Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Este vai ser o 100.º jogo oficial entre as duas equipas, com claro ascendente para as águias. O encontro está aprazado para as 18h00 deste domingo.
17 setembro 2022, 15h07
Festejos do Benfica
Festejos do Marítimo
Este confronto tem a curiosidade de ser o 100.º oficial entre os dois emblemas. Nos anteriores 99, os encarnados venceram 69 (70%) e empataram 18. Olhando apenas para a Liga Portuguesa, Benfica e Marítimo somam 84 duelos, sendo que as águias tomam a dianteira deste histórico com 57 triunfos (68%), e houve divisão de pontos por 17 vezes. A partida é na casa das águias, onde o domínio é ainda mais acentuado: em 42 jogos, os encarnados levaram a melhor em 37 e tiveram quatro empates.
Os comandados por Roger Schmidt chegam a este frente a frente motivados pelo triunfo imperial na casa da Juventus (1-2) na 2.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões. Os madeirenses, agora sob a liderança de João Henriques (substituiu Vasco Seabra), perderam no Funchal com o Gil Vicente, por 1-2. Nesse desafio o técnico escalonou a equipa em 4x4x2, com Miguel Silva, Cláudio Winck, Vítor Costa, Mosquera, Léo Andrade, Diogo Mendes, Soñora, António Zarzana, Bruno Xadas, Edgar Costa e Joel Tagueu.
Contando por vitórias os 12 jogos oficiais realizados na época, o Benfica lidera a classificação da Liga Bwin, com seis triunfos em outras tantas jornadas (18 pontos), é um dos melhores ataques com 14 golos apontados (2,3 por jogo) e apenas sofreu três tentos, pautando-se, juntamente com o Casa Pia, como a melhor defesa da prova. Os insulares são um dos piores ataques (quatro tentos) e a defesa que mais golos sofre (17), chegando à Luz com seis derrotas em seis rondas disputadas.
Não só destes números se faz a campanha destas duas equipas. Segundo o Wyscout, os encarnados lideram na posse de bola (67,4%), nos cruzamentos (139 à média de 20,6 por desafio), nos cantos (8,5 por jogo), nos menos remates concedidos aos adversários (25) e nos passes (3949 com um acerto de 87,8%). Os verde-rubros, por sua vez, dão nas vistas no drible e um contra um (184), nos toques na área (79) e nos duelos aéreos (265 à média de 39 por jogo).
ENTRADAS E SAÍDAS
Perante algumas saídas importantes, o Marítimo reforçou-se com futebolistas de qualidade. À ilha da Madeira chegaram 11 caras novas: Rafael Brito (Benfica B), Lucho Vega (Estoril), João Afonso (Gil Vicente), Trmal (V. Guimarães), Jesús Ramírez (Morelia), Pablo Moreno (Manchester City), António Zarzana (Sevilha), Soñora (Vélez Sarsfield), Gonçalo Cardoso (West Ham), Geny Catano (Sporting) e Carlos Liza (Sporting Cristal)
Em sentido contrário, verificaram-se as saídas de Alipour, Filipe Cardoso, Henrique Rafael, Marcos Silva, Paulo Victor, Carlos Tovar e Pelágio.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica; Facebook / Marítimo e Liga Portugal
Última atualização: 13 de dezembro de 2024