Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Técnico do Benfica lançou o jogo da 1.ª jornada do grupo E da Liga dos Campeões, na Ucrânia, "sem receio de nada".
13 setembro 2021, 14h56
Jorge Jesus
A valia do Dínamo de Kiev, orientado por Mircea Lucescu, um técnico que Jorge Jesus fez questão de sublinhar que "muito respeita e admira", foi enaltecida pelo treinador do Benfica, que, num olhar sobre o grupo E, coloca todas as formações no patamar das "muito fortes". São esperadas dificuldades frente a uma equipa que "tem metade dos jogadores titulares da seleção da Ucrânia", mas Jorge Jesus assegurou: "Vamos para Kiev confiantes!"
Que jogo podemos perspetivar para Kiev, tendo em conta que se vão defrontar duas equipas que lideram os respetivos campeonatos e estão moralizadas?
É com uma satisfação muito grande que vamos abrir a fase de grupos, era aqui que queríamos estar, com os melhores. Vamos defrontar uma equipa forte, como são as quatro equipas do grupo. Olho para o Dínamo Kiev como olho para o Barcelona ou para o Bayern Munique. O Dínamo tem cinco jogadores que são titulares da seleção da Ucrânia, que ainda há poucos dias jogou com a França, campeã do mundo, e empatou 1-1. Mas isto é apenas um sinal de valorização do Dínamo, porque o Benfica tem todas as condições para disputar as vitórias com todos os adversários no grupo. É para isso que nos preparámos, para disputar esta fase de grupos sem receio de nada, mas sabendo que os nossos rivais têm os mesmos objetivos que nós e são fortes.
Tendo em conta que as outras duas equipas do grupo são Barcelona e Bayern Munique, uma eventual perda de pontos com o Dínamo Kiev coloca um travão nas expectativas do Benfica?
Se estivermos a olhar para o Dínamo Kiev como a equipa mais fraca do grupo... não é verdade, em nada! Tem o treinador no ativo mais titulado do mundo, tenho respeito e uma admiração muito grande por ele! Esta equipa teve cinco titulares na seleção da Ucrânia no último Europeu. O Dínamo Kiev é tão forte como o Barcelona e como o Bayern. Se me perguntarem se penso ganhar ao Barcelona e ao Bayern, penso!; se penso ganhar ao Dínamo Kiev, penso!
Lucescu é um treinador que raramente muda o seu sistema. Acredita que essa rigidez tática do Dínamo Kiev poderá ser aproveitada por si para conseguir um bom resultado na Ucrânia?
A grande maioria dos treinadores tem a mesma ideia que o senhor Lucescu, acreditam num sistema e trabalham-no a 100 por cento. Acabei de dizer que é o treinador no ativo mais titulado no mundo, portanto tem razão na ideia de jogo dele. Sabemos qual é, isso garante-me que dificilmente ele poderá mudar de sistema, mas não mais do que isso. Vamos jogar contra uma boa equipa, como é o Benfica, o Barcelona e o Bayern Munique. Não quero diferenciar, porque eu não sinto que o Dínamo tenha uma diferença muito grande do Barcelona ou do Bayern Munique. Eu não sinto isso. E começando logo pelo treinador...
Quais são os pontos fortes desta equipa do Dínamo Kiev?
É uma equipa forte na bola parada ofensiva e no ataque posicional, com um posicionamento tático e uma ideia de jogo de que gosto, porque eu também penso como o treinador do Dínamo. Temos de tentar parar os dois/três jogadores que penso que são mais importantes na organização do jogo do Dínamo. Vamos trabalhar em cima disso para tentar anular o ataque posicional desta equipa, que é o seu momento mais forte.
Tem conseguido fazer a gestão que quer nesta altura da temporada?
Nunca conseguimos fazer a gestão perfeita, nunca conseguimos colocar a nossa equipa no limite máximo, mas pensamos que sim. Vou partir para o jogo sentindo que estamos superfortes, moralizados, que conhecemos bem o adversário e que temos capacidade para ganhar. Com os jogos das seleções tive de saber gerir, saímos bem no jogo do campeonato [frente ao Santa Clara]. Pensamos que gerimos bem a equipa do ponto de vista físico e psicológico, com a ajuda do departamento médico, que é muito importante. Vamos para Kiev confiantes.
Texto: João Sanches e Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 25 de março de 2025