Futebol

26 agosto 2022, 15h44

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

"Um jogo físico" – foram estas as primeiras palavras do treinador Roger Schmidt na conferência de Imprensa, realizada nesta sexta-feira, no Benfica Campus, para descrever a expectativa para o embate das 18h00 de sábado, 27 de agosto. O técnico alemão fez antevisão da partida que se realiza no Estádio do Bessa, com o Boavista, relativa à 4.ª jornada da Liga Bwin.

"Os jogos fora são sempre difíceis", especialmente após duelos europeus. Este é o tónico dado por Roger Schmidt, que avaliou os axadrezados e falou sobre as possibilidades para o onze inicial da partida deste sábado. O treinador alemão comentou ainda a chegada do "muito completo" Fredrik Aursnes e espreitou o grupo que calhou em sorte ao Benfica na Liga dos Campeões.

O que pode dizer-nos sobre o Boavista? E que jogo espera amanhã [sábado] no Estádio do Bessa?

Um jogo físico. Analisámo-los e também sei do histórico dos jogos deles contra o Benfica. É sempre difícil, mas os jogos fora são sempre difíceis, especialmente quando antes se jogou nas competições europeias. Mas é isto que temos de fazer, mostrar sempre uma grande atitude aos fins de semana depois dos jogos europeus, porque as próximas semanas vão ser assim. Quando se joga por troféus, em épocas com jogos internacionais, tem de ser assim, porque é esse o calendário que temos e vamos mostrar amanhã [sábado] que conseguimos jogar estes jogos.

Roger Schmidt

"Os jogos fora são sempre difíceis, especialmente quando antes se jogou nas competições europeias. Mas é isto que temos de fazer, mostrar sempre uma grande atitude aos fins de semana depois dos jogos europeus"

Roger Schmidt

Falou com Javi García sobre o Boavista?

Falei com o Javi [García], ele conhece a equipa do Boavista muito bem, mas também falei com o nosso analista e juntámos tudo. Temos um bom panorama da equipa e sabemos que estão sempre muito motivados quando jogam contra grandes equipas como o Benfica. É sempre assim, estas equipas jogam sempre no seu melhor nível nos grandes jogos e temos de nos preparar para isso, não é um jogo fácil. Eles acreditam neles próprios e especialmente quando jogam no seu estádio, é um desafio.

Tem problemas na defesa para esta jornada?

Neste momento, o Lucas Veríssimo e o João Victor estão lesionados e o Nico [Otamendi] está castigado. Mesmo assim ainda temos três defesas-centrais, com Morato, Jan [Vertonghen] e António [Silva]. Tenho de decidir. Acho que os dois [Morato e Vertonghen] estão em condições muito boas, é claro que não é muito usual jogar com dois defesas canhotos, mas também é possível. Se jogarmos com dois defesas destros ninguém vai falar, por isso também é possível jogarmos com dois canhotos. O António também está bem, amanhã [sábado] vou tomar a decisão final.

Tem Gonçalo Ramos disponível para o desafio com o Boavista?

Vou falar com o Gonçalo Ramos depois desta conferência de Imprensa, perceber como é que ele se sente e depois teremos de decidir se estará no treino. A seguir ao jogo [frente ao Dínamo Kiev] ele sentia-se bem, mas depois a zona junto ao olho e a face ficaram doridas. Veremos se estará em condições para jogar amanhã [sábado], ainda é prematuro dizer.

Roger Schmidt

"Estas equipas [como o Boavista] jogam sempre no seu melhor nível nos grandes jogos e temos de nos preparar para isso, não é um jogo fácil"

O que pode dizer-nos sobre Fredrik Aursnes, um jogador que conhece muito bem? O que pode ele acrescentar ao jogo do Benfica e quando é que vai ser opção?

Não sei se o Fredrik [Aursnes] pode jogar amanhã [sábado]. É uma questão de perceber se tem ou não autorização da Federação para jogar. Posso dizer que é um médio-centro muito bom, muito completo, um jogador de equipa absoluto, ótimo com e sem a bola. Creio ser exatamente o que precisamos. É um jogador que corre muito, por isso acho que é ótimo para a nossa equipa ter um destes jogadores que joga um futebol tático fiável e que tem tudo para jogar como médio-centro. É uma ótima aquisição para nós.

João Victor estará pronto para competir dentro de quanto tempo?

João Victor ainda está a fazer treino individual, vai precisar de um pouco mais de tempo do que esperávamos no início, mas temos toda a paciência para o fazer voltar à competição. Temos de ser preventivos. Continua a fazer treino individual, ainda não consigo dizer quando é que vai estar a treinar com a equipa.

Roger Schmidt

Vertonghen não iniciou a temporada como titular, mas precisa de jogar para ir ao Mundial. Tem um plano para ele?

Temos um plano para todos os jogadores, mas no final de contas temos de colocar a melhor equipa em campo. Na minha opinião, o Morato esteve muito bem desde o início da pré-temporada. É claro que foi uma vantagem para ele estar connosco desde o início. Os jogadores que vieram das seleções chegaram um pouco mais tarde e no final de contas o Morato aproveitou o momento. Ele está numa ótima forma, está habituado a esta maneira de jogar, e claro que se um jogador atua num nível alto como ele está fazê-lo, em jogos importantes, é sempre o melhor argumento para continuar na equipa. O Jan [Vertonghen] é um grande jogador e uma grande pessoa, habituado sempre a jogar como titular em grandes clubes como o Benfica. O momento no futebol é assim. Tenho de escolher, do meu ponto de vista, os melhores jogadores para entrar em campo, e de momento o Morato está jogar muito bem.

Que comentário faz ao resultado do Benfica no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões?

É um verdadeiro grupo de Liga dos Campeões, com boas equipas – PSG, Juventus e Maccabi Haifa. É um grupo muito interessante, nunca joguei contra nenhuma destas equipas. Sabemos que foi importante qualificarmo-nos, porque esta era a competição em que queríamos estar, mas agora estou muito focado no jogo de amanhã [sábado]. Nas próximas semanas será importante darmos um passo de cada vez, precisamos de concentração total em cada jogo, temos de prepará-los muito bem e agora estamos completamente focados no Boavista.

Texto: João Sanches e Nuno Miguel Machado
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol