Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
O eterno camisola 29 partiu a 25 de janeiro de 2004, após ter sofrido uma paragem cardíaca durante o V. Guimarães-Benfica.
25 janeiro 2022, 08h30
Miklós Fehér
Decorria a 19.ª jornada da edição 2003/04 do Campeonato Nacional. A partida estava nos momentos finais, com as águias na frente – 0-1 – devido ao remate certeiro de Fernando Aguiar. O avançado húngaro tentou retardar uma reposição de bola em jogo, o árbitro Olegário Benquerença mostrou-lhe o cartão amarelo, Fehér respondeu com um sorriso à advertência e caiu no relvado.
Os minutos que se seguiram foram de consternação e tristeza que nunca serão esquecidos por muitos anos que passem. Ainda no tapete verde foram tentadas várias medidas de reanimação do antigo futebolista, mas em vão. Foi transportado para o hospital, mas faleceria pouco depois.
O corpo de Fehér ficou em câmara-ardente no Estádio da Luz, onde milhares de adeptos do Sport Lisboa e Benfica e de outros clubes lhe prestaram a última homenagem. O funeral realizou-se em Gyor, na Hungria, sua terra natal.
Em respeito à memória de Miklós Fehér, o Clube retirou o número 29, que nunca mais poderá ser envergado por nenhum jogador do plantel principal de futebol; foi, igualmente, colocado um busto do atleta junto à Porta 18 do Estádio da Luz, em frente ao do também húngaro Béla Guttmann, e que é visitado regularmente por quem se desloca à casa do Sport Lisboa e Benfica.
De forma a manter viva a memória do antigo futebolista, o Clube instituiu, em 2009, o prémio Miklós Fehér, em parceria com a escola – Bercsényi Miklós – onde o jogador estudou, em Gyor, que visa distinguir todos os anos professores e alunos que se notabilizem em diversas áreas.
O eterno sorriso do 29 nunca será esquecido, até porque Miklós Fehér será sempre um de nós!
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024