Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Num Estádio da Luz transbordante, o Benfica empatou (1-1) com o Paris Saint-Germain em jogo da 3.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões.
05 outubro 2022, 22h44
Grande exibição do Benfica em noite de Champions
Competência foi o que a equipa do Benfica começou por exibir perante os entusiastas Benfiquistas, encostando ao bloco mais recuado dos franceses, que cometeram dois erros na construção, o primeiro dos quais logo no 1', quando Sergio Ramos errou um passe para Danilo no lado oposto da sua área.
O Benfica recuperava bolas com naturalidade, mostrando acerto na pressão e solidariedade. E aos 8', explorando a profundidade, António Silva colocou a bola nas costas da defesa contrária, Gonçalo Ramos galgou metros sob pressão e disparou rasteiro frente a Donnarumma para uma defesa salvadora do guarda-redes.
A primeira oportunidade de golo no jogo foi do Benfica, que manteve a posse e a paciência na procura de desequilíbrios. Gonçalo Ramos de novo, aos 14', alvejou a baliza contrária, com um remate de longe, em zona frontal, para uma defesa a dois tempos do internacional italiano.
Donnarumma voltou a brilhar, anulando a segunda flagrante oportunidade de golo das águias no jogo, aos 18', quando Neres, sobre a direita, dentro da área, atirou para o lado oposto, vendo uma palmada do guarda-redes com a mão esquerda evitar que a bola fosse para dentro da baliza.
Tudo o que o Benfica fez até então foi atraiçoado pela qualidade e classe do tridente ofensivo dos parisienses. Uma triangulação em zona frontal entre Mbappé, Neymar e Messi, com a conclusão deste último com um remate em arco sobre a linha da área para o lado direito de Odysseas, abriu o marcador aos 22' (0-1). Foi o primeiro remate do adversário francês no jogo.
O desafio entrou então numa fase de maior gestão da posse de bola por parte dos visitantes e só dois momentos antecederam nova excelente oportunidade de golo para as águias: uma finalização de calcanhar de Gonçalo Ramos, em queda, para defesa fácil do guarda-redes contrário, aos 25', e um disparo fora da área à figura de Odysseas por parte de Vitinha, aos 32'.
Ao minuto 37, no seguimento de um canto curto na esquerda, António Silva quase levou a Luz ao rubro, quando, no coração da grande área, atirou forte à figura de Donnarumma, que sacudiu o perigo por instinto.
O Benfica tanto procurou que conseguiu o desejado golo aos 41', momento em que beneficiou de um desvio de Danilo com o peito, que colocou a bola cruzada na esquerda por Enzo dentro das suas redes (1-1). Fez-se alguma justiça no marcador ao intervalo.
Filme do jogo
A segunda parte começou com um ascendente do Paris Saint-Germain, fruto, sobretudo, da sua capacidade de circulação de bola e da qualidade de passe dos seus atletas. Subindo linhas, os forasteiros estiveram perto do golo aos 49', quando, primeiro, Hakimi rematou forte, na área, para defesa de Odysseas, sobrando a bola para o pontapé de bicicleta de Neymar à barra.
Odysseas mostrou-se em grande nível nos minutos que se seguiram. Primeiro, aos 55', com uma defesa a punhos ao livre frontal, a 26 metros da baliza, batido por Neymar. Dois minutos depois, o guardião segurou a bola cabeceada por Danilo, e aos 61' voltou a ser Hakimi a criar perigo com novo tiro sobre a direita, já na área.
O Benfica respondeu com um desvio carregado de intencionalidade de Otamendi, que, a livre lateral de Grimaldo, colocou a bola a passar junto ao poste direito de Donnarumma, aos 68'. No minuto seguinte, Mbappé, com um remate fora da área em arco, em zona frontal, obrigou o camisola 99 das águias a uma excelente intervenção. Que grande defesa!
A partir daí o Benfica foi a equipa que esteve mais próxima de vencer. Roger Schmidt lançou Draxler e Aursnes nos lugares de Gonçalo Ramos e Enzo, colocando Rafa no corredor central. E foi por aí que o atacante encarnado criou uma extraordinária oportunidade para marcar aos 81'. Rafa arrancou entre os centrais contrários, bateu Marquinhos e Sergio Ramos em velocidade e, já perto da baliza contrária, viu Donnarumma evitar o golo com o corpo, deixando a sua recarga sem o melhor ângulo para o sucesso.
Rodrigo Pinho ainda foi a jogo aos 90'+1', estreando-se na prova, poucos minutos antes da última finalização dos visitantes no jogo, com o disparo de Fabián Ruiz, aos 90'+3', fora da área, sobre a direita, por cima da baliza de Odysseas.
O Benfica encerrou assim a primeira volta da fase de grupos da Liga dos Campeões com sete pontos, os mesmos que o Paris Saint-Germain, mais quatro que a Juventus, que ocupa a terceira posição do grupo H. Os comandados de Roger Schmidt voltam a defrontar a formação francesa na terça-feira, 11 de outubro, às 20h00, no Parque dos Príncipes, em Paris, em jogo da 4.ª jornada. Antes, porém, as águias recebem o Rio Ave, neste sábado, 8 de outubro, às 18h00, em duelo da 9.ª jornada da Liga Bwin.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024