Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Factos, curiosidades e vitórias: no reduto do Santa Clara, que o Benfica visita pela 5.ª vez, começou a série de triunfos consecutivos fora de casa sob o comando de Bruno Lage na Liga NOS.
07 novembro 2019, 16h47
Jardel e Gabriel no Santa Clara-Benfica de 2018/19
O registo histórico com o Santa Clara não é vasto e limita-se ao Campeonato Nacional. Ainda assim, há números e curiosidades a extrair. A primeira deslocação a São Miguel aconteceu em 1999/2000, época de estreia dos açorianos no principal patamar do futebol luso. O Benfica, sob o comando de Jupp Heynckes, ganhou por 0-3, naquele que foi o triunfo mais gordo das águias em Ponta Delgada.
O resultado foi feito logo na primeira metade, com os remates certeiros de Maniche (23’), Kandaurov (25’) e Nuno Gomes (44’), num Estádio de São Miguel repleto para ver o Benfica pela primeira vez.
Em 2001/02 houve regresso dos Açores à liga portuguesa. Na jornada 30, o Benfica deslocou-se à casa do Santa Clara e pela primeira vez não saiu de lá vitorioso. O jogo terminou como começou: 0-0.
O regresso aos triunfos nos Açores fez-se na temporada seguinte – 2002/03. Apesar da maior dificuldade, os encarnados venceram por 1-2, com um bis de Simão, aos 42’ e aos 71’, a dar resposta ao tento inicial de João Pedro para os anfitriões. Este foi, aliás, o único bis de um jogador do Benfica nos quatro desafios com o Santa Clara em São Miguel.
Depois desse encontro foi preciso esperar 16 anos pelo regresso do Benfica ao Estádio de São Miguel. A 11 de janeiro de 2019 – na 17.ª jornada –, já sob o comando de Bruno Lage, as águias bateram o Santa Clara, por 0-2. Seferovic inaugurou o marcador aos 22’ e Jardel fechou-o aos 48’, com a curiosidade de o capitão ser o primeiro (e único) defesa a marcar pelo Benfica no reduto dos insulares. Antes, só médios, extremos e avançados tinham alvejado as redes.
Em resumo, em quatro jogos, o Benfica venceu três e empatou um. Apontou sete golos (1,75 por encontro) e sofreu apenas um, sendo que, dos sete marcados, cinco foram na primeira parte e dois no segundo tempo.
Com Bruno Lage no comando, os números da equipa do Benfica na Liga NOS têm sido impressionantes. Um deles cruza-se diretamente com o Santa Clara e com o Estádio de São Miguel. Foi aqui, a 11 de janeiro de 2019, que o treinador teve o primeiro encontro fora de portas para o Campeonato. Desde aí, e até ao último embate, em Tondela, as águias, enquanto visitantes, só sabem ganhar. No total, são 13 vitórias!
Depois de Santa Clara, houve triunfos ante V. Guimarães (0-1), Sporting (2-4), Aves (0-3), FC Porto (1-2), Moreirense (0-4), Feirense (1-4), SC Braga (1-4) e Rio Ave (2-3); em 2019/20, a senda continuou com Belenenses SAD (0-2), SC Braga (0-4), Moreirense (1-2) e Tondela (0-1).
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024