Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Dia Mundial do Ambiente
Ao longo dos últimos 50 anos, a relevância deste dia tem vindo aumentar, sendo atualmente celebrado em todo o mundo por milhões de pessoas que se juntam a governos, empresas e organizações numa concertação de esforços para melhorar o estado do ambiente local e global. Em 2023, o Dia Mundial do Ambiente tem como mote a campanha #CombataAPoluiçãoPorPlástico (#BeatPlasticPollution), focando-se em soluções para eliminar a poluição por plásticos, e em como os países, as empresas e os cidadãos podem e devem usar este material de forma mais sustentável.
Todos os anos são produzidas mais de 400 milhões de toneladas de plástico, metade das quais de uso único e de onde menos de 10% é reciclado. Os resíduos plásticos constituem uma das mais graves ameaças que o planeta enfrenta, continuando a sobrecarregar os aterros sanitários e a serem descartados nos meios aquáticos. Trata-se de um problema de saúde pública, uma vez que muitos produtos plásticos contêm substâncias perigosas, agravado pelo facto de os microplásticos estarem presentes na cadeia alimentar, na água que bebemos e no ar que respiramos.
O combate ao plástico de uso único é uma das grandes bandeiras ecológicas do Grupo Benfica, e que está na génese do projeto de sustentabilidade ambiental. Desde a criação do projeto ECO Benfica, em 2019, foram tomadas várias iniciativas nesse sentido como a instalação de máquinas dispensadoras de água da rede pública em todo o Complexo, distribuição de garrafas de vidro reutilizáveis aos colaboradores, e substituição dos copos de café e agitadores de plástico por copos de papel e agitadores de madeira, respetivamente.
No entanto, o grande passo neste combate e que finalmente envolveu os sócios e adeptos foi dado no decorrer desta época, com a implementação de um sistema de copos de caução em todos os eventos desportivos do SLB. Existe ainda muito trabalho a fazer, pelo que várias iniciativas neste âmbito estão a ser incubadas e em breve estarão prontas para arrancar.
O caminho trilhado pelo Grupo Benfica no combate à poluição plástica vai de encontro às motivações do PNUA, que frisa que eliminar a poluição plástica "trará uma enorme recompensa para a saúde dos seres humanos, dos ecossistemas, para o clima, para as economias e para as comunidades em situação de vulnerabilidade".
O ECO Benfica convida o universo benfiquista e toda a sociedade a construir um futuro glorioso e sustentável, no qual a poluição plástica faça apenas parte do passado.
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 2 de abril de 2025