Futebol

26 fevereiro 2019, 16h29

Seferovic, João Félix e Jonas

Seferovic, João Félix e Jonas

Seferovic, João Félix e Jonas estiveram em campo em simultâneo pela primeira vez no triunfo perante o Chaves. Juntos, os três avançados marcaram 32 dos 64 golos do Benfica em 23 jornadas da Liga NOS, tantos ou mais do que 13 equipas do Campeonato e 54 das cinco principais ligas da Europa!

O jogo da última segunda-feira, que resultou numa vitória (a oitava consecutiva) por 4-0 na Liga NOS, ficou na retina dos adeptos por diversos motivos. Um deles foi a coexistênciados três avançados do Benfica no relvado. Dos 72' aos 83', os entusiastas presentes no Estádio da Luz presenciaram um momento únicoSeferovic, João Félix e Jonas jogaram em conjunto durante 11 minutos. E todos acertaram nas redes na partida com os flavienses.

Dos 32 golos em questão, 15 pertencem a Seferovic (melhor marcador do Campeonato Nacional), nove são da autoria de Jonas e os restantes oito dizem respeito ao atleta formado no Caixa Futebol Campus: João Félix. Todos estes remates certeiros valem tantos ou mais golos do que os obtidos por 13 equipas da Liga NOS e 54 conjuntos dos cinco principais campeonatos europeus, também conhecidos por Big Five: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França.

Em Portugal, observamos que este trio de avançados das águias tem tantos golos apontados como a formação do Santa Clara (32), mas também verificamos que tem mais remates certeiros do que outras 12 equipas do principal escalão: Moreirense e Portimonense (28), V. Guimarães (27), Tondela (26), Belenenses e Marítimo (25), Nacional e D. Aves (24), V. Setúbal (19), Boavista (18), Chaves (17) e Feirense (14).

Festejos Benfica-Chaves

Marcam tanto ou mais do que Valência e Villarreal

Em Espanha (La Liga) existem 13 equipas com 32 ou menos golos apontados. Getafe (32), Real Sociedad (30), Bétis (29), Espanhol e Rayo Vallecano (28), Villarreal e Leganés (26), Valência, Atlético Bilbau, Alavés e Girona (25), Huesca (24) e Valhadolid (19).

Deste lote de formações realce para três delas em específico. O Getafe é o 4.º classificado da Liga espanhola e está em zona de acesso à Liga dos Campeões. Os outros dois destaques vão para o Valência e o Villarreal, que estão presentes nos oitavos de final da Liga Europa, tal como o Benfica.

No principal escalão do futebol inglês, a Premier League, há nove equipas com 32 ou menos golos: Leicester City (32), Crystal Palace e Burnley (31), Brighton e Southampton (28), Fulham (26), Cardiff City (25), Newcastle (24) e Huddersfield (14). De salientar que a contagem dos golos nesta análise foi feita ao final da noite de segunda-feira (25 de fevereiro), quando encerrou a 23.ª ronda em Portugal.

Outro fator que enaltece ainda mais a capacidade concretizadora dos avançados encarnados é que o campeonato inglês já se encontra com mais quatro jornadas realizadas do que na Liga NOS.

Festejos Benfica-Chaves

Na Alemanha (Bundesliga), existem sete equipas com registos iguais ou inferiores ao somatório de golos de Seferovic, João Félix e Jonas: Augsburgo (32), Fortuna Dusseldorf (27), Mainz (26), Schalke 04 (25), Hannover 96 (20), Estugarda (19) e Nuremberga (18).

Passando para Itália (Serie A), são dez as formações com este volume de golos: Génova (32), Torino e Empoli (30), Parma (25), SPAL (22), Cagliari (21) e Udinese, Bolonha, Frosinone e Chievo (19).

Já no campeonato francês (Ligue 1) há 11 equipas com registo de golos igual ou inferior ao dos três avançados das águias: Nantes (31), Angers (29), Reims (27), Mónaco (26), Bordéus e Toulouse (25), Caen (21), Amiens e Dijon (20), Nice (19) e Guingamp (18).

Festejos Benfica-Chaves

O trio ofensivo visto à lupa

Seferovic é o melhor marcador da Liga NOS com 15 tentos apontados (zero penáltis). O golo marcado ao Chaves (o avançado suíço concretizou o terceiro das águias) fez com que o camisola 14 marque há oito jornadas consecutivas, um registo singular nos grandes campeonatos da Europa.

João Félix, com 19 anos e três meses, chegou aos dez golos no Campeonato (foi o autor do 2-0 diante o Chaves na 23.ª jornada) e tornou-se um dos jogadores mais jovens a alcançarem a dezena de remates certeiros pelo Benfica. Apenas superado, no Clube, pelas glórias Espírito Santo (17 anos e quatro meses), Chalana (18 anos e dois meses), António Simões (18 anos e dez meses) e Arsénio (19 anos e dois meses), de acordo com a plataforma Playmaker Stats.

Jonas, por sua vez, fechou a contagem na vitória encarnada ao apontar o 4-0, chegou ao 12.º golo na época 2018/19, sendo que marcou em oito das últimas dez jornadas que disputou na Liga NOS.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol