Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica recebe o Sporting às 19h00 de sábado. O Site Oficial mostra-lhe o que se passa do outro lado da barricada.
23 agosto 2018, 10h02
Bas Dost
Para trás fica o processo que levou à queda da direção presidida por Bruno de Carvalho, a saída do treinador Jorge Jesus e a sua substituição por José Peseiro – ele que liderou os leões em 2004/05 e no arranque de 2005/06 – e a polémica das rescisões de contrato de nove elementos do plantel, das quais três acabariam por ser revertidas (Bruno Fernandes, Bas Dost e Battaglia).
Entretanto, novas caras chegaram ao plantel dos verdes e brancos. Experiência aliada à juventude, com uma média de idades situada na casa dos 27 anos. Emiliano Viviano (Sampdória), Renan Ribeiro (Estoril-Praia), Marcelo (Rio Ave), Jefferson (Braga), Bruno Gaspar (Fiorentina), Matheus Pereira (Chaves), Nani (Lázio), Carlos Mané (Estugarda), Raphinha (V. Guimarães), Jovane Cabral (Sporting B), Luc Castaignos (Vitesse) e Abdoulay Diaby (Club Brugge) são novos rostos no elenco, entre contratações e regressos de empréstimos.
Mas não só por chegadas ficou marcada a janela de transferências de verão. O Sporting viu sair Rui Patrício, William Carvalho, Gelson Martins, Rúben Ribeiro, Rafael Leão, Podence – jogadores que rescindiram –, Piccini (transferido) e ainda Fábio Coentrão, cujo empréstimo do Real Madrid terminou.
Ainda numa fase muito prematura do Campeonato Nacional, a formação de José Peseiro conta, tal como o Benfica, com duas vitórias noutros tantos jogos. A estreia foi em Moreira de Cónegos, onde os leões venceram por 1-3 (depois de um empate a uma bola ao intervalo), sem uma exibição de encher o olho.
Num esquema tático de 4x4x1x1 – que tem em Bruno Fernandes o apoio a Bas Dost no ataque do Sporting –, José Peseiro promoveu uma estreia oficial em 2018/19: Nani. Quem também estava inscrito no onze titular era o reforço Emiliano Viviano, que se lesionou no aquecimento, acabando por ser substituído por Salin na ficha de jogo.
Além de Salin e Nani, José Peseiro incluiu ainda Jefferson (regressado do Braga) no onze. Ristovski e Petrovic, segundas linhas em 2017/18, também foram titulares. Jovane Cabral e Raphinha, outras novidades do elenco, entraram na segunda parte.
Onze titular: Salin; Ristovski, Coates, Mathieu e Jefferson; Petrovic, Battaglia e Bruno Fernandes; Nani (70’ Raphinha), Acuña (70’ Jovane Cabral) e Bas Dost.
O guarda-redes Salin foi também opção para o segundo duelo (Vitória de Setúbal), onde José Peseiro efetuou apenas uma troca no meio-campo leonino: saiu Petrovic, que começou no banco de suplentes, e entrou o croata Josip Misic, outra segunda linha em 2017/18.
Aqui, Nani foi o decisor da partida com dois golos (2-1). Com o jogo empatado e sem desatar, a entrada de Jovane Cabral voltou a fazer a diferença (assistiu para o segundo golo), tal como sucedera em Moreira de Cónegos (conquistou penálti que possibilitou o 1-2).
Onze titular: Salin; Ristovski, Coates, Mathieu e Jefferson; Misic (59’ Jovane Cabral) e Battaglia; Nani (85’ Petrovic), Bruno Fernandes e Acuña; Bas Dost (46’ Montero).
Com apenas duas jornadas disputadas, os leões têm mostrado, neste início de temporada, que os passes (certos) são mais-valia. Uma média de 322 passes por jogo nos dois primeiros encontros da Liga NOS (261,5 precisos), segundo os dados da plataforma Wyscout.
No ataque, se, na primeira jornada, 8 dos 11 remates foram à baliza do Moreirense, no segundo jogo, os leões ficaram aquém desses números. Em 16 remates, apenas 4 foram na direção do alvo.
E por falar em ataque, para sábado, a única grande dúvida até à antevéspera (quinta-feira) é Bas Dost. O avançado holandês – que na época passada marcou 34 golos em 49 partidas oficiais (27 tentos em 30 jornadas da Liga NOS) e foi o segundo melhor marcador da competição, atrás de Jonas –, está ainda a contas com um problema muscular na perna direita. No jogo com o V. Setúbal sentiu algumas dores, tendo sido substituído ao intervalo por Montero.
Abdoulay Diaby (avançado/extremo) e Gudelj (médio) são os mais recentes reforços. Estão sem ritmo.
O dérbi da 3.ª jornada da Liga NOS joga-se este sábado, dia 25 de agosto, às 19h00, no Estádio da Luz. Os bilhetes estão à venda.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Liga Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024