Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
"Ir a Barcelona com a possibilidade de passar para os oitavos de final (…) é motivo de orgulho", considerou o treinador do Benfica na antevisão à 5.ª jornada do grupo E da Liga dos Campeões.
22 novembro 2021, 15h54
Jorge Jesus
Em conferência de Imprensa no Benfica Campus, o treinador disse esperar uns culés com "um ambiente favorável", agora que têm Xavi Hernández no comando; tem noção que as águias jogam para dois resultados, mas alerta que "é uma final para o Barcelona e para o Benfica"; revelou que Nemanja está ausente do duelo e deu conta do regresso de João Mário; e não abriu o livro sobre que trio de ataque vai a jogo.
Que Barcelona espera, agora que tem um treinador novo?
Não espero um Barcelona, por ter um novo treinador, com ideias diferenciadas. Quem é formado naquela casa, como o Xavi [Hernández], sabe qual é a ideia do sistema daquela equipa. Tanto com o [Ronald] Koeman, como com o Xavi joga-se em 4x3x3. Agora, cada treinador dá dinâmicas e escolhe jogadores diferentes. A chegada de Xavi traz um ambiente favorável que deixa a equipa mais confiante. Mas continua a ser uma grande equipa, com jogadores que podem desequilibrar ofensivamente a qualquer momento. Jogando em Camp Nou e com adeptos vai ficar ainda mais difícil. O ambiente é bom para o Barcelona, mas também para o Benfica, porque todas as grandes equipas gostam de jogar num estádio com muitos adeptos, bonito, e é isso que vai acontecer.
"Ir a Barcelona com a possibilidade de passar para os oitavos de final quando ainda faltam dois jogos é motivo de orgulho para o Benfica, para os jogadores e para o treinador"
Jorge Jesus, treinador do Benfica
Em 2012, o Benfica, comandado por si, precisava de ganhar em Barcelona e empatou [0-0]. Amanhã [terça-feira] vai arriscar mais?
O cenário é diferente. Amanhã [terça-feira], se empatarmos 0-0 podemos ser apurados. Claro que ficamos à espera de terceiros, mas esse resultado é mais negativo para o Barcelona do que para o Benfica. Vamos à procura de jogar para ganhar, sabendo que vamos estar durante o jogo apertados defensivamente, porque todas as equipas passam por isso em Camp Nou, e, porque o Barcelona tem muita posse de bola. No Estádio da Luz ganhámos 3-0, algo que poucas equipas fazem ao Barcelona. Temos uma chance para passar esta fase. Se perdermos, não temos hipóteses; se ganharmos, ficamos cada vez mais perto; se empatarmos, dependemos do que aconteça no Bayern-Barcelona. Estamos, até à última jornada, caso o resultado seja 0-0 – foi neste que falou ao recordar o que se passou há nove anos –, na luta pelos oitavos de final. Ir a Barcelona com a possibilidade de passar para os oitavos de final quando ainda faltam dois jogos é motivo de orgulho para o Benfica, para os jogadores e para o treinador. Estamos a disputar uma fase de grupos com um adversário que é candidato a ganhar a Champioins, apesar de andarem a dizer que está mais fraco. Perdeu o Messi? Ok, é um dos melhores do mundo, mas o Barcelona continua a ter muita qualidade em termos de jogadores de topo no mundo e a ser uma das melhores equipas do mundo.
Nemanja saiu com algumas queixas no último jogo. Como está o plantel?
O Nemanja é um dos jogadores que está fora de jogo. Todos os outros, tirando Rodrigo Pinho e Lucas Veríssimo que foram operados, e Diogo Gonçalves, que continua a ter o problema antigo… Todos os outros jogadores estão prontos para ir a jogo.
João Mário está apto para este jogo?
O João [Mário] vai estar convocado e acreditamos que vai estar no jogo. As indicações têm sido boas e, se assim for, estamos a pensar desta forma.
"O Barcelona continua a ter muita qualidade em termos de jogadores de topo e a ser uma das melhores equipas do mundo"
No Estádio da Luz, o Benfica exerceu muita pressão sobre o Barcelona. Pode ser importante fazê-lo neste jogo tendo em conta a estratégia e também porque o Barcelona sentiu dificuldades quando pressionado pelo Espanhol… Acredita que o Benfica pode atuar dessa forma?
Em relação à pressão exercida pelo Benfica no Estádio da Luz, e se vai voltar a fazê-lo amanhã? Vai ser mais difícil, não haja dúvidas. Não vamos fugir da nossa ideia de jogo, que vai ser igual à do Estádio da Luz. O que pode acontecer é essa ideia não entrar no jogo, porque a qualidade do Barcelona pode retirar-nos facilmente a pressão ao jogador da bola. Mas vamos com essa ideia e vamos tentar. Sabemos quando temos de estar numa pressão alta e numa pressão mais baixa. Adaptámo-nos em Lisboa e temos de o saber fazer em Barcelona. Treinámos em função disso.
No jogo no Estádio da Luz jogou com uma dupla de ataque com Yaremchuk e Darwin. Vai jogar com essa dupla, ou vai manter Everton a titular?
Claro que as características dos jogadores podem mudar o sistema, mas não é o caso. As características do Darwin e do Everton mudam um pouco a dinâmica do sistema, mas não o sistema em si. Temos essa noção. Tem a ver com os quatro jogadores que jogam na linha defensiva do Barcelona. Isso vai-me fazer perceber o tridente que vai jogar na frente. Só sei quando o jogo começar, mas, tendo em conta as informações que temos, é uma decisão importante. Podemos ter o benefício de dois resultados, mas um deixa-nos dependentes de terceiros. Vamos jogar a pensar a nós. O resultado que nos interessa é ganhar. Não podendo ganhar, interessa mais empatar do que perder, porque se perdermos ficamos fora dos oitavos de final. Se jogar o Everton e o Darwin não mudamos a questão de ser mais, ou menos ofensivos. É igual! Temos é dois jogadores diferentes, porque um ataca a profundidade e outro tem mais posse, podendo jogar com outra dinâmica e possibilidade de fazer contragolpe.
Vou criar um cenário hipotético: o Benfica ganha em Barcelona, Jorge Jesus e a equipa chegam a Lisboa valorizados. Ao chegar a casa percebe que tem um papel com o convite da Confederação Brasileira de Futebol para assumir a Seleção do Brasil após o Mundial de 2022, no Catar. Qual seria a sua reação?
Hoje sou eu que escolho quem quero treinar. Quando comecei a carreira não era tanto assim. A Seleção do Brasil? Sabe tão bem como eu que nenhum treinador estrangeiro treinou a Seleção do Brasil. Penso que também não vou ser eu, mas qualquer treinador do mundo gostava de treinar a Seleção do Brasil.
Em caso de derrota com o Barcelona, o Benfica fica afastado dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Isso pode colocar em causa a sua continuidade no Clube da Luz?
Também me podia perguntar: se o Benfica ganhar, pode ficar qualificado… O que interessa neste momento é que, quando houve o sorteio, 90% das pessoas entendidas no futebol, apostavam no FC Bayern e no Barcelona. Faltam dois jogos e estamos a discutir com o Barcelona a passagem. Amanha [terça-feira] é uma final para o Barcelona e para o Benfica, e isso nada tem que ver com a minha decisão de continuar, ou não no Benfica.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 9 de janeiro de 2025