Trubin
Guarda-redes
"É uma enorme oportunidade, cabe-nos dar tudo."
Na véspera do embate da 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa entre o Benfica e o Marselha, Roger Schmidt sublinhou a vontade da equipa de conquistar o melhor resultado possível no duelo, para dar um passo importante rumo ao objetivo de avançar às meias-finais.
Em conferência de Imprensa e em declarações à BTV, o treinador encarnado garantiu estar à espera de um embate de grande nível entre duas equipas de grande qualidade, revelando que a segurança na circulação de bola e a pressão podem ser chave para o sucesso das águias nesta quinta-feira, 11 de abril, no Estádio da Luz.
Assegurando que o Benfica continuará a dar tudo em todas as competições em que está envolvido, Roger Schmidt vê a equipa em boa forma física e mental, apontando a eficácia como algo a ser afinado relativamente às "boas exibições" dos dois dérbis da semana passada.
"A equipa trabalhou muito arduamente para se qualificar para esta fase e, agora, cabe-nos focar completamente nestes dois jogos."
Em declarações exclusivas à BTV, antes da conferência de Imprensa no Benfica Campus, o médio das águias referiu que "a equipa está bem recuperada e animada para este próximo desafio", salientando a importância do momento para o coletivo e para o Clube.
Jogando o Glorioso na Luz, Florentino apontou que os encarnados vão entrar focados para tentarem "o melhor resultado possível" e levarem vantagem para a 2.ª mão da eliminatória, a disputar em Marselha (18 de abril). "Na nossa casa, vamos aproveitar os nossos adeptos, que vão estar do nosso lado, a puxar-nos para a frente. Com certeza, vão fazer a diferença no nosso jogo", sustentou.
"Propusemo-nos a ir o mais longe possível na Liga Europa, e é nesse caminho que estamos. Estamos nos quartos de final e mais perto do nosso objetivo. Vamos olhar para este jogo para ganhar e para passar à próxima fase. Ganhar esta competição seria muito bom, mas temos de ir com calma. Estamos focados neste jogo."
Entusiasmado por um embate entre dois "clubes históricos", Jean-Louis Gasset revelou que espera um jogo "muito difícil", na antevisão do Benfica-Marselha, da 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa. "Têm um poder ofensivo muito interessante, têm experiência nessa competição e jogam com uma grande intensidade. Temos de estar à altura deles para conseguirmos um bom resultado com vista à 2.ª mão", disse o treinador, que, no complemento da análise às águias, destacou Otamendi e Di María.
Presente nos quartos de final da competição, a equipa do Sul de França começou a temporada a disputar a 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, frente aos gregos do Panathinaikos. Após a derrota na 1.ª mão em Atenas (1-0), os homens então comandados pelo espanhol Marcelino Toral, em Marselha, na 2.ª mão, venceram pela margem mínima (2-1) e foram eliminados da prova no desempate por grandes penalidades.
Na Liga Europa, o Marselha ficou integrado no Grupo B, onde mediu forças com o Brighton (1-0 em Inglaterra e 2-2 em França), os neerlandeses do Ajax (4-3 em casa e 3-3 em Amesterdão) e os gregos do AEK (0-2 em Atenas e 3-1 em solo francês).
Fruto de três vitórias, dois empates e uma derrota – com um registo de 14 golos marcados e 10 sofridos –, o emblema francês amealhou 11 pontos, os quais ditaram a 2.ª posição, atrás do Brighton. Forçado a disputar o play-off da Liga Europa, o Marselha enfrentou os ucranianos do Shakhtar Donetsk, averbando um empate fora de casa (2-2), na 1.ª mão, e uma vitória no seu reduto (3-1), na 2.ª mão.
Nos oitavos de final, enquanto o Benfica media forças com o Rangers, o Marselha superou os espanhóis do Villarreal com um agregado de 5-3 (vitória em casa por 4-0, na 1.ª mão, e derrota em Espanha por 3-1, na 2.ª mão).
É a terceira vez que o Benfica e o Marselha se cruzam nas competições europeias, com o saldo, nas duas eliminatórias, a ser favorável às águias.
O primeiro embate ocorreu na meia-final da então Taça dos Clubes Campeões Europeus, na temporada 1989/90. Após uma derrota (2-1) no Estádio de Marselha, o Benfica deu a volta à eliminatória no Estádio da Luz, com uma vitória (1-0) que perdura na memória dos Benfiquistas, pois o golo de Vata – quando ainda eram contabilizados os golos fora de casa como forma de desempate – abriu as portas para a final de Viena, frente ao AC Milan.
O segundo duelo foi para os oitavos de final da Liga Europa, na época 2009/10. O Benfica empatou (1-1) na 1.ª mão disputada no Estádio da Luz, mas, no encontro em território francês, na 2.ª mão, os encarnados superiorizaram-se, vencendo o mesmo (1-2).
Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Neres, Rafa e Tengstedt.
Pau López, Mbemba, Balerdi, Gigot, Merlin, Luis Henrique, Veretout, Kondogbia, Harit, Moumbagna e Aubameyang.
Samuel Soares, André Gomes, Álvaro Carreras, Morato, Tomás Araújo, Kökcü, João Mário, Rollheiser, Tiago Gouveia, Marcos Leonardo e Arthur Cabral.
Blanco, Ounahi, Correa, Ndiaye, Soglo, Said M'Madi, Daou e Murillo.
O Comité de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro Michael Oliver (Inglaterra), internacional desde 2012, para apitar o jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa entre o Benfica e o Marselha. A equipa de arbitragem para o jogo é ainda constituída por Stuart Burt e Daniel Cook como árbitros assistentes e Andrew Madley na função de quarto árbitro. Chris Kavanagh estará no papel de videoárbitro (VAR), assistido por Jarred Gavan Gillett (AVAR).
Imagens exclusivas do balneário do Benfica.
A equipa do Benfica entra no relvado da Luz para o período de aquecimento.
As duas equipas já recolheram aos balneários.
Os adeptos presentes no Estádio da Luz já foram brindados com o habitual espetáculo multimédia, e, agora, entoa-se o "Ser Benfiquista"!
As equipas entram no relvado.
Rola a bola no Estádio da Luz!
Rafa avança pelo lado direito.
Bah sobe pelo lado direito e a bola é cortada pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Cruzamento de Luis Henrique para corte de António Silva.
Marselha ganha lançamento lateral.
Bah recebe o esférico no lado direito e tenta o cruzamento atrasado para Rafa. O esférico é intercetado por um defesa do Marselha.
Passe longo para Luis Henrique sai diretamente pela linha de fundo. Pontapé de baliza para o Benfica.
O Benfica começa a construir o lance desde a defesa.
Falta de João Neves sobre Moumbagna.
Di María cruza e Gigot corta de cabeça.
António Silva atrasa a bola para Trubin, e este estica-se para evitar o pontapé de canto. O Benfica parte para o ataque.
Di María cruza para a área na direção de Bah, que não consegue o desvio para a baliza. Mbemba corta a bola para longe.
João Neves coloca longo para Tengstedt. Canto para as águias.
O Marselha mantém a posse no meio-campo encarnado.
Corte de Di María.
Veretout tenta o passe para Mbemba, mas a bola sai pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Aursnes tenta combinar no ataque, mas Gigot corta.
João Neves tenta organizar o meio-campo do Benfica.
Merlin corta a bola na área.
Em carrinho, Bah evita que a bola saia pela linha lateral, mas a posse fica com o Marselha.
Atraso de Bah para Trubin.
Aubameyang faz o cruzamento para o coração da área, Trubin recolhe a bola com facilidade.
Merlin tenta o cruzamento para corte de Bah para canto.
Veretout cruza para o segundo poste, onde Aubameyang toca a bola para Balerdi. Bah lê bem o lance e afasta o esférico pela linha de fundo. Novo canto para o Marselha.
Novo canto para o Marselha. Corte de João Neves.
Florentino empurra Moumbagna pelas costas. Livre para o Marselha.
Ataque do Marselha com remate de Harit e corte de António Silva.
Otamendi, de forma artística, interceta cruzamento perigoso.
Aubameyang arranca pelo lado esquerdo e não passa por Bah. Lançamento para o Marselha.
O Benfica troca a bola no meio-campo do Marselha.
Neres recebe a bola à entrada da área e coloca-a em Tengstedt, que serve Rafa. Este, de primeira, remata colocado para inaugurar o marcador e provocar a primeira explosão de alegria no Estádio da Luz! O lance ainda é alvo de revisão pelo VAR, que confirma a validade do golo.
O Marselha procura chegar à área do Benfica.
Lançamento para Mbemba.
Pressionado por Rafa, Mbemba atrasa a bola para o guarda-redes Pau López.
António Silva ganha nas alturas e trava o ataque do Marselha.
Di María na direita combina com Bah.
Mbemba alivia a bola de qualquer maneira, e esta é recolhida por Bah, que sai a jogar.
Di María desarmado junto à bandeirola de canto.
Bah corta a bola e cede canto ao Marselha.
Neres invade a área e remata contra Mbemba. A bola sobra para Harit, que inicia o ataque do Marselha.
Pontapé de baliza para o Marselha.
Veretout marca o pontapé de canto, que termina em falta ofensiva de Moumbagna sobre Otamendi.
O Benfica sai a jogar com qualidade desde a sua área e a bola acaba em Tengstedt. Este entra na área e, na altura do remate, é desarmado por Balerdi. Excelente iniciativa encarnada.
Neres cruza da esquerda, mas João Neves não consegue chegar ao passe.
Recuperação de Otamendi no meio-campo.
Otamendi endossa para Aursnes, mas é assinalado fora de jogo.
Otamendi e Di María combinam para recuperar a posse para o Benfica no meio-campo.
Posse de bola para o Benfica no meio-campo.
Aursnes é pressionado pela esquerda, a bola circula no último terço das águias.
Falta de Veretout sobre Rafa.
Gigot agarra a camisola de Rafa. Livre favorável ao Benfica.
Passe longo de João Neves para Tengstedt, mas a jogada é anulada por alegado fora de jogo do avançado.
Livre é batido para a área do Marselha, onde Gigot afasta a bola de qualquer maneira pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Harit tenta o passe para a área. A bola sai pela linha de fundo.
Rafa ganha disputa com Merlin. Lançamento para as águias.
Harit interceta o passe de Aursnes e coloca a bola em Aubameyang, que é desarmado por João Neves.
Lançamento para o Benfica na esquerda.
O passe de Bah é intercetado por Balerdi. Novo lançamento para as águias.
João Neves solicita a velocidade de Aursnes no lado esquerdo, e o cruzamento deste é afastado por Gigot. A bola volta para a posse do Benfica.
Rafa dá de calcanhar para João Neves. O remate, de fora da área, é travada por Pau López.
Mbemba carrega Florentino pelas costas. Livre para o Benfica.
Pontapé de canto apontado pelo Marselha, que termina com um corte de Bah.
Aubameyang faz o passe a rasgar para Moumbagna. António Silva antecipa-se ao avançado e corta a bola pela linha de fundo. Canto para o Marselha. É do lado esquerdo.
João Neves faz um grande passe de rutura para Tengstedt. Este, sozinho no lado direito, cruza para o coração da área, onde Neres chega atrasado ao passe do colega.
Aursnes ganha um canto na esquerda.
Cruzamento de Di María é afastado para longe pela defesa do Marselha.
João Neves sofre falta de Kondogbia. Livre para o Benfica.
Neres atira perto do poste direito. Após livre de Di María, a bola sobra para o brasileiro, que não acerta no alvo por pouco!
Lançamento para o Benfica, que volta ao ataque.
Lançamento para Mbemba. Marselha em posse de bola no meio-campo.
Gigot recua a bola para o guarda-redes Pau López.
Aubameyang disputa a bola pelo ar. O esférico sobra para Trubin.
O Marselha tenta encontrar espaços na defesa encarnada, mas o Benfica está compacto.
Aubameyang tenta servir Moumbagna, mas este adianta-se e não se entende com o colega.
A equipa do Benfica troca a bola no meio-campo.
Neres, em dribles pela direita sobre Merlin e Balerdi, instala o caos na defensiva francesa. A bola acaba cortada.
Merlin está deitado no relvado com muitas queixas no tornozelo esquerdo. O árbitro interrompe a partida.
Dois minutos de compensação.
O jogador do Marselha está em grandes dificuldades.
O lateral do Marselha abandona as quatro linhas de maca sob o aplauso do público.
N
Avançado
M
Defesa
A partida é retomada.
O Benfica circula a bola com velocidade para fintar a pressão do Marselha.
A bola perde-se pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Di María dribla pela esquerda, mas a bola passa a linha de fundo.
As equipas recolhem aos balneários.
Começa a segunda parte no Estádio da Luz.
Intervalo do jogo marcado pela homenagem a Sven-Göran Eriksson.
O público presente no Estádio da Luz aplaude de pé o antigo treinador do Benfica, que entra no relvado ladeado de jogadores que treinou durante as duas passagens pelo Glorioso. Grita-se: "Eu Amo o Benfica!"
Em bom português, o sueco, emocionado, fala aos Benfiquistas: "É muito bonito! Muita sorte a Rui Costa e a todos os Benfiquistas! Obrigado a todos!" O Presidente Rui Costa abraça Eriksson. Tanta emoção! Magnífico! Arrepiante!
Tengstedt lança o primeiro ataque da segunda parte.
Di María coloca a bola em Bah e este tenta servir Rafa, que é desarmado por Mbemba.
Lance de ataque com Di María a ser desarmado.
António Silva corta um cruzamento, de cabeça, para canto.
Pontapé de canto apontado por Di María com corte de um defensor do Marselha.
Veretout cruza para novo corte da defesa do Benfica. Na sequência do lance, a bola é novamente colocada em Veretout, que não consegue dominar dentro das quatro linhas. Lançamento para o Benfica.
O Marselha faz pressão alta junto à área do Benfica.
Mbemba tenta servir Aubameyang na área, mas o passe sai por cima da baliza encarnada.
Di María recebe a bola no corredor central e remata em arco por cima da baliza do Marselha.
2-0. Di María arranca pelo corredor central e serve Neres no lado direito. Este devolve a bola ao argentino, que remata para o segundo do Benfica! Bonita combinação!
O
Médio
M
Avançado
João Neves arranca pelo lado esquerdo em novo ataque do Benfica. O Estádio da Luz está ao rubro!
Aursnes atrasa a bola para Tengstedt, que remata para fora.
Pau López recolhe um passe longo para Bah que não encontrou nenhum jogador do Benfica.
Trubin inicia mais um ataque do Benfica.
João Neves desarma Aubameyang e lança um ataque.
Veretout faz um passe comprido que sai pela lateral.
Já se jogaram 60' no Estádio da Luz.
Di María tenta combinar com Tengstedt num lance de ataque que termina com corte dos franceses.
Bah corta a bola pela linha lateral. Lançamento para o Marselha.
Ounahi coloca a bola em Ndiaye, que remata de primeira às malhas laterais. Trubin estava a controlar o lance.
Ataque organizado do Benfica, com passe de Di María para Rafa que acaba nas mãos de Pau López.
Harit descobre Luis Henrique solto no lado direito e este cruza para um grande corte de Florentino. Sai o Benfica para o ataque.
Falta de Di María sobre Harit.
Bah cede canto.
Pontapé de canto com corte. Insistência do Marselha.
Benfica fecha bem os espaços perante as incursões do Marselha.
Recuperação de bola do Marselha.
O Marselha troca a bola no seu meio-campo à procura de uma brecha.
Di María ajuda a defender, com pressão.
Balerdi interceta o passe de Di María a solicitar a desmarcação de Tengstedt. Posse com o Marselha.
Tentativa de ataque do Marselha com corte de Aursnes sobre Ndiaye.
A
2-1. António Silva não consegue intercetar o passe de Ounahi a desmarcar Aubameyang, e o avançado do Marselha, no frente a frente com Trubin, remata colocado para o golo dos franceses.
S
Avançado
M
Defesa
Aubameyang avança pelo corredor central e toca a bola para Ndiaye, que é desarmado por Aursnes já no interior da área.
Balerdi, com queixas, está caído no relvado. O jogo está interrompido.
Jogo retomado, com o jogador do Marselha a continuar em campo.
Médio
Médio
Benfica em posse de bola no meio-campo.
Avançado
Avançado
Soglo recebe a bola no lado direito e esbarra em Bah. Lançamento para o Marselha.
Remate de Harit com perigo, após cruzamento da direita.
Bah cruza para corte dos franceses.
Di María fica com a bola, mas remata contra Rafa.
Grande corte de Florentino, a impedir remate de Ounahi.
Veretout cruza para a área, onde surge Bah a cabecear a bola para longe.
Cruzamento de Di María, interceção da defensiva gaulesa.
Falta de Aubameyang sobre João Mário. Livre para o Benfica.
Di María volta a tentar colocar a bola em Rafa na área, mas é Mbemba quem fica com a posse.
Em disputa com Balerdi, Marcos Leonardo pede falta à entrada da área do Marselha. O árbitro manda seguir o jogo.
Falta de João Mário sobre Ounahi.
Estão 53 845 espectadores no Estádio da Luz!
Bah ganha disputa aérea.
Di María solicita a desmarcação de Rafa, que aguenta bem a pressão de Gigot e devolve a bola para o argentino. Este tenta passar por Soglo, que faz o corte pela linha de fundo. Canto para o Benfica.
João Neves ganha na raça a meio-campo.
Di María bate canto com o pé esquerdo. Corte para repetição da bola parada.
Rafa cruza contra Mbemba. Lançamento para o Benfica.
Cruzamento de Di María, após o canto, com Aubameyang a afastar.
Bah ganha lançamento junto à bandeirola de canto.
Corte de Aursnes para lançamento.
Passe longo de Gigot. A bola perde-se pela linha lateral.
Mbemba quase perde a bola para Di María, mas consegue atrasá-la para o guardião Pau López em esforço.
Bah entra fora de tempo sobre Ounahi. Livre favorável ao Marselha à entrada da área encarnada.
Aubameyang cobra o livre, leva a bola a passar perto do alvo.
Contra-ataque do Marselha termina com falta de João Neves sobre Ndiaye.
Boa circulação de bola do Benfica, que termina com um cruzamento de Di María para corte de Soglo.
Remate de Marcos Leonardo em posição frontal acaba bloqueado.
Lançamento para o Marselha sobre a área encarnada.
Veretout faz o passe longo para Aubameyang, que, no interior da área, recebe com categoria e vê o seu remate bloqueado por António Silva e Bah.
Soglo empurra Rafa pelas costas. Livre para o Benfica.
Passe de João Mário acaba por se perder na linha lateral.
Di María combina com Bah, mas falta espaço.
O Marselha mete gelo no jogo, tentando manter a posse de bola.
Veretout desarma Rafa, mas esbarra no carrinho de Florentino. A bola termina nas mãos do guardião do Marselha.
Três minutos de compensação.
João Neves desarma Ounahi e sai a jogar.
Bah cruza para a entrada da área, mas a bola perde-se em favor dos marselheses.
Aubameyang ganha a disputa com António Silva e faz o passe a rasgar para Ndiaye. Otamendi controla o lance e a bola acaba nas mãos de Trubin.
Di María procura Bah, mas o seu passe sai mal, para a linha de fundo.
Soglo recebe a bola no lado direito e serve Ounahi, que remata de fora da área para defesa segura de Trubin.
O Benfica vence o Marselha por 2-1 na 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa. Na próxima quinta-feira, dia 18 de abril, a eliminatória decide-se em França.
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio da Luz, o treinador do Benfica, Roger Schmidt, fez a análise ao jogo e à vitória do Benfica (2-1) sobre o Marselha na 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa.
Na 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, o Benfica recebeu o Marselha e venceu por 2-1. Os golos das águias no Estádio da Luz foram apontados por Rafa e Di María.
Guarda-redes
Defesa
Defesa
Defesa
Médio
Médio
Médio
Avançado
52'
Médio
18'
71'
Avançado
16'
Avançado
71'
PL
Guarda-redes
M
Defesa
67'
B
Defesa
G
Defesa
M
Defesa
45'+2'
LH
Médio
V
Médio
K
Médio
H
Avançado
M
Avançado
54'
A
Avançado
67'
Guarda-redes
Guarda-redes
Defesa
Defesa
Defesa
Médio
Médio
71'
Avançado
Médio
Avançado
71'
Avançado
B
Guarda-redes
O
Médio
54'
C
Avançado
N
Avançado
45'+2'
S
Avançado
67'
SM
Defesa
D
Médio
M
Defesa
RS
Treinador
JG
Treinador
MO
Árbitro Principal
SB
Assistente
DC
Assistente
AM
4.º Árbitro
CK
VAR
JG
Assistente de VAR
Lisboa, Portugal