Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O treinador do Benfica apontou baterias à 19.ª ronda da Liga Bwin e sublinhou que só depois desta partida se pode pensar na final four da Taça da Liga.
20 janeiro 2022, 15h54
Nélson Veríssimo
Na conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, para além da análise ao adversário, o treinador apontou aos aspetos a melhorar, revelou que o que pretende com o 4x4x2 "é tirar o maior rendimento" coletivo e pediu aos Benfiquistas para apoiarem a equipa a Norte.
Olhando para o jogo frente ao Arouca, que perspetivas tem para esse jogo? Espera um Arouca em bloco mais baixo, a tapar os caminhos para a sua baliza? Se sim, como é que o Benfica pode abrir espaços para chegar à baliza adversária?
Sabemos que, independentemente da classificação do Arouca neste momento, vamos encontrar uma equipa com qualidade coletiva. Obviamente, ainda não teve a possibilidade de o mostrar de forma efetiva, mas tendo em conta o potencial do adversário e algumas fragilidades que detetámos, e que eles, certamente, também detetaram do nosso lado, temos de focar muito na nossa forma de jogar. Estamos preparados para encontrar o Arouca a jogar em bloco médio/baixo, a explorar algumas transições e a jogar nos nossos erros. Estamos preparados para isso e para construir os nossos processos defensivos e ofensivos. Acreditamos que vamos dar uma boa resposta, cujo objetivo é ir buscar os três pontos.
"Estamos preparados (...) para construir os nossos processos defensivos e ofensivos. Acreditamos que vamos dar uma boa resposta"
Nélson Veríssimo, treinador do Benfica
Rui Costa admitiu a possibilidade de o Nélson Veríssimo continuar no comando técnico para lá destes seis meses. Sente que o seu futuro a médio ou longo prazo no Benfica está dependente no que acontecer no curto prazo, nomeadamente com o Arouca e na final four da Taça da Liga?
Já tive a oportunidade de agradecer as palavras do nosso Presidente. Esse tema não é muito importante. Temos consciência, em função do Clube que representamos, de que temos a obrigação de lutar pela vitória. O nosso foco tem de ser o jogo a jogo. Agora vem o Arouca, que é o mais importante. A Taça da Liga também é uma competição importante para o Clube, mas o foco está no Arouca.
O que tem faltado ao Benfica para as coisas correrem bem? O problema está na eficácia, na intensidade, no esquema tático?
Só falo a partir do jogo com o FC Porto, que foi o primeiro jogo que tive com a equipa A, em, que tivemos uma sequência com uma derrota, uma vitória e um empate. O que analisam é dito em função do momento e dos resultados da equipa. Têm uma visão mais positiva quando os resultados são positivos e quando a imagem é negativa, a análise é negativa. Independentemente disso, o nosso trabalho é analisar a equipa. Temos consciência que os resultados não foram ao encontro das expectativas, mas há situações que correram bem e há outras a melhorar. A equipa vinha de uma forma de jogar, com um posicionamento diferente do que estamos a pedir agora. Obviamente que vamos mudando algumas coisas com o campeonato a decorrer, o que nem sempre é fácil. Estamos conscientes que há coisas a melhorar nos processos ofensivo e defensivo, e o nosso caminho é este: tendo em conta as características dos jogadores do Benfica, analisar jogo a jogo e fazer correções pontuais com o campeonato a decorrer. Sabemos que isso envolve alguns riscos, mas os jogadores têm sido inexcedíveis, a equipa está a dar uma resposta muito boa. Temos de acreditar que o caminho é o correto e que vai ao encontro dos resultados esperados.
Qual é a sua prioridade no trabalho das dinâmicas da equipa neste 4x4x2? Como está a trabalhar para encontrar espaço para a inclusão de Paulo Bernardo?
Vemos o processo como um todo e com grau de importância igual. Em relação ao nosso último jogo, há situações no nosso processo ofensivo que sentimos que há necessidade de corrigir e a análise já foi feita com os jogadores. Relativamente ao Paulo Bernardo é mais um jogador que está no plantel e temos de ter uma visão em relação às características de todos os jogadores e não só do Paulo Bernardo. Assim formamos o melhor onze tendo em conta a estratégia e as dinâmicas que queremos para a equipa. Não quero estar focado no Paulo Bernardo. Na equipa B jogava mais por dentro no 4x3x3 e agora joga mais no corredor no 4x4x2. É tirar o maior rendimento destas características em função do coletivo.
É importante para a equipa ter um Estádio Municipal de Arouca "pintado" de vermelho e branco?
Claro que sim! Sabemos que todas as deslocações da equipa ao Norte são apoiadas pelos Sócios e simpatizantes, e contamos com a ajuda deles. Quando os adeptos estão com a equipa, esta transcende-se. Tendo em conta esta deslocação, deixo o apelo para que nos apoiem no jogo com o FC Arouca.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 27 de março de 2025