Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Como a Imprensa internacional descreveu e adjetivou a vitória que apurou o Benfica para os quartos de final da Liga Europa.
15 março 2019, 04h50
Ferro, Jonas e Grimaldo
No Brasil, o "Lance" realçou o "domínio" dos encarnados, que, no entanto, "não foram capazes de converter essa superioridade em golos" na primeira parte do desafio que teve lugar no Estádio da Luz na noite de quinta-feira.
O site brasileiro "Trivela" fez notar que "a proposta defensiva" da equipa croata funcionou até aos 71', "quando apareceu o grande personagem, não apenas do jogo, mas das últimas temporadas do Benfica": Jonas, a fera dos golos. "Com um movimento rápido, chutou com a bola no ar, marcando o golo que o Benfica precisava", descreveu.
Já o inglês "Daily Mail" foi ainda mais enfático e expressivo na análise, apontando os holofotes aos defesas que assinaram o segundo e terceiro golos do Benfica: "Dois tiros impressionantes de Ferro e Alex Grimaldo garantem apuramento."
A mesma publicação valorizou a forma como Ferro descobriu uma brecha para, com um remate "brilhante", colocar a bola dentro das redes do campeão croata, e também destacou a qualidade de execução de Grimaldo, que no 3-0 fez a bola "voar" como "um míssil teleguiado" para o canto superior da baliza, deixando o guarda-redes Livakovic "colado ao relvado".
O diário desportivo francês "L'Équipe" sublinhou o 1-0 como o momento do jogo em que o Benfica "finalmente encontrou uma brecha", fruto de uma assistência de Pizzi para um "chuto imparável" de Jonas.
O Benfica, "muito melhor ofensivamente, mais empreendedor e determinado, foi recompensado pelo seu esforço" para superar o Dínamo, resumiu o "L'Équipe", acrescentando: "Os croatas, sem quaisquer argumentos no ataque, resistiram durante 70 minutos, caindo por completo no prolongamento."
Na vizinha Espanha, o jornal "Marca" titulou: "Jonas e dois golaços de Ferro e Grimaldo tombaram o Dínamo Zagreb." Depois do "disparo magistral" do defesa-central português, o lateral-esquerdo espanhol "encerrou o festival do Benfica" com um "zurdazo", isto é, um grande remate de pé esquerdo "ao canto superior".
De Madrid para Barcelona, o "Sport" salientou que o Dínamo se apresentou com "a lição bem estudada" e "disposto a manter a vantagem conseguida no Estádio Maksimir". "O posicionamento e a organização da defensiva croata complicavam sobremaneira a tarefa" do Benfica.
As substituições promovidas por Bruno Lage no começo da segunda parte do desafio (Grimaldo e Jonas renderam Yuri Ribeiro e Zivkovic) foram avaliadas como essenciais para o desfecho alcançado. "Mais maquinaria ofensiva e velocidade para tentar a remontada", escreveu o diário desportivo catalão.
Depois de Jonas empatar a eliminatória, o "prémio" chegou num "disparo de Ferro" e o "ponto final" foi desenhado por um potente "zurdazo" de Grimaldo. Dois golos "magníficos", exaltou o "Mundo Deportivo", também sediado em Barcelona, fundamentais, adicionou aquele jornal, para o Benfica afastar do caminho "a equipa-sensação desta edição da Liga Europa".
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024