Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
285 dias depois os adeptos regressaram ao Estádio da Luz onde viram, e ajudaram, o Benfica vencer o Spartak de Moscovo (2-0) e ultrapassar, com classe e nota muito positiva, a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
10 agosto 2021, 22h27
Festejos do Benfica no Estádio da Luz
Com uma vantagem de dois golos trazida na bagagem diretamente de Moscovo da 1.ª mão da eliminatória (0-2), foi um Benfica compacto, pragmático e muito inteligente aquele que subiu ao relvado da Catedral nesta noite de terça-feira.
Antes, momentos emocionantes na antecâmara do apito inicial do árbitro inglês Anthony Taylor, com as vozes, as bandeiras e os cachecóis, o pulsar dos corações Benfiquistas, o vibrar das bancadas novamente vestidas de vermelho rubro a fazer-se sentir 285 dias depois...
Nas quatro linhas, foi também com emoção, mas, acima de tudo, com muita responsabilidade, que os jogadores responderam e corresponderam.
Com Odysseas, Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen, Diogo Gonçalves, Grimaldo, Weigl, João Mário, Pizzi, Rafa e Gonçalo Ramos no onze inicial, Jorge Jesus apostou mais uma vez numa linha segura de três centrais, apontando à solidez no meio do terreno e à rapidez e mobilidade na frente.
Primeiro quarto de hora sem grandes oportunidades, mas com claro sinal mais das águias que, paulatinamente, quebraram o ímpeto inicial do Spartak e pegaram na batuta dos acontecimentos.
Aos 8', bom trabalho na direita, com Weigl a cruzar e a ver a bola a atravessar a grande área russa sem que chegasse alguém para finalizar. Primeiro momento de frisson na Luz.
Dez minutos volvidos, o primeiro remate para os encarnados, com Rafa a disparar de meia distância, mas sem a melhor direção. Pressionante, intenso, determinado... muito bem o Benfica na partida!
Aos 24', esteve à vista o primeiro das águias! Cruzamento na esquerda e Pizzi, em dois momentos, remata forte, mas a redondinha, primeiro, acaba bloqueada por um adversário, e à segunda sai por cima da trave. Na sequência do canto, mais um momento de perigo, aliás, vários, com o Benfica a carregar, carregar... e a formação moscovita, com muitas dificuldades, a aguentar.
Meia hora de jogo e já só dava Benfica, com o 12.º jogador a ser fulcral! Que saudades tínhamos! Até ao intervalo, domínio da formação comandada por Jorge Jesus, mas sem conseguir capitalizar... e o primeiro remate enquadrado do Spartak aos 44', com Odysseas a resolver com segurança. 69 por cento de posse de bola versus 31, com as águias por cima em todas as variantes do jogo.
Reatar, e Jorge Jesus a mexer no xadrez, mas a manter a tática, com Morato a surgir no lugar de Vertonghen. Spartak mais atrevido, obrigado a fazer algo rapidamente para tentar inverter o rumo da eliminatória, perante um Benfica a controlar, a dominar, mas com alguma falta de assertividade no momento de matar o lance.
Depois de uns ameaços, finalmente o golo, aos 57'! Trabalho do coletivo, com Rafa a acelerar e Diogo Gonçalves na ala direita a servir. Rafa rematou, não teve sucesso, e João Mário, em zona central, a aproveitar a bola "devolvida" por um defensor e a rematar para o 1-0 e para o seu primeiro golo de águia ao peito.
Ampliada a vantagem na eliminatória para 3-0, Jorge Jesus levou a cabo várias alterações (65'): saídas de Pizzi e Gonçalo Ramos, entradas de Everton e Yaremchuk, este último em estreia absoluta.
E foi precisamente através do recém-entrado Everton que o Benfica dispôs de soberana oportunidade para dilatar (74'). Movimento de rutura nas costas da defesa russa, e o internacional brasileiro, com tudo, no frente a frente com o guardião adversário, a rematar de forma poderosa, mas por cima da trave.
Aos 77', nova alteração, com Diogo Gonçalves a sair para dar lugar a Gilberto e, com o ritmo da partida a decair, entrada de Taarabt para a saída de Rafa (86').
Ao cair do pano, a sentença final, não que houvesse dúvidas! Entendimento entre João Mário e Yaremchuk, com o reforço ucraniano a mostrar serviço. Disparo portentoso, a bola ainda embateu em dois adversários antes de morrer no fundo das redes e a UEFA (num segundo momento) atribuiu o tento a Gigot, mas o remate levava fogo e selo de golo!
Triunfo, por 2-0 no jogo, 4-0 no cômputo das duas mãos: justo, da melhor e mais competente equipa nesta 3.ª pré-eliminatória da Champions. O Benfica foi sempre superior, dominou, foi consistente e categórico e soube sempre jogar com a exigência dos diferentes momentos.
Com este resultado, missão cumprida! O Benfica garante assim presença no play-off da Liga dos Campeões onde vai encontrar o PSV Eindhoven (Países Baixos), que eliminou o FC Midtjylland (Dinamarca). As águias começarão a ronda no Estádio da Luz, no dia 18 de agosto (quarta-feira, 20h00), sendo que a segunda mão terá lugar a 24 de agosto (terça-feira, 20h00 lusas), fora de portas.
Antes, regresso à Liga Bwin. O Benfica recebe o Arouca, em partida da 2.ª jornada da prova, num jogo agendado para as 18h00 de sábado, dia 14 de agosto.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024