Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Juntos, Seferovic, João Félix e Jonas têm tantos ou mais remates certeiros do que, por exemplo, o 4.º classificado de La Liga, em zona de acesso à Champions, ou dois dos apurados para os "oitavos" da Liga Europa.
26 fevereiro 2019, 16h29
Seferovic, João Félix e Jonas
O jogo da última segunda-feira, que resultou numa vitória (a oitava consecutiva) por 4-0 na Liga NOS, ficou na retina dos adeptos por diversos motivos. Um deles foi a coexistênciados três avançados do Benfica no relvado. Dos 72' aos 83', os entusiastas presentes no Estádio da Luz presenciaram um momento único: Seferovic, João Félix e Jonas jogaram em conjunto durante 11 minutos. E todos acertaram nas redes na partida com os flavienses.
Dos 32 golos em questão, 15 pertencem a Seferovic (melhor marcador do Campeonato Nacional), nove são da autoria de Jonas e os restantes oito dizem respeito ao atleta formado no Caixa Futebol Campus: João Félix. Todos estes remates certeiros valem tantos ou mais golos do que os obtidos por 13 equipas da Liga NOS e 54 conjuntos dos cinco principais campeonatos europeus, também conhecidos por Big Five: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França.
Em Portugal, observamos que este trio de avançados das águias tem tantos golos apontados como a formação do Santa Clara (32), mas também verificamos que tem mais remates certeiros do que outras 12 equipas do principal escalão: Moreirense e Portimonense (28), V. Guimarães (27), Tondela (26), Belenenses e Marítimo (25), Nacional e D. Aves (24), V. Setúbal (19), Boavista (18), Chaves (17) e Feirense (14).
Em Espanha (La Liga) existem 13 equipas com 32 ou menos golos apontados. Getafe (32), Real Sociedad (30), Bétis (29), Espanhol e Rayo Vallecano (28), Villarreal e Leganés (26), Valência, Atlético Bilbau, Alavés e Girona (25), Huesca (24) e Valhadolid (19).
Deste lote de formações realce para três delas em específico. O Getafe é o 4.º classificado da Liga espanhola e está em zona de acesso à Liga dos Campeões. Os outros dois destaques vão para o Valência e o Villarreal, que estão presentes nos oitavos de final da Liga Europa, tal como o Benfica.
No principal escalão do futebol inglês, a Premier League, há nove equipas com 32 ou menos golos: Leicester City (32), Crystal Palace e Burnley (31), Brighton e Southampton (28), Fulham (26), Cardiff City (25), Newcastle (24) e Huddersfield (14). De salientar que a contagem dos golos nesta análise foi feita ao final da noite de segunda-feira (25 de fevereiro), quando encerrou a 23.ª ronda em Portugal.
Outro fator que enaltece ainda mais a capacidade concretizadora dos avançados encarnados é que o campeonato inglês já se encontra com mais quatro jornadas realizadas do que na Liga NOS.
Na Alemanha (Bundesliga), existem sete equipas com registos iguais ou inferiores ao somatório de golos de Seferovic, João Félix e Jonas: Augsburgo (32), Fortuna Dusseldorf (27), Mainz (26), Schalke 04 (25), Hannover 96 (20), Estugarda (19) e Nuremberga (18).
Passando para Itália (Serie A), são dez as formações com este volume de golos: Génova (32), Torino e Empoli (30), Parma (25), SPAL (22), Cagliari (21) e Udinese, Bolonha, Frosinone e Chievo (19).
Já no campeonato francês (Ligue 1) há 11 equipas com registo de golos igual ou inferior ao dos três avançados das águias: Nantes (31), Angers (29), Reims (27), Mónaco (26), Bordéus e Toulouse (25), Caen (21), Amiens e Dijon (20), Nice (19) e Guingamp (18).
Seferovic é o melhor marcador da Liga NOS com 15 tentos apontados (zero penáltis). O golo marcado ao Chaves (o avançado suíço concretizou o terceiro das águias) fez com que o camisola 14 marque há oito jornadas consecutivas, um registo singular nos grandes campeonatos da Europa.
João Félix, com 19 anos e três meses, chegou aos dez golos no Campeonato (foi o autor do 2-0 diante o Chaves na 23.ª jornada) e tornou-se um dos jogadores mais jovens a alcançarem a dezena de remates certeiros pelo Benfica. Apenas superado, no Clube, pelas glórias Espírito Santo (17 anos e quatro meses), Chalana (18 anos e dois meses), António Simões (18 anos e dez meses) e Arsénio (19 anos e dois meses), de acordo com a plataforma Playmaker Stats.
Jonas, por sua vez, fechou a contagem na vitória encarnada ao apontar o 4-0, chegou ao 12.º golo na época 2018/19, sendo que marcou em oito das últimas dez jornadas que disputou na Liga NOS.
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024