Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O duelo da 11.ª jornada está agendado para as 18h00 deste sábado, 29 de outubro, no Estádio da Luz. É o 36.º confronto oficial entre os dois clubes.
28 outubro 2022, 11h24
Equipa do Benfica
Equipa do GD Chaves
Ambos os emblemas vêm de triunfos no Campeonato. As águias venceram o clássico na casa do FC Porto (0-1) e os flavienses derrotaram o Gil Vicente em Trás-os-Montes, por 3-1.
Nas quatro linhas vão estar frente a frente o líder da tabela classificativa, com 28 pontos, sem derrotas em jogos oficiais em 2022/23, e o atual 10.º classificado, com 15 pontos, mas que apresenta três das quatro vitórias na Liga Bwin na condição de visitante, duas das quais nos redutos do Sporting e do SC Braga.
Em termos oficiais, as duas equipas já mediram forças em 35 ocasiões, sendo que o Benfica domina com 28 triunfos (80%) contra as três vitórias do GD Chaves. O histórico no Campeonato Nacional é composto por 32 jogos, com os encarnados a somarem 25 vitórias (78%) contra as três (9%) dos transmontanos.
Para além de ocupar o lugar mais alto da classificação, o Benfica chega a este encontro com um registo de 16 vitórias e quatro empates em 20 jogos em todas as provas, e o treinador Roger Schmidt apresentou no clássico o onze – em 4x2x3x1 – que repetiria a meio da semana frente à Juventus na Champions League: Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Enzo, Aursnes, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.
Já o GD Chaves, em 4x3x3, viu Vítor Campelos lançar, diante do Gil Vicente, os seguintes elementos: Paulo Vítor, João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória, Sandro Cruz, João Mendes, João Teixeira, Ricardo Guima, Héctor Hernández, Abass e Jonny Arriba. O técnico flaviense vai ter de fazer, pelo menos, uma alteração, dado que o lateral Sandro Cruz não pode jogar por ser futebolista emprestado pelas águias.
Analisando a participação de Benfica e GD Chaves nesta edição da Liga Bwin, e apoiando-nos nas estatísticas do Wyscout, percebem-se diversas razões para a liderança encarnada. Domina nos golos sofridos, na posse de bola, nos cruzamentos, nos pontapés de canto, nos remates sofridos pelos adversários, nos passes, nos passes decisivos e nos passes para o terço final.
Para além da melhor defesa na prova, com apenas cinco tentos sofridos, o Benfica é um dos melhores ataques, com 24 finalizações certeiras (2,4 por jogo). A isto juntam-se 67,3% de posse de bola, 219 cruzamentos tirados (19,9 por desafio e com um acerto de 32%), 7,43 pontapés de canto a favor a cada 90 minutos, 52 remates cedidos às equipas contrárias, 6391 passes completos (à média de 579 por partida, com uma eficácia de 88%), 68 passes decisivos e 776 passes para o terço final do recinto de jogo (70 por jogo e com um acerto de 79%).
Os flavienses contam com 11 golos marcados e 10 sofridos; é ainda uma das formações com menos percentagem de posse de bola (44,3%) e das que mais tiros concedem aos adversários (160). Porém, na hora de rematar, só é superada pelos quatro primeiros classificados Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting, com 139 disparos feitos.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo SL Benfica; Facebook GD Chaves
Última atualização: 17 de dezembro de 2024