Clube

04 maio 2018, 15h57

Homenagem ao Torino

Homenagem ao Torino no Estádio Nacional em 2016

Já lá vão 69 anos. A 4 de maio de 1949 a tragédia de Superga vitimou 24 pessoas ligadas ao Torino FC (18 jogadores e seis elementos do staff). A equipa italiana disputara um jogo de carácter particular com o Benfica no Estádio Nacional, que servira para assinalar a despedida do capitão das águias, Francisco Ferreira.

Na viagem de regresso a Turim, o denso nevoeiro que se fazia sentir em terras transalpinas levou a que a aeronave Fiat G.212, que transportava a equipa italiana, se despenhasse contra a Basílica de Superga.

Homenagem ao Torino

O jogo, que se realizara no dia anterior, 3 de maio de 1949, terminou com o resultado de 4-3 para o Benfica. Melão (23’ e 29’), Arsénio (33’) e Rogério Pipi (40’) marcaram para os encarnados; Ossola (9’), Bongiorni (37’) e Romeo Menti (44’, gp) faturaram para o Torino FC.

A ligação emocional entre os emblemas tem-se fortalecido ao longo dos tempos e já deu origem a várias homenagens que evocam o dia fatídico. A 26 de julho de 2016, elementos do Torino e da direção do Benfica marcaram presença no Estádio Nacional para homenagear a equipa que defrontara as águias em 1949; no dia seguinte teve lugar no Estádio da Luz a 9.ª edição da Eusébio Cup disputada entre os dois clubes.

Homenagem ao Torino

Na altura em que aconteceu o acidente, a formação de Turim era considerada a melhor equipa italiana e uma das melhores da Europa; era mesmo apelidada de Grande Torino, vencera quatro campeonatos consecutivos e ia a caminho do 5.º, que acabaria por conquistar, jogando as derradeiras quatro jornadas após a tragédia com os juvenis, decisão seguida pelos restantes emblemas italianos.

Após a tragédia, o Torino sofreu algumas dificuldades no plano desportivo e só voltaria a celebrar o Scudetto em 1976.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024