Hóquei em Patins

07 fevereiro 2021, 20h10

Benfica-Sanjoanense

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Início fulgurante, ímpeto notório e jogadas de manual por parte do Benfica... As águias regressaram, fizeram o que melhor sabem e garantiram um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal de hóquei em patins, após vencerem a AD Sanjoanense por 2-5.

A pressão alta das águias foi notória desde o início do desafio e foi uma questão de tempo até chegar o primeiro golo da partida. Marlene Sousa, aos 7', trabalhou bem por detrás da baliza, enquadrou-se, fez a picadinha e Flor, ao segundo poste, encostou para o golo (0-1). O segundo tento do jogo, e do Benfica, é daqueles que podiam vir nos livros da modalidade. Aos 12', Maria Sofia Silva partiu para a jogada individual, trocou as voltas a duas adversárias, entregou a Marlene Sousa e a capitã das águias só teve de empurrar para o 0-2

O ímpeto encarnado era notório e as comandadas de Paulo Almeida aproveitavam para capitalizar. Se na primeira tentativa não funcionou, na segunda a história foi outra... Marlene Sousa aproveitou uma defesa incompleta da guardiã da AD Sanjoanense, voltou a rodar por trás da baliza, virou rapidamente e rematou para o golo (0-3 aos 15'). 

O quarto tento benfiquista surgiu aos 21'. Uma triangulação perfeita entre Marlene Sousa, Flor e Beatriz Figueiredo. Marlene percebeu a desmarcação da jogadora argentina e colocou a bola em Flor. A camisola 9 das águias recebeu e rapidamente fez a assistência. Um passe certeiro que encontrou Beatriz Figueiredo ao segundo poste. A hoquista de 23 anos disparou de primeira e partiu para as celebrações (0-4). A AD Sanjoanense respondeu, através da marca de grande penalidade, nos momentos seguintes (21'). Renata, no frente a frente com Maria Vieira, rematou rasteiro com o esférico a entrar junto ao poste esquerdo (1-4). 

Na segunda parte ainda houve tempo para se assistir a mais dois remates certeiros. Um golo para cada emblema. Aos 37', Maria Inês Ferreira avançou pelo flanco direito, não sofreu oposição das jogadoras da Luz, e assistiu Joana Rodrigues para o golo (2-4). Marlene Sousa fechou o marcador aos 38'. A atleta do Clube da Luz, posicionada fora da área, no lado direito, enviou uma bola enrolada que ainda bateu no stick de uma defesa contrária e acabou por trair a guardiã visitada.

Até ao término da partida as águias geriram a vantagem a seu bel-prazer, garantiram a vitória e carimbaram o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal de hóquei em patins.

Pedro Alegria

DECLARAÇÕES

Pedro Alegria (treinador adjunto do Benfica): "Primeiro que tudo dar os parabéns à Sanjoanense. Cada vez mais tem uma equipa mais aguerrida e é muito complicado ultrapassá-la neste recinto. O objetivo foi alcançado, começámos a trabalhar na terça-feira depois de uma paragem longa devido à COVID-19, mas o importante era chegar à final four. Quero dar também os parabéns à minha equipa. São umas autênticas guerreiras e souberam aproveitar quando tivemos oportunidades. O Benfica é isto, é uma equipa aguerrida."

AD Sanjoanense-Benfica, 2-5

FICHA  
Local Pavilhão dos Desportos São João da Madeira
Cinco inicial do Benfica Maria Vieira, Beatriz Figueiredo, Flor, Maria Sofia Silva e Marlene Sousa
Ao intervalo 1-4
Marcadoras do Benfica Flor (7'), Marlene (12', 15' e 38') e Beatriz Figueiredo (21')

Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Hóquei