Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
É a primeira vez que se encontram na 1.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol.
16 setembro 2020, 19h13
Jogadores do Benfica
Depois de uma época atípica e atribulada – a Liga NOS 2019/20 só terminou a 26 de julho –, o Benfica vai estrear-se na nova edição da competição no reduto do FC Famalicão, uma das surpresas da temporada anterior e que terminou no sexto posto da classificação, muito perto dos lugares europeus… Vinte e cinco anos depois, os minhotos conseguiram uma classificação histórica, ficando a um singelo ponto de chegar à Liga Europa.
Famalicão e Benfica registam, entre si, sete encontros disputados no Minho a contar para o Campeonato, o primeiro em 1947, que terminou com uma vitória que não deixou dúvidas… Os encarnados saíam, a 11 de maio, do terreno da formação famalicense com uma vantagem de quatro golos (1-5), assinados por Arsénio (7') – o primeiro jogador na história do Benfica a marcar frente ao FC Famalicão –, Vítor Baptista (33' e 35'), Rogério Pipi (83') e Espírito Santo (86').
PRIMEIRO ENCONTRO NO MINHO REMONTA A 1947
A vitória das águias é, aliás, o resultado mais comum entre estas duas equipas, sendo que o Famalicão conseguiu evitar a derrota por três vezes. Contas feitas, em sete partidas, o Benfica bateu o Famalicão em quatro ocasiões (57%), empatou por duas vezes e saiu derrotado uma única vez, há 48 anos…
O Benfica apresenta um saldo de 15 golos marcados – numa lista onde estão inscritos os nomes de Arsénio, Vítor Baptista, Rogério Pipi, Espírito Santo, Nené, Valdo, César Brito, António Pacheco, Abel Xavier, João Vieira Pinto, Isaías, Rui Águas, Vítor Paneira e Pizzi – e apenas 5 sofridos.
Depois do sexto lugar na edição 2019/20 do escalão máximo do futebol português, uma época que marcou o regresso ao convívio com os grandes, João Pedro Sousa quer "fazer o melhor" pelo Famalicão. E, para isso, o técnico muniu-se de um plantel cheio de caras novas, depois da partida de mais de metade do grupo de trabalho.
Saídas no Famalicão: Rafael Defendi (Farense), Thibang Phete (Belenenses SAD), Pedro Gonçalves (Sporting), Hugo Gomes (Estoril), Lionn; fim dos empréstimos: Fábio Martins (SC Braga), Racine Coly (OGC Nice), Roderick Miranda (Wolverhampton), Vaná Alves (FC Porto), Uros Racic (Valência FC), Nicolás Schiappacasse (Atlético Madrid B), Josh Tymon (Stoke), Nehuén Pérez (Atlético Madrid), Álex Centelles (Valência CF), Diogo Gonçalves (SL Benfica) e Ibrahim Cissé (OGC Nice B). Até ver, o avançado espanhol Toni Martínez, segundo melhor marcador da equipa na temporada passada, mantém-se no plantel.
João Pedro Sousa teve então como missão construir um plantel quase de raiz. Para isso, a formação de Famalicão foi ao mercado abastecer-se para todos os sectores.
ENTRADAS NO FAMALICÃO | GUARDA-REDES: Zlobin (Benfica); DEFESAS: Alexandre Penetra (Benfica), Henrique Trevisan (Ponte Preta, Brasil), Abdul Ibrahim (Chaves), Babic (Estrela Vermelha), Daniel Morer (Barcelona B), Nemanja Perovic (Iskra, Montenegro), Calvin Verdonk (Feyenoord); MÉDIOS: Andrija Lukovic (Rakow, Polónia), Diego Batista (Benfica), Francisco Saldanha (Benfica), Bruno Jordão (Wolverhampton, empréstimo), Joaquín Pereyra (Rosário Central, empréstimo); AVANÇADOS: Carlos Valenzuela (Barracas Central), Jhonata Robert (Grémio B).
Desde a temporada 2016/17 que o Benfica não iniciava o Campeonato Nacional fora de casa. A 13 de agosto de 2016, os encarnados jogaram no terreno do CD Tondela, de onde saíram com um triunfo por 0-2 (golos de Lisandro López, 39', e André Horta, aos 90'+3').
Benfica e Famalicão dão o pontapé de saída no arranque oficial da Liga NOS 2020/21 já nesta sexta-feira (18 de setembro). O duelo está agendado para as 19h00, no Estádio Municipal de Famalicão, com arbitragem de Luís Godinho.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Twitter Oficial FC Famalicão
Última atualização: 21 de março de 2024