Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
Na próxima jornada, os encarnados recebem o Belenenses.
16 fevereiro 2019, 16h32
André Coelho no dérbi da primeira volta
No 100.º dérbi da história, entrou o Benfica mais assertivo, com mais posse de bola e a aproximar-se mais da área do Sporting. Perante a pressão alta dos encarnados, responderam os leões aos 3’, com Roncaglio – atento e seguríssimo – a travar o remate de Pedro Cary.
Depois de, destemido, Guitta ter negado o golo ao Benfica [Miguel Ângelo e André Coelho] por duas vezes, à terceira ameaça foi de vez... André Coelho atirou do meio da rua e, depois de uma defesa fantástica, Guitta permitiu o primeiro do Benfica: 0-1.
Dois minutos depois, aos 8', responderam os leões. Remate perigoso de Cavinato para a defesa de Roncaglio, mas, na recarga, Dieguinho restabeleceu a igualdade no marcador: 1-1. Um empate que duraria pouco. Pedro Cary assinaria a reviravolta dos leões, na sequência de um livre direto, aos 8': 2-1.
O Benfica ia perseguindo o empate e ia valendo Guitta para manter o Sporting no comando do marcador, depois de uma sequência de oportunidades a favor dos encarnados. Dupla defesa do guardião verde e branco: primeiro num livre direto e depois numa recarga. Robinho tentou a sorte, aos 13', mas atirou ao poste.
Aos 19', os ânimos aqueceram no Pavilhão João Rocha, após um lance com Rafael Henmi e Cardinal, que encostou a cabeça ao jogador do Benfica. O árbitro acabou por mostrar o cartão vermelho aos dois.
A fechar a primeira parte, Guitta – mais uma vez! – a negar o golo aos encarnados. Perda de bola dos leões com a baliza deserta, mas o guardião cortou à frente da área com a cabeça. Intervalo: 2-1.
Início de segunda parte equilibrado, com oportunidades de parte a parte. Primeiro foi o remate cruzado de Roncaglio, com a bola a sair ao lado; depois duas oportunidades de Erick.
Aos 24', um frente a frente entre guarda-redes. Roncaglio atirou fortíssimo de longe e Guitta teve de se aplicar para evitar o empate.
Numa altura em que se caminhava para os últimos 10 minutos do encontro, Pany Varela rematou para o terceiro dos leões. A bola ainda foi desviada em Fábio Cecílio e traiu Roncaglio, que não teve hipótese de defesa: 3-1.
A cinco minutos do final da partida, Merlin isolou Cavinato que, na cara de Roncaglio, desviou com o pé esquerdo para o 4-1.
Fernandinho esteve perto de reduzir a desvantagem, aos 38', mas, uma enorme defesa de Guitta, evitou o segundo do Benfica.
O Sporting respondeu à ameaça encarnada e, quando faltava pouco mais de um minuto para o fim do encontro, Dieguinho fez o 5-1. Com a baliza encarnada vazia, Guitta rematou para o 6-1 final.
Com este resultado, o Benfica – que na proxima jornada recebe o Belenenses – mantém-se na liderança da Liga Sport Zone, com 54 pontos, mais dois do que o segundo classificado, Sporting.
Formação inicial do Benfica: Roncaglio, Fábio Cecílio, Tiago Brito, Marc Tolrà e Fernandinho.
Joel Rocha (treinador do Benfica): “Ao Benfica faltou muita coisa, praticamente tudo. Uma equipa que tem o percurso que nós temos, as ambições que nós temos, a qualidade que nós temos, não pode cometer tantos erros ao nível da concentração, da qualidade, da eficácia. Entre equipas equilibradas pode haver este desequilíbrio. O Sporting é um justo vencedor porque os números finais traduzem uma diferença muito grande hoje. No Campeonato mantemos o primeiro lugar e tudo iremos fazer para o preservar, mas é bom estarmos alerta porque o Sporting é um adversário muito forte e nós também temos de o ser sempre. Neste sábado, pela primeira vez nesta época, não o fomos.”
“O Benfica continua em primeiro lugar, certo? Vamos fazer tudo para manter esse primeiro lugar e acredito que vamos consegui-lo. Depois seguir-se-á outra fase, mas neste momento temos de perceber o porquê destes 6-1, deste resultado que não é a nossa imagem. Para a semana, ganhar ao Belenenses.”
Bruno Coelho (jogador do Benfica): “Creio que não fomos o Benfica que costumamos ser. Alguns duelos perdidos, não soubemos estar a ganhar 0-1, não soubemos aguentar a vantagem. Mas quero realçar uma coisa: esta equipa ainda está em primeiro lugar, é a primeira derrota que sofre – frente a uma excelente equipa, não vamos tirar o mérito ao Sporting –, temos muito trabalho e há que realçar esse trabalho todo. Quero dar uma palavra aos nossos adeptos, que são fantásticos, vivem isto a 200% e queremos pedir-lhes desculpa, eles mereciam mais e nós também. Não estivemos ao nosso nível, mas ainda temos muito para trabalhar e festejar esta época.”
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 9 de julho de 2019