Futsal

10 janeiro 2018, 11h13

Ricardinho

Ricardinho

Benfiquista de coração e com um trajeto de sucesso no Clube (2003-2010 e ainda um período em 2012), o internacional português Ricardinho foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo pela quinta vez (um recorde!), a quarta de forma consecutiva, pelo Futsal Planet, que tem a chancela da FIFA.

O jogador dos espanhóis do Inter Movistar já tinha conquistado o prémio nas últimas três edições, em 2014, 2015 e 2016, e também em 2010, quando brilhou no Benfica e ajudou a equipa a conquistar a UEFA Futsal Cup (a Liga dos Campeões do futsal). Falcão, jogador brasileiro e grande ídolo que Ricardinho traz tatuado na perna esquerda, aparece agora um degrau abaixo com quatro galardões.

O ex-futsalista do Benfica totalizou 917 votos do painel de 211 eleitores dos prémios para os melhores de 2017, contra 508 do espanhol Carlos Ortiz Jiménez, seu companheiro de equipa no Inter, e 332 de Santiago Basile, capitão da seleção argentina.

“Obrigado, Futsal! Não sei o que dizer neste momento, mas são 5 vezes no topo do Mundo... Obrigado, Obrigado, Obrigado, Obrigado, Obrigado”, escreveu Ricardinho na sua conta pessoal de Facebook, ele que também já foi saudado por Bruno Coelho, seu ex-companheiro de equipa no Benfica.

26. É este o número de títulos que Ricardinho já amealhou na sua carreira ao longo das suas passagens por Benfica, Nagoya Oceans (Japão) e Inter Movistar (Espanha). Troféus não lhe faltam nem títulos individuais.

Ricardinho chegou ao Benfica em 2003, com idade júnior, e, até 2010 – quando se mudou para os japoneses do Nagoya Oceans –, ganhou 1 UEFA Futsal Cup, 5 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 4 Supertaças. Regressou à Luz, recorde-se, em 2011/12 por empréstimo, numa época em que se sagrou Campeão Nacional pelo Benfica. 

"Sou doente pelo Benfica! Sei que nem todos vão gostar disto, mas é o meu clube do coração e há que respeitar", sublinhou Ricardinho numa recente entrevista à Eurosport espanhola, durante a qual recordou o melhor momento que teve enquanto atleta das águias: "Foi em 2010, quando ganhámos a UEFA Futsal Cup. Enfrentámos o Inter Movistar [clube que representa atualmente], que tinha uma grande equipa."

Ana Catarina e Janice em destaque na votação feminina

No feminino, Ana Catarina, a guarda-redes do Benfica e da Seleção Nacional, foi novamente segunda classificada na sua categoria, com 418 votos, ficando a 20 da primeira, a espanhola Estela García.

Na categoria de melhor futsalista do mundo, Janice atingiu o sexto lugar, com 276 votos. O trono foi ocupado pela brasileira Amandinha.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futsal