Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Com uma exibição cintilante o líder Benfica ganhou por 1-4 em casa do Boavista e alcançou a dúzia de vitórias nesta Liga NOS.
06 dezembro 2019, 23h43
Festejo de um dos golos do Benfica
Impositivo e sempre impulsionado por uma inesgotável energia dos seus adeptos, o Benfica entrou no relvado do Estádio do Bessa a todo o vapor e marcou logo no primeiro minuto, com Pizzi a transformar em golo um passe longo, e bem calculado, de Ferro para as costas da defensiva axadrezada. O lance, porém, foi invalidado por fora de jogo do camisola 21 das águias.
Agarrando no jogo com força e promovendo uma circulação de bola à largura, mas também com combinações em zonas interiores, a equipa benfiquista foi-se chegando à baliza boavisteira. Agressivo nas ações de pressão, o conjunto encarnado retirava oxigénio ao adversário e não o autorizava a esticar-se no terreno.
Ao minuto 30, Chiquinho deu sequência a um roubo de bola em zona adiantada, correu na direção da grande área e foi travado em falta por Obiora, que apenas se preocupou em acertar nas pernas do jogador benfiquista e travá-lo. O árbitro Jorge Sousa, bem colocado, assinalou a competente falta à entrada da área, mas ficou-se pela mostragem do cartão amarelo ao número 4 do Boavista, retendo o vermelho no bolso.
Com a posse de bola a bater nos 72 por cento, as águias atiraram a contar aos 34'. Sobre a faixa direita, Pizzi executou um passe formidável a solicitar a entrada de Vinícius do lado contrário. O avançado recebeu, avançou e disparou de pé esquerdo para dentro da baliza (0-1). Foi a 6.ª assistência de Pizzi na Liga NOS e o 9.º golo de Vinícius.
De um lance aparentemente inofensivo, quando já se avistava o tempo de intervalo, o Boavista empatou a partida.
Marlon, pela esquerda, lançou a bola para dentro da área benfiquista, em busca da movimentação de Stojilijkovic, que cabeceou para o 1-1 a saída de Odysseas.
No fim dos 45 minutos iniciais o Benfica dominava na eficácia de passe [67-81], na posse de bola [35-65] e na percentagem de duelos ganhos [32-68], segundo os dados da plataforma PlaymakerStats.
No começo da segunda parte o Benfica foi ainda mais agressivo, incisivo e contundente nas suas elaborações no meio campo ofensivo, com Gabriel, Taarabt e Chiquinho a operarem na zona central, enquanto Pizzi e Cervi descaíam mais para os flancos.
Chiquinho, ao minuto 51, num excelente remate de fora da área viu Bracali voar e impedir o segundo festejo benfiquista da noite no Bessa. Estava anunciado o segundo golo do Campeão!
Uma vistosa combinação dos encarnados aos 52' colocou Grimaldo no passe para a desmarcação de Vinícius sobre a esquerda da grande área, de onde o avançado cruzou com precisão para o aparecimento de Cervi ao segundo poste (1-2). Apertado por um defensor, o argentino conseguiu empurrar o esférico para o interior da baliza, estreando-se a marcar neste Campeonato (na segunda assistência de Vinícius na prova).
Em vantagem, o Benfica continuou intenso, subido, a querer mais. Volvida uma dezena de minutos (62'), Grimaldo recuperou à frente, endossou o esférico para Vinícius, e este, à entrada da grande área, usou o pé esquerdo para maravilhar os adeptos com um golo de classe (1-3)! O lateral espanhol assinava a quarta assistência na competição, e o reforço brasileiro alcançava o 10.º golo, tornando-se no melhor marcador da Liga NOS ao fim de 13 jornadas.
Bruno Lage reservou as substituições para a derradeira dezena de minutos do encontro. Vinícius, Chiquinho e Pizzi cederam os seus lugares a Seferovic (82'), Samaris (88') e Jota (90'+1').
E foi já em tempo de compensação (90'+2') que o Campeão finalizou o seu show de bola com mais um golo. Grimaldo (5.ª e 6.ª assistência) bateu um livre sobre a ala direita, e Gabriel, mais forte na área num lance aéreo, cabeceou para o 1-4.
O brasileiro apontou o seu primeiro golo nesta edição da Liga NOS, fixando o resultado da 12.ª vitória das águias em 12 jogos do Campeonato (a 30.ª na prova desde que Bruno Lage pegou na equipa em 6 de janeiro de 2019!). Aliás, neste ano civil as águias ganharam todos os jogos disputados fora de portas no Campeonato sob o comando de Lage. É obra!
Num calendário cheio, o Benfica muda de linha competitiva já na terça-feira com a receção ao Zenit na 6.ª e última jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
06 dezembro 2019
As imagens do Boavista vs Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024