Futebol

25 março 2019, 21h54

Portugal-Sérvia

Rafa

Portugal e Sérvia empataram (1-1), esta segunda-feira, no Estádio da Luz, em jogo da 2.ª jornada da fase de qualificação para o Euro 2020. A Seleção Nacional criou oportunidades suficientes para garantir os três pontos, mas falhou a finalização, num jogo com alguma polémica à mistura.

Com João Félix a adiar a estreia pela Seleção A, Fernando Santos promoveu três alterações em relação ao jogo com a Ucrânia: saíram Rúben Neves, João Moutinho e André Silva para as entradas de Danilo, Rafa e Dyego Sousa. 

Logo aos 4’, Portugal desperdiçou a oportunidade de se colocar em vantagem no marcador. William Carvalho tinha tudo para meter a bola no fundo da baliza de Dmitrovic, mas atirou ao lado.

[PENÁLTI] A Sérvia reagiu à ameaça, respondeu e, aos 6’, beneficiou de uma grande penalidade, na sequência de uma falta cometida por Rui Patrício sobre Gacinovic.

[GOLO: 0-1] Tadic foi chamado a converter (7') e, no frente a frente com o guarda-redes português, não desperdiçou.

Portugal-Sérvia

Em apenas 7 minutos, mais três grandes oportunidades para Portugal: primeiro foi Cristiano Ronaldo, travado por Dmitrovic (8’); depois Rafa – por duas vezes – muito perto de empatar (11' e 15').

Portugal ia pressionando para conseguir chegar ao golo do empate, perante uma formação sérvia – a realizar a estreia no apuramento, depois da folga na primeira jornada – que ia optando por circular a bola com paciência.

Quase a atingir a meia hora de jogo (29'), Cristiano Ronaldo – queixoso após um sprint num contra-ataque – saiu para dar lugar a Pizzi.

[GOLO: 1-1] Portugal chegou ao empate aos 42', com um golaço de Danilo. O médio português disparou e a bola só parou no fundo das redes da baliza de Dmitrovic.

Portugal-Sérvia

[INTERVALO: 1-1] O árbitro polaco Szymon Marciniak concedeu mais 3 minutos para jogar, mas o resultado não se alterou. Apesar das oportunidades, Portugal pecou na finalização. Sofreu um golo cedo, mas respondeu e conseguiu levar o empate para o intervalo.

Entrou a todo o gás a Sérvia na segunda parte. Nemanja Radonjic tentou de longe o remate, aos 50’, mas a bola saiu ao lado.

Respondeu o conjunto de Fernando Santos com Danilo a arriscar novo remate de longe, aos 57’, mas a bola saiu muito por cima.

Depois da entrada do jogador sérvio do Benfica, Zivkovic, para o lugar de Lazovic, Portugal teve o golo nos pés aos 71’. Oportunidade flagrante perante um autêntico muro chamado Dmitrovic. Grande confusão na pequena área da Sérvia, mas a bola não quis entrar.

Aos 73’, assinalada grande penalidade a favor de Portugal – após Rukavina tocar na bola com a mão depois de um cabeceamento de André Silva –, mas o árbitro voltou atrás com a decisão depois de falar com o assistente, sob muitos protestos de jogadores e adeptos no Estádio da Luz. As imagens não deixam dúvidas...

Portugal-Sérvia

Portugal bem ia procurando o golo, mas encontrava sempre alguém pela frente. Aos 85’ foi Pizzi a tentar a sorte: depois de um sprint de Rafa, Pizzi atirou contra um adversário.

Já para lá do tempo regulamentar (90’+1’), Portugal – a dominar por completo os segundos 45 minutos – continuava a acreditar. Uma bomba de Raphael Guerreiro fez levantar as bancadas do Estádio da Luz, mas a bola foi à malha lateral.

[RESULTADO FINAL: 1-1] Muita vontade, muita garra, mas faltou a finalização perante ocasiões atrás de ocasiões. Prevaleceu o empate até ao final.  

A Seleção Nacional tem agora dois pontos somados em dois duelos do Grupo B, a dois de distância da Ucrânia (líder). Luxemburgo, com 3, Sérvia, com 1, e Lituânia, igualmente com 1, estes dois últimos com apenas um jogo, completam o agrupamento.

Portugal só voltará a jogar a qualificação para o Europeu 2020 a 7 de setembro, novamente contra a Sérvia.

Onze inicial de PORTUGAL: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; Danilo, William Carvalho, Bernardo Silva; Rafa (84' Gonçalo Guedes), Cristiano Ronaldo (29' Pizzi) e Dyego Sousa (57' André Silva).  

Suplentes não utilizados: José Sá, Beto, José Fonte, João Moutinho, João Mário, Diogo Jota, Gonçalo Guedes, Rúben Neves, Mário Rui e Nélson Semedo.

Onze inicial da SÉRVIA: Dmitrovic, Rukavina, Milenkovic, Spajic, Mladenovic, Maksimovic, Gacinovic (21' Radonjic) Ljajic (87' Savic), Tadic, Lazovic (69' Zivkovic), Mitrovic.

Suplentes não utilizados: Rajkovic, Vasiljevic, Gajic, Jovic, S. Mitrovic, Veljkovic, Lukic, Jovicic e Pavkov.

Portugal-Sérvia

“Mais um golo era justo por tudo o que produzimos neste jogo”

Pizzi: “Foi um lance claro – toda a gente viu – em que a bola foi à mão. O árbitro assinala grande penalidade e é o fiscal de linha do lado contrário que acaba por dizer que não é. É uma decisão injusta, mas não nos podemos lamentar em relação a isso. São coisas que não podemos controlar. O que podemos controlar é dentro de campo e acho que fizemos um bom trabalho. Faltou apenas fazer mais um golo e acho que era justo por tudo o que produzimos neste jogo.”

“Pela frente também apanhámos um bom adversário, com bons jogadores, jogadores de alta qualidade que jogam nas melhores equipas do Mundo. Eles fecharam-se bem lá atrás, bons e fortes na saída do contra-ataque e na bola longa para o ponta de lança.”

“Saímos daqui com a cabeça levantada. Tristes pelo resultado, mas de consciência tranquila porque fizemos de tudo para ganhar o jogo. Infelizmente faltou, mais uma vez, aquela pontinha de sorte.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas