Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Contratação do SL Benfica tem vasta experiência em contextos de excelência no futebol profissional e um passado fortemente ligado ao processo de formação de jovens jogadores.
01 julho 2019, 21h00
Jorge Maciel no Caixa Futebol Campus
Nas últimas duas épocas, foi treinador adjunto de Miguel Cardoso no RC Celta (Espanha), FC Nantes (França) e Rio Ave FC, tendo contribuído para a qualificação dos vila-condenses para a Liga Europa em 2017/18. De resto, trata-se de um feito que já havia conseguido anteriormente, enquanto adjunto de Lito Vidigal no FC Arouca (onde esteve entre 2015 e 2017) e no CF "Os Belenenses", clube que representou entre 2013 e 2015.
O percurso no futebol profissional estende-se ainda aos trabalhos desenvolvidos enquanto adjunto no Al Ittihad Tripoli (Líbia), Al Dhafra FC (Emirados Árabes Unidos) e Sanat Naft FC (Irão).
Contudo, foi no futebol de formação que tudo começou, enquanto treinador principal na Academia Bragafut, FC Porto (Dragon Force), CATEL e Gil Vicente, onde também assumiu funções de coordenação.
Em declarações à BTV, Jorge Maciel deu conta das primeiras sensações no início desta nova e exigente etapa. "Fazer parte de uma estrutura de referência em Portugal e no futebol mundial é um orgulho enorme, uma responsabilidade daquelas que gostamos de ter. Chego com a ambição de poder aportar e também receber muita coisa de uma estrutura como o Benfica, com know-how e provas mais do que dadas de que é um clube de referência na formação e no desporto em geral", partilhou o treinador.
"Na formação o maior desafio é metermo-nos na cabeça dos miúdos, que muitas vezes não pensam com os nossos conceitos. Pensam igual a nós, mas a forma como verbalizam e exteriorizam é diferente. O nosso esforço é conseguirmos meter-nos na cabeça deles, partir sempre do que são para aquilo que pretendemos que sejam. Esse foi, talvez, o ensinamento da formação que levei para os seniores e que mais me valeu", assumiu o técnico, recordando o trajeto percorrido até à entrada no Benfica.
Jorge Maciel licenciou-se em Desporto e Educação Física (Especialização em Futebol) pela Universidade do Porto e conta ainda com as licenças "UEFA A" e "UEFA Elite Youth".
Aos 33 anos, Jorge Maciel vai agora aportar estas vivências a um novo e aliciante desafio: regressar ao papel de treinador principal integrado na estrutura do Futebol de Formação do SL Benfica e liderar o projeto Sub-23 do Clube, de vital importância para o desenvolvimento de jovens jogadores numa etapa de transição para o Futebol Profissional.
"Os Sub-23 são um espaço criado há muito pouco tempo, uma competição muito bem-sucedida, tanto na Liga [Revelação] como na Taça, e que despertou muita curiosidade. O Benfica, uma vez mais na vanguarda, a dar o exemplo, mantendo três equipas seniores, digamos assim, porque percebeu que este espaço é necessário para a valorização dos seus talentos, para o desenvolvimento e maximização dos seus recursos humanos, que tem aqui um espaço de maturação mais serena e de perceção interna do real potencial dos seus talentos", avaliou Jorge Maciel.
"É um espaço muito interessante para a estrutura e para os próprios jogadores. É uma Liga muito feliz e mais um projeto muito capaz da formação do Benfica", acrescentou o treinador, cuja vontade de servir o Clube também foi influenciada pela forma como o mesmo aproveita os seus jovens valores.
"Quando se percebe que um clube pensa as coisas de uma forma diferente, articulada, de cima a baixo e que a relevância do que se passa não tem patamares de distinção, isso pesa muito no que é o nosso compromisso, a nossa responsabilidade, o nosso desejo de corresponder ao desafio. O Benfica é o Benfica, um todo", constatou Jorge Maciel.
"O meu grande compromisso é com a estrutura e por inerência com os adeptos. Serei mais um a tentar aportar aquilo que é consentâneo com a dimensão do Benfica. É um desafio muito interessante para quem pretende proporcionar coisas diferentes às pessoas e que sente que pode receber muito do know-how do Clube e do seu património", salientou o treinador.
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024