Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Benfica bateu o Boavista por 0-3 no Estádio do Bessa em jogo da 4.ª jornada da Liga Bwin, com golos de Morato e de João Mário (2).
27 agosto 2022, 21h29
Festejos no terceiro golo no Estádio do Bessa
Depois do apuramento para a Liga dos Campeões, o Benfica voltou aos jogos da Liga Bwin e logo com uma deslocação sempre complicada ao Estádio do Bessa. Na véspera, Roger Schmidt perspetivou "um jogo físico" e foi isso que se viu no relvado ao longo da partida, com os Benfiquistas a puxarem sempre pela equipa.
O treinador alemão fez apenas uma alteração no onze (relativamente ao último jogo, com o Dínamo Kiev) e lançou António Silva (18 anos, formado no Benfica Campus) no lugar do castigado Otamendi. Odysseas, Gilberto, Morato, António Silva, Grimaldo, Florentino, Enzo, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos foram os escolhidos para iniciar a partida com os axadrezados.
Início de alta rotação, com o Benfica por cima do jogo, perante um bloco defensivo acentuado do Boavista, que, sempre que podia, tentava transições rápidas para o ataque.
Os axadrezados criaram perigo aos 10', num lance em que Odysseas foi forçado a defesa apertada, após cruzamento de Gorré que sofreu um ligeiro desvio de Gilberto.
Com mais posse de bola, o Benfica procurava espaço nos corredores laterais e Grimaldo aos 14' cruzou para dentro da grande área, mas Gonçalo Ramos não chegou, por pouco, à bola. Instantes depois foi Enzo que tentou a sorte, mas o remate do argentino falhou a baliza do guarda-redes César.
A primeira grande oportunidade para o Benfica surgiu aos 21', contudo António Silva, dentro da área, numa ação difícil, não pegou bem na bola e chutou-a por cima da barra.
Os encarnados começaram gradualmente a aumentar a intensidade e a criar cada vez mais dificuldades ao Boavista. Decorridos 29 minutos de jogo, Rafa ganhou um canto do lado direito do ataque encarnado. Do pontapé de canto marcado por Neres nasceu o golo. O brasileiro descobriu bem no coração da área Morato, que cabeceou picado para o 0-1 no Estádio do Bessa.
A vencer à meia hora de jogo, o Benfica ficou mais confortável no jogo e podia ter ampliado a vantagem.
Aos 40', numa jogada iniciada por Neres, João Mário desmarcou Gonçalo Ramos, que, apertado por Abascal, rematou forte para grande intervenção do guarda-redes César.
Ainda antes do intervalo, Rafa ofereceu o golo a João Mário, mas o capitão (na ausência de Otamendi) desperdiçou a ocasião flagrante com um remate ao lado. No final dos primeiros 45 minutos as águias venciam por 0-1.
Filme do jogo
Ver mais ›
No segundo tempo o Boavista apareceu mais afoito, mas encontrou um Benfica muito sólido defensivamente. Os encarnados continuaram a ser os mais perigosos e, aos 59', Rafa por pouco não desviou para a baliza um bom cruzamento de Gonçalo Ramos.
Roger Schmidt mexeu no jogo pouco depois, aos 62', com três alterações duma vez. Saíram Gilberto, Neres e Gonçalo Ramos e entraram Bah, Diogo Gonçalves e Musa.
Diogo Gonçalves teve de imediato oportunidade para afinar a pontaria, após assistência de Musa, mas o remate saiu à figura de César.
Musa, ex-Boavista, também entrou bem na partida e, aos 67', após bom cruzamento de Grimaldo, assistiu dentro da grande área João Mário, que fuzilou a baliza adversária e estreou-se a marcar nesta temporada. 0-2, no Bessa, cantaram e celebraram golo uma vez mais os muitos adeptos do Benfica que se fizeram ouvir na casa do adversário.
O Benfica não abrandou e foi à procura de mais golos. Aos 77', novamente Musa: o avançado croata trabalhou bem e lançou Rafa, que não conseguiu dar o melhor seguimento à jogada, por interferência dos oponentes.
Musa aproveitou a oportunidade dada por Roger Schmidt e pouco depois sofreu grande penalidade de Sasso, após boa arrancada pela esquerda. Alertado pelo VAR, o árbitro João Pinheiro reviu as (inequívocas) imagens e apontou para a marca dos onze metros. Chamado a converter, João Mário não desperdiçou o ensejo e bisou no encontro. Aos 82', bola para um lado, guarda-redes para o outro e penálti marcado com todo o rigor. O camisola 20 bisou pela primeira vez com a camisola do Benfica.
Com o 0-3, Roger Schmidt estreou ainda o mais recente reforço dos encarnados. Aos 89' Enzo deu lugar a Aursnes, que correu os primeiros minutos de águia ao peito. Quem também se estreou foi Mihailo, que entrou para o lugar de Grimaldo no começo do tempo de compensação.
Final da partida, 0-3 para os encarnados, que só somam vitórias na temporada. Na próxima terça-feira o Benfica volta a jogar, agora no Estádio da Luz, às 20h15, com o Paços de Ferreira, uma partida (em atraso) a contar para a 3.ª jornada da Liga Bwin.
Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024