Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O treinador do Benfica fez a antevisão da receção ao Marítimo, encontro referente à 7.ª jornada da Liga Bwin.
17 setembro 2022, 15h30
Roger Schmidt
Foco é o que o treinador pede aos seus jogadores, isto após uma extraordinária jornada europeia em Turim, onde o Benfica se superiorizou à Juventus, na 2.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões. A concentração tem de ser própria de quem "pretende vencer títulos" e, como tal, o Benfica tem de exibir a mesma "atitude e respeito" perante todos os oponentes.
Após a conquista de três pontos na Liga dos Campeões, como é que o Benfica vai abordar este jogo frente ao Marítimo?
Temos de estar muito focados. Vamos jogar com uma equipa que após seis jornadas ainda não tem pontos, mas que é sempre perigosa. É importante não subestimar o adversário, analisá-lo de forma positiva. Fizemos isso. Perderam quatro dos jogos por um golo de diferença, apenas frente a Braga e FC Porto sofreram mais. Contra o FC Porto, se observarem o jogo, vejam quantas oportunidades de golo criaram e como jogaram. No final ficou 5-1, mas não foi esse o jogo que se viu. Respeitamos o adversário, sabemos que vão dar tudo. Estou há uns meses em Portugal e sei que todas as equipas jogam com muita coragem no nosso Estádio, não têm nada a perder. Estamos tão bem preparados quanto possível, vamos tentar ganhar este último jogo antes da pausa para as seleções.
Como se prepara uma equipa para defrontar o último classificado da Liga após ter vencido a Juventus, com um grande jogo, na Liga dos Campeões?
Já mostrámos que podemos, após jogar na Champions, estar focados no Campeonato. Falámos disso desde o início da temporada. Temos grandes objetivos, queremos ganhar títulos, e quem quer ganhar tem de mostrar que consegue ter a atitude correta para cada jogo. Conseguimos algo especial na competição europeia, é claro, mas o nosso trabalho principal agora é estarmos concentrados no encontro da Liga. Se queremos ganhar algo temos de jogar com este tipo de calendário. Jogar com este calendário significa que, desde o primeiro apito do árbitro, temos de estar preparados para jogar contra uma equipa que preparou este jogo durante uma semana. Nós temos uma situação diferente, praticamente só fizemos recuperação e as outras equipas estão frescas. Temos 90 minutos para mostrar que merecemos os três pontos e vencer. Já o fizemos em ocasiões difíceis e, no domingo, é o que faremos novamente, num encontro importante.
"Sei que todas as equipas jogam com muita coragem no nosso Estádio e não têm nada a perder. Estamos tão bem preparados quanto possível"
Roger Schmidt
Igualar o recorde de Sven-Göran Eriksson [15 vitórias seguidas no início da temporada, registo obtido no início de 1982/83] é um objetivo para si, sendo que isso implica vencer Marítimo, Vitória de Guimarães e Paris Saint-Germain?
[Risos] Já me conhecem um pouco. Não gosto de falar dos nossos jogos no futuro. Esta época temos estado sempre concentrados no próximo jogo, preparando-nos o melhor possível. Claro que é sempre interessante falar sobre este tipo de coisas, de recordes, mas, enquanto treinador, tenho de zelar pelos meus jogadores para que não percam o foco. Ganhámos muito bem os últimos jogos, isso foi consequência da nossa atitude e respeito por cada partida, e agora estamos muito concentrados no jogo com o Marítimo, as outras coisas vêm depois.
Tenciona fazer algumas mudanças na equipa? A paragem para os compromissos das seleções nacionais é positiva para o Benfica?
Talvez façamos algumas alterações, mas isso decido só amanhã [domingo]. Queremos ver como estão os jogadores, qual a sua condição física. Temos três dias entre os jogos, dois dias são sempre mais complicados. Com três dias de intervalo os jogadores conseguem recuperar completamente. Quanto às seleções, penso que é boa esta paragem. Temos jogado muito, começámos as pré-eliminatórias da Champions muito cedo, jogamos praticamente a cada três dias, fazemos isso há várias semanas, seis ou sete semanas. É bom parar. Agora estamos concentrados no jogo de amanhã [domingo], depois vamos descansar e recuperar energias.
"Achei uma excelente fotografia quando a vi. É uma boa iniciativa dos nossos jogadores e mostra como estão muito ligados aos nossos adeptos, que nos têm apoiado muito"
Qual a sua opinião sobre o que aconteceu em Famalicão, em que uma criança foi obrigada a despir a camisola do Benfica para ver o encontro?
Claro que é inaceitável que rapazes e raparigas tenham de tirar camisolas num estádio! Não é bom, nem necessário, mas há regras. Há uma regra que diz que não podem vestir a camisola [do seu clube] em certas áreas do estádio, mas é preciso repensar essa regra, pois o que aconteceu não é bom para os adeptos, para o futebol e, sobretudo, para as crianças.
E o que pensa sobre a fotografia em que a equipa do Benfica surgiu sem camisola?
Para ser honesto, gosto da fotografia! [Risos] Quando me falaram disto não sabia se era boa ideia, mas achei uma excelente fotografia quando a vi. É uma boa iniciativa dos nossos jogadores e mostra como estão muito ligados aos nossos adeptos, a boa relação que têm com eles, que nos têm apoiado muito. Os jogadores tentam sempre dar o seu melhor e mostrar aos adeptos que têm orgulho em vestir a camisola do Benfica. É uma declaração clara e gosto da fotografia!
Qual a sua opinião sobre o que aconteceu com o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, após o último jogo na Liga dos Campeões, o incidente do apedrejamento do carro da família?
É completamente inaceitável. Qualquer tipo de agressão, violência, contra treinadores, adeptos, seres humanos é completamente inaceitável. Espero que encontrem os responsáveis e que sejam castigados de forma exemplar.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 1 de abril de 2025