Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Florentino, Rúben Dias e Jota são figuras de destaque em véspera de Liga dos Campeões.
04 novembro 2019, 12h42
Florentino, Rúben Dias e Jota
"O Benfica é o meu clube do coração. Eu venho desde sempre ao Estádio da Luz. Passar uma temporada inteira a ver os jogadores dentro de campo, depois apoiá-los cá fora e ter o privilégio de estar com eles lá dentro é uma sensação indescritível", começou por contar Jota, o assumido "médio-ala" de 20 anos em declarações ao Magazine da UEFA.
"Um jogador do Benfica deve saber jogar com a pressão, que é uma pressão saudável, mas que isso não nos limite dentro e fora do campo. Ao longo do tempo têm sido criadas muitas ferramentas para todos nós conseguirmos estar o mais confortáveis possível, podermos ser capazes de jogar a Champions League e depois passar para patamares mais altos. Acho que nisso o Benfica tem feito um trabalho fantástico e a história comprova-o", acrescentou Jota, ele que vai na 13.ª temporada com a camisola do Benfica.
Um sonho partilhado por Florentino, médio-centro de 20 anos e companheiro de equipa de Jota desde 2010, que, nove anos depois de ter chegado ao Benfica, se sagrou Campeão Nacional pela equipa principal.
"É um sonho, desde pequeno tive o objetivo de jogar no Estádio da Luz. Partilhei o balneário com jogadores que via desde pequenos e eram meus ídolos, minhas referências. Tentava sempre aprender com eles. Agora partilho o balneário com eles…", comentou.
"Ainda hoje me lembro do primeiro treino que fiz com o Jota. Estávamos a fazer exercícios de uma equipa contra a outra. Eu ainda não o conhecia bem. Como é um jogador que faz muitas simulações, vai à linha e tranca, eu fui lá e fiz-lhe um carrinho que foi até lá ao fundo. Logo no primeiro treino, o Jota tinha-me feito uma finta na linha de fundo. Desde aí comecei a ter mais contenção com ele", contou entre risos.
Rúben Dias – que recentemente chegou aos 100 jogos pela equipa principal do Benfica – recordou o percurso de águia ao peito iniciado em 2008 e destacou a importância de uma prova como a UEFA Youth League.
"Quando no escalão de juniores tens a oportunidade de ter a tua Champions e de a meio da semana treinares com a bola da Champions... para mim significava muito. Aqueles três ou quatro dias em que podíamos treinar com a bola da Champions sentíamos que estávamos realmente numa mini-Champions…", revelou.
"Quando passaste uma formação inteira a crescer com companheiros ao teu lado que têm a mesma filosofia do que tu, isso também se traduz dentro de campo. Dessa maneira facilita muito o trabalho lá dentro", referiu o defesa-central de 22 anos, que faz parte de um extenso lote de jogadores formados no Benfica Campus.
"Esta Champions não nos estava a correr como queríamos. Mesmo em anos anteriores, agora recentemente, não estávamos a conseguir estar ao nível que queríamos. Acho que o jogo com o Lyon [no Estádio da Luz] foi muito importante porque, passo a passo, como sempre, foi uma vitória muito importante, talvez a dar-nos o caminho a seguir", rematou o internacional português em vésperas de novo encontro com os franceses (terça-feira, às 20h00, em Lyon).
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024