Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Entre golos e assistências nas várias frentes, a influência direta dos avançados Vinícius e Seferovic salta à vista na campanha do Benfica em 2019/20.
24 janeiro 2020, 11h52
Seferovic e Vinícius
Aos 24 anos, o ponta de lança brasileiro, reforço para esta época, dá cartas na frente de ataque encarnada, sendo o segundo melhor marcador da Liga NOS – atrás de Pizzi –, com 11 golos. Formado no Santos, chegou a Portugal para representar o Real Massamá na II Liga. Deu nas vistas o suficiente para o Nápoles o contratar. Foi emprestado ao Rio Ave e, agora num registo competitivo diferente, fez o gosto ao pé por 14 vezes em 20 presenças.
Antes de chegar à Luz, Vinícius ainda passou pelo Mónaco, mas foi nas águias que libertou o seu talento. E não demorou muito tempo a acontecer! Logo na ronda inaugural, com o Paços de Ferreira, entrou a tempo de fazer o 5-0 final.
Continuou a ser opção para Bruno Lage e foi fundamental na 7.ª jornada da Liga portuguesa. Receção ao V. Setúbal, e um jogo que estava complicado de resolver... Vinícius entrou aos 59’ para desatar o nó aos 63’, depois de um bom trabalho dentro da grande área. Injeção de moral para o 95 completada com um bis na Taça de Portugal, com o Cova da Piedade (0-4). O avançado seria depois lançado como titular diante do Portimonense. Resposta? Novo bis!
Entrou o mês de novembro e Vinícius continuou a somar. Fez seis golos em todas as provas (dois deles, na condição de suplente utilizado) e conquistou os prémios de Melhor Avançado e Melhor Jogador da Liga NOS em outubro e novembro. Finalizou o ano de 2019 a faturar. Novo bis no Bessa com o Boavista e remates certeiros com Famalicão e SC Braga, este último a contar para a Taça de Portugal.
Com menos golos, mas com elevado grau de importância na manobra ofensiva do Campeão Nacional aparece Seferovic. O internacional suíço, melhor marcador da última temporada na Liga NOS (23 golos), soma seis tentos em todas as provas, mas alguns deles de carácter decisivo para o resultado.
O camisola 14 começou a temporada a titular e… a faturar. Tal como Vinícius, também Seferovic marcou na ronda inaugural com o Paços de Ferreira. Voltou a festejar na Champions, com o RB Leipzig, entrando no jogo no Estádio da Luz e atirando a contar.
Dias depois, na deslocação a Moreira de Cónegos, o cabeceamento de Seferovic aos 90’+1’ deu três pontos à águia (1-2). Voltaria a deixar a sua marca na Liga dos Campeões, e outra vez como suplente utilizado, diante do Lyon.
Tal como em Moreira de Cónegos, mais recentemente o helvético voltou a ser decisivo. Diante do Rio Ave (3-2) bisou e colocou o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, onde vai medir forças, a duas mãos, com o Famalicão.
O ponta de lança começou o jogo no banco, entrou aos 61’ e faturou aos 64’ e aos 71’, confirmando a reviravolta e a vitória encarnada no desafio.
Os pontas de lança do Benfica não se fazem apenas de golos. Muito compenetrados e comprometidos com o jogo, Vinícius e Seferovic sabem dar a possibilidade aos colegas de marcar quando não podem ser eles a fazê-lo.
Os dois juntos totalizam 11 assistências, sendo que Vinícius conta com oito e Seferovic com três. No Campeonato Nacional, o dorsal 95 estreou-se nos passes para golo diante do Marítimo. No tento inaugural, a assistência para Pizzi foi da sua autoria.
No Estádio do Bessa, frente ao Boavista, para além do bis, ainda teve tempo e visão para assistir Cervi no 1-2, mas o passe para golo mais preponderante foi diante do CD Aves. Na Luz, o Benfica começara a perder, empatara através de uma grande penalidade cometida sobre Vinícius, e o mesmo avançado fez o passe para o remate certeiro – e decisivo – de André Almeida (2-1).
Já o dérbi de Alvalade, com o Sporting, foi desbloqueado por Rafa, mas com influência do brasileiro. Vinícius, na raça, ultrapassou vários adversários leoninos e deixou o esférico para o tiro do 27 para o primeiro golo no jogo.
Na prova-rainha, Vinícius é o rei das assistências, com quatro. Uma foi diante do Cova da Piedade, mas as outras três tiveram carácter decisivo. Com o SC Braga, a sua assistência iniciou a reviravolta; ante os vila-condenses, ambas ajudaram o Benfica a lutar pelo apuramento.
Já o suíço teve ação fulcral diante do Santa Clara, na Liga NOS, pois o passe para o 1-2 saiu dos seus pés para Pizzi. Antes disso, fizera a assistência para o tento de Chiquinho na Supertaça (5-0 ao Sporting) e foi diante do mesmo adversário que recentemente, na noite de 17 de janeiro, assistiu Rafa para o 0-2, no Estádio José Alvalade.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024