Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Jovem avançado formado no Benfica saiu do banco aos 85' e contribuiu com dois golos no triunfo por 0-4 no reduto do Aves na 33.ª jornada da Liga NOS.
22 julho 2020, 00h01
Jogadores do Benfica comemoram um dos golos apontados por Gonçalo Ramos
A tempestade que se abateu furiosamente sobre a equipa avense nos últimos tempos (com SAD e clube desavindos), e que colocou em dúvida, quase até à última, a realização deste encontro, motivou um minuto de protesto dos nortenhos. Após o apito inicial do árbitro António Nobre, durante 60 segundos a bola circulou apenas entre os elementos do onze titular das águias, com os jogadores do Aves estáticos, paralisados no relvado como forma de contestação pelo que têm vivido nesta época.
O jogo começou a valer quando se entrou no segundo minuto... e o primeiro golo surgiu aos quatro. Rúben, na linha defensiva do Benfica (que teve Svilar na baliza), abriu para o flanco direito, servindo a ação de Pizzi, que rapidamente procurou explorar a desmarcação de Rafa, isolando o camisola 27 com um passe comprido. No cara a cara com Sheytanov, o internacional português, de volta à titularidade, puxou a bola para o lado direito e acertou nas redes (0-1). Foi o 7.º golo de Rafa e a 13.ª assistência de Pizzi na Liga NOS 2019/20!
Pizzi esteve na génese de novo lance perigoso no ataque das águias. Pela direita, o camisola 21 cruzou para o cabeceamento de Vinícius, que levou a melhor no duelo com os centrais, mas errou a baliza (15'). Rafa também se fez protagonista ao minuto 19, rasgando pela esquerda e entregando o esférico a Chiquinho, que, no interior da grande área, rematou com o pé canhoto para defesa de Sheytanov.
Uma iniciativa de Banjaqui pelo lado direito do Aves terminou com um remate ameaçador, mas o guarda-redes Svilar, muito atento, mergulhou e sacudiu o esférico junto ao poste mais próximo, afastando para canto (33').
Com o aviso avense, o Benfica voltou a esticar o seu jogo e aproximou-se das redes do anfitrião. Florentino (outro regresso à titularidade) ensaiou um remate de meia distância, mas à figura de Sheytanov (36'). O guarda-redes do conjunto nortenho brilhou de novo aos 39', voando para suster a bola rematada por Pizzi "do meio da rua". O resultado da primeira parte estava feito.
O Benfica arrancou com pressa na segunda metade do desafio. Pressa de criar ataques, de chegar à área do Aves, de rematar, de gerar oportunidades de golo.
Vinícius desaproveitou a hipótese de faturar o 0-2 aos 47' (num passe de bandeja de Chiquinho, forte na recuperação de bola na área avense); André Almeida quase desfeiteava o guardião Sheytanov aos 48', no culminar de uma jogada bem recortada no relvado; e Pizzi, aos 50', chutou dentro da área e viu a trajetória da bola ser alterada pelo braço esquerdo de Bruno Morais. Penálti!
O castigo máximo, assinalado pelo árbitro António Nobre, teve validação por parte do videoárbitro Tiago Martins. Da marca dos 11 metros (52'), Pizzi foi gélido na execução e bateu o guarda-redes (0-2). O internacional português alcançava assim o seu 18.º golo neste Campeonato, igualando o seu companheiro Vinícius como melhor marcador da competição!
Mais intenso e desenvolto na explanação do seu futebol, o Benfica foi carregando sobre a área do Aves. Com uma bela execução técnica, Vinícius armou um remate de fora da área e Sheytanov respondeu com uma estirada a negar o terceiro golo às águias (62').
Nos encarnados, o livro das substituições foi aberto ao minuto 64. Nélson Veríssimo reformulou o ataque, trocando Vinícius e Chiquinho por Seferovic e Dyego Sousa.
Uma combinação bem desenhada na frente, aos 71', permitiu a Rafa infiltrar-se na esquerda e cruzar para o amortecimento de Seferovic na direção de Pizzi, que, em ótima posição para visar a baliza, não conseguiu concluir como queria e bisar na partida.
Nova modificação foi introduzida na equipa do Benfica ao minuto 78: saiu Rafa, entrou Jota. E, já depois de uma tentativa de Dyego Sousa para ampliar o score (82'), Nélson Veríssimo mudou mais duas peças (85'): Gabriel e Pizzi foram rendidos por Samaris e Gonçalo Ramos, jovem atacante formado no Clube em estreia absoluta pela equipa principal.
E que história tem Gonçalo Ramos para contar: aos 87', na primeira movimentação na área, soltou-se para atacar o primeiro poste na sequência um livre lateral cobrado à esquerda por Nuno Tavares e, com um toque habilidoso, anotou o 0-3. Um sonho para este jovem de 19 anos, que voltaria a gritar "golo" antes que o pano caísse. Aos 90'+3', surgindo um pouco descaído para a direita no ataque, Gonçalo Ramos recebeu um passe de Dyego Sousa, entrou na área e rematou para o 0-4.
A Liga NOS 2019/20 termina no fim de semana que vem. O Benfica, com o segundo lugar já garantido como classificação final, despede-se desta edição do Campeonato no sábado com a receção ao rival Sporting. O pontapé de saída do dérbi no Estádio da Luz está agendado para as 21h15 de sábado (25 de julho).
Texto: João Sanches
Fotos: David Martins / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024