do empate, mas a resposta da águia foi letal, com o 3-1 a chegar aos 53'.

Canto curto combinado no lado esquerdo por Enzo e João Mário, e depois o médio argentino, com régua e esquadro, cruzou milimetricamente para a grande área, onde Gonçalo Ramos subiu mais alto, procurou a bola e, de cabeça, disparou certeiro para o bis no jogo e colocar o Benfica a vencer por 3-1. Foi o 9.º golo do jovem avançado "Made in Benfica" neste Campeonato, isolando-se na liderança da lista dos melhores marcadores da competição.

Gonçalo Ramos

Benfica a carregar, mais perigoso e acutilante, com as oportunidades a surgirem, isto perante um adversário que, em desvantagem, não se escondeu, deu trabalho, apesar de se mostrar praticamente inofensivo, com Odysseas a ter pouco que fazer.

A chuva caía com intensidade na Catedral, mas tal não arrefeceu os ânimos dos perto de 58 mil adeptos nas bancadas que iam vibrando com o futebol dentro das quatro linhas... e estiveram muito perto de gritar golo por mais duas ocasiões.

Já com Chiquinho e Musa em campo, entrados aos 67' para os lugares de Rafa e Gonçalo Ramos, Kritciuk surgiu novamente em evidência ao vencer o duelo com o avançado croata. Enorme oportunidade aos 78'... e outra no mesmo minuto, desta feita com o ferro, teimoso e caprichoso, a devolver a bola rematada por Neres.

Benfica-Gil Vicente

Até ao apito final, selo de qualidade dos encarnados a controlarem e a gerirem com classe e inteligência. Destaque ainda para a entrada de Diogo Gonçalves para a saída de João Mário (80') e para o único remate da equipa de Barcelos na segunda metade a surgir já no tempo de compensação.

Triunfo justo de um Benfica muito competente e sereno, que soube entender o jogo e mostrar-se à altura em tudo aquilo que ele pedia, com e sem bola. São 25 jogos de invencibilidade em 2022/23, um caminho que se calcorreia de forma firme, tendo como base a competência, o carácter e a qualidade!

Benfica-Gil Vicente

Com este resultado, o Glorioso mantém a liderança isolada da Liga Bwin, com 37 pontos, mais oito do que o 2.º classificado. Segue-se agora uma longa paragem de seis semanas na prova, perante a realização do Mundial no Catar, certame onde as águias vão ter seis representantes, três na armada lusa, dois na alviceleste e Bah na Dinamarca.

Mas o Benfica não pára... e já no dia 20 de novembro, domingo, principia a sua participação na Taça da Liga. O pontapé inicial da 1.ª jornada do grupo C está marcado para as 19h00, no Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, e vai colocar frente a frente a formação de Roger Schmidt e o Estrela da Amadora.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Tânia Paulo e Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol