ECO Benfica

04 outubro 2022, 09h50

MOBI Summit

SL Benfica participa na 5.ª edição do Portugal Mobi Summit 2022

Neste painel, moderado pela Diretora do Diário de Notícias, Rosália Amorim, o SLB esteve representado pelo Diretor de Instalações, Pedro Félix, que explicou os desafios constantes que se colocam a uma infraestrutura com a envergadura do Estádio da Luz - passadas quase duas décadas desde a sua construção - para acompanhar a transição energética.

Foram também salientadas neste debate, as várias iniciativas tomadas em conjunto com a EDP, uma parceria direta que permitiu a instalação do primeiro hub de carregamento de veículos elétricos no parque de estacionamento do Estádio ou a instalação de cerca de 1800 painéis fotovoltaicos no Benfica Campus, que já garantem alguma energia para autoconsumo. Ao todo, os serviços de eficiência energética que o SLB implementou com apoio da EDP tanto no Complexo do Estádio como no Benfica Campus, já permitem uma poupança anual na fatura da energia na ordem dos 20%.

Como a transição energética está intimamente ligada à transformação digital, foi ainda referido um grande projeto que visa "tornar o estádio inteligente" nos próximos cinco anos. Através da gestão técnica centralizada e sensores, irá reduzir-se a iluminação acesa constantemente sem necessidade, controlar a temperatura e outras ações de poupança. "Estimamos que no fim deste projeto implementado vamos poupar cerca de 30% de energia", concluiu Pedro Félix.

No final do painel onde participaram ainda Gonçalo Rebelo de Almeida, Administrador do Grupo Vila Galé, Miguel Fonseca, Administrador da EDP Comercial e Pedro Vasconcellos, Diretor ESG da Nhood Portugal, ficou clarificado que a sustentabilidade ambiental também se traduz em sustentabilidade financeira e investimentos rentáveis, e que mais do que nunca "estamos num vértice e num momento único de aceleração". No entanto, para acelerar essa transição foi dado o mote para que "as entidades competentes e o Governo" sejam "mais rápidos nos licenciamentos" e a dar "incentivos fiscais" para ajudar a que grandes organizações possam implementar medidas.

Última atualização: 21 de março de 2024