Trubin
Guarda-redes
É no Estádio da Luz que o Benfica inicia a 2.ª volta da Liga Betclic 2024/25, com a receção ao Famalicão em jogo referente à 18.ª jornada, nesta sexta-feira, 17 de janeiro, às 20h15.
Garantida a conquista da Taça da Liga, a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal – após o triunfo por 1-3 no terreno do Farense –, e dependendo apenas de si para conquistar o 39.º Campeonato Nacional da sua história centenária, o Benfica entra na 2.ª volta da competição na 3.ª posição com 38 pontos, a três da liderança.
As águias enfrentam um oponente que, no início da ronda, se encontra na 9.ª posição, com 20 pontos amealhados, metade dos quais na condição de visitante e onde apresenta um saldo positivo de 13 golos marcados e 11 sofridos. Na Catedral, em nove encontros, os encarnados registam oito vitórias, sustentadas em 27 golos apontados e cinco sofridos.
Benfica e Famalicão já se defrontaram na competição em 23 ocasiões, e o balanço é amplamente favorável aos encarnados, que somam 17 triunfos (74%) e três empates (13%). Com um total de 58 golos apontados e 16 sofridos, as águias apresentam uma média de 2,52 golos por encontro, isto face aos 0,7 golos do emblema minhoto. No seu reduto, o Benfica venceu 10 dos 11 duelos disputados (91%) e empatou um (9%).
Olhando para os dados coletivos das duas equipas na prova, o Benfica apresenta-se como a melhor defesa da competição, com 11 golos sofridos (0,6 golos por jogo), enquanto os famalicenses encaixaram 20 (1,2 golos por jogo). Os números recolhidos na plataforma Sofascore oferecem-nos diferenças significativas entre as duas equipas.
Superior nos desarmes (19,2 contra 18,2 por jogo), nas interceções (9,1 contra 8,5 por jogo) e nas bolas recuperadas (54,6 contra 47,6 por jogo), o Benfica surge com valores inferiores nos parâmetros decorrentes das ambições e perspetivas competitivas das formações. O Famalicão efetuou mais cortes por jogo (19,2 contra 10,4) e mais defesas por encontro (2,9 contra 2,2).
Nos duelos aéreos, o Benfica ganhou 13,9 por jogo (56,6%), enquanto o Famalicão conquistou 17,2 (54,2%). Já nos duelos ganhos pelo chão, os minhotos venceram 41,5 (51,6%), enquanto as águias fizeram-no, em média, 39,5 vezes por jogo (49,7%).
Dominante no capítulo do passe, o Benfica apresenta, em termos médios, maior posse de bola (59,6% contra 52,4%), mais passes certos por jogo (453 e 85,2% contra 334 e 80,3% de precisão), mais passes certos no último terço do campo (248 e 75,8% contra 141 e 67,4% de precisão), mais cruzamentos certos (6,3 e 26,8% contra 3,6 e 21,8% de precisão) e mais bolas longas, com 27,4 (60,5%) face às 24,2 por jogo (51,9%) do Famalicão.
Ofensivamente, o Benfica marcou 32 golos dentro da grande área em 174 tentativas contra 14 golos em 93 tentativas por parte dos famalicenses. Com mais grandes oportunidades de golo por jogo (3,4 contra 1,5), mais remates por encontro (16,5 contra 10,8), mais remates à baliza por duelo (6,2 contra 4) e mais dribles por desafio (9,7 contra 8,5), fica igualmente clara a proeminência dos registos futebolísticos apresentados pelos comandados de Bruno Lage.
Em termos individuais, Di María e Aktürkoğlu, com seis golos cada um, são os melhores marcadores do Benfica na competição, e o internacional turco lidera no capítulo das assistências (4). Já no lado do Famalicão, Óscar Aranda sobressai com cinco golos faturados, e Gustavo Sá e Mario González destacam-se nas assistências (2).
Os nove jogos disputados pelo Benfica em casa durante a 1.ª volta da Liga Betclic foram os que tiveram mais adeptos em toda a competição, com a taxa de ocupação da Catedral a cifrar-se nos 93,52%.
Satisfeito com a resposta que a equipa do Benfica tem dado, o treinador Bruno Lage acredita que a mesma voltará a apresentar-se "bem" na receção ao Famalicão. A convicção do técnico resulta da forma como o coletivo "tem recuperado" do esforço despendido, e, na conferência de Imprensa realizada na quinta-feira, ficou o desejo de contar com uma "energia determinante" para superar o oponente minhoto no Estádio da Luz.
18h42 | O autocarro que transporta a equipa do SL Benfica já está na Catedral...
Trubin, Álvaro Carreras, António Silva, Kökcü, Pavlidis, Aktürkoğlu, Barreiro, Schjelderup, Otamendi, Tomás Araújo e Florentino.
Samuel Soares, Bah, Amdouni, Aursnes, Arthur Cabral, Rollheiser, Beste, Bajrami e João Rego.
Carevic, Mihaj, Rafa Soares, Sorriso, Topic, Justin de Haas, Rodrigo Pinheiro, Gustavo Sá, Aranda, Gil Dias e Zaydou Youssouf.
Gabriel Cabral, Lucas Calegari, Leo Realpe, Mario González, Rochinha, Mathias Amorim, Afonso Rodrigues, Sejk e Samuel Lobato.
João Gonçalves, árbitro da AF Porto, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Benfica-Famalicão, da 18.ª jornada da Liga Betclic. O juiz do encontro vai ter João Bessa Silva e Ângelo Carneiro como assistentes e João Malheiro Pinto no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Tiago Martins, e o assistente (AVAR) Paulo Brás.
19h30 | Os guarda-redes do Benfica entram em campo para os habituais exercícios de aquecimento.
19h40 | Os restantes jogadores das águias também iniciam o aquecimento no relvado da Luz.
20h09 | As equipas estão prestes a entrar no tapete verde do Estádio da Luz.
20h13 | Os capitães de equipa vão escolher o campo.
20h14 | Capitão Otamendi ergue o troféu da Taça da Liga, para os Benfiquistas no Estádio da Luz.
O esférico já rola no relvado da Catedral...
Sai o Benfica.
Schjelderup estreia-se a titular pelo Benfica no Campeonato Nacional.
Águias atacam pela esquerda.
Lançamento para o Benfica no ataque, à direita, após corte do Famalicão.
Recuperação de bola de Florentino.
Abertura de Otamendi para dentro da área, mas Aktürkoğlu não consegue dominar.
Recuperação de António Silva, na sequência de bola longa oponente.
Lançamento lateral para o Famalicão perto da sua área.
Cruzamento de Tomás Araújo intercetado. Na insistência, o defesa tenta variar o flanco, mas a bola sai pela linha lateral.
Falta de Kökcü na área do Famalicão.
O Benfica pressiona.
Passe de Álvaro Carreras intercetado, à entrada da área.
Falta de Schjelderup na área contrária.
Lançamento para o Benfica, no meio-campo.
Benfica organiza o ataque.
Os centrais do Benfica trocam a bola.
Recuperação de bola de Florentino.
Cruzamento rasteiro de Schjelderup, à esquerda, é aliviado.
Lançamento lateral para o Famalicão.
Assinalado fora de jogo a Aktürkoğlu, após passe longo de Kökcü.
Benfica organiza o ataque.
Florentino recupera a bola no meio-campo.
Aktürkoğlu é desarmado à direita da área. Mas parece ter ficado por sancionar uma falta a favor do Benfica...
Schjelderup, num lance de insistência, ganha espaço na área e atira forte de pé esquerdo para defesa com o ombro do guarda-redes Carevic.
Falta de Kökcü, no meio-campo. Livre para o Famalicão.
1-0. Otamendi abre para Pavlidis, dentro da área e no lado esquerdo. O avançado grego ganha espaço e cruza rasteiro para a zona do primeiro poste, onde Barreiro, na pequena área, desvia a bola de pé direito para a baliza. Excelente finalização!
Trubin recolhe tentativa de passe a rasgar oponente.
Pela esquerda, Álvaro Carreras cruza largo. Sorriso corta para canto, à direita.
Cruzamento de Aktürkoğlu, a partir do canto, é afastado.
O Benfica carrega!
Arremesso para as águias, no ataque.
Benfica novamente no ataque.
Remate de Kökcü de fora da área para defesa fácil de Carevic.
Tomás Araújo ganha a bola, após passe longo dos visitantes.
Cruzamento de Aktürkoğlu a meia altura leva muito perigo, com Schjelderup quase a alcançar a bola. O esférico desvia num defesa, e é canto, à esquerda.
Canto de Kökcü é cortado pela defesa do Famalicão. Insiste o Benfica.
Novo canto para o Benfica.
Defesa do Famalicão alivia canto de Kökcü. Lançamento para o Benfica.
LC
Defesa
RS
Defesa
O Benfica organiza o ataque.
Recuperação de bola de Álvaro Carreras.
Arremesso para o Famalicão no meio-campo adversário.
Famalicão tenta atacar a defesa encarnada.
Lançamento para o Famalicão no ataque.
Kökcü recupera a posse no meio-campo.
Lançamento lateral para o Benfica.
Ataca o Benfica. Schjelderup, descaído para a esquerda, passa por três adversários, e depois parece ser tocado em falta. O árbitro manda seguir jogo.
Por falta sobre Gustavo Sá.
Corte de Álvaro Carreras para lançamento do Famalicão.
A bola está em Carevic.
Falta de António Silva no meio-campo contrário.
Passe a rasgar de Kökcü a tentar isolar Aktürkoğlu na área, mas este não chega à bola, por pouco.
Benfica sai para o ataque.
Saída rápida e dinâmica do Benfica, com Aktürkoğlu a adiantar para Tomás Araújo na direita. O defesa cruza rasteiro com perigo, mas Carevic recolhe.
Recuperação de bola de Florentino.
Boa contenção de António Silva, a travar um contra-ataque oponente.
Jogada de insistência de Pavlidis na área contrária. O avançado, no lado direito, cruza para interceção da defesa dos minhotos. Aktürkoğlu e Schjelderup insistem, mas sem conseguirem finalizar.
Visitantes trocam a bola na defesa.
Cruzamento-remate de Aranda, à esquerda, morre nas luvas de Trubin.
Benfica organiza novo ataque.
Cruzamento de Álvaro Carreras... canto para o Benfica.
Na sequência do canto, António Silva dá de cabeça para Schjelderup, que remata para grande defesa de Carevic. Todavia, é assinalado fora de jogo ao norueguês.
Lançamento lateral para o Famalicão.
Famalicão em posse.
Bola está em Carevic.
Corte de António Silva para lançamento, após tentativa de passe de Aranda na área.
Famalicão insiste no ataque.
Os visitantes trocam a bola no seu meio-campo.
Benfica no ataque.
Tomás Araújo ganha a bola na defesa, à direita.
2-0. Kökcü adianta para Schjelderup, que progride com a bola e, à entrada da área, à esquerda, isola Barreiro com um excelente passe a rasgar. Na cara de Carevic, o internacional luxemburguês recebe e finaliza por entre as pernas do guarda-redes.
O Famalicão tenta sair para o ataque.
Por falta sobre Aranda.
Lançamento lateral para o Famalicão no meio-campo.
Falta de Tomás Araújo. Livre para o Famalicão no meio-campo encarnado.
Corte de Florentino, após bola longa proveniente do livre.
Ataca o Benfica.
A bola chega a Trubin.
Benfica novamente no ataque.
Florentino recupera a bola.
Barreiro tenta lançar Schjelderup, mas a defesa oponente corta.
Falta de Tomás Araújo na área do Famalicão.
Por falta sobre Aranda.
António Silva corta cruzamento oponente, após livre do Famalicão para a área.
Contra-ataque rápido do Benfica conduzido por Schjelderup, que abre na direita para Aktürkoğlu. O extremo turco tenta assistir Pavlidis, mas a bola é desviada por um defensor do Famalicão, gerando protestos por alegado braço no esférico... Pavlidis ainda rematou na sobra, mas o lance perdeu-se.
Reposição lateral para o Benfica na defesa.
Vão jogar-se mais três minutos nesta 1.ª parte.
À entrada da área, Pavlidis pica a bola para Aktürkoğlu, mas Carevic antecipa-se e recolhe.
António Silva ganha a bola no meio-campo adversário e entrega a Kökcü. De fora da área, de primeira, em vólei, o internacional turco dispara potente para defesa apertada de Carevic.
Livre para o Famalicão no meio-campo, por falta de Kökcü sobre Sorriso.
Lançamento para o Famalicão no ataque.
António Silva e Barreiro afastam a bola da área encarnada.
Ao cabo de 45 minutos na partida da 18.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica vence o Famalicão, por 2-0, na Luz. Barreiro, com um bis (11' e 36'), assinou os golos do Glorioso.
Os tricampeões nacionais de natação do Benfica são homenageados ao intervalo.
A equipa do Benfica regressa ao relvado.
A redondinha já rola novamente...
Sai o Famalicão.
Otamendi atrasa para Trubin, após bola longa do Famalicão.
Benfica no ataque.
Contra-ataque do Famalicão, mas a defesa do Benfica já está posicionada.
Lançamento para o Benfica no seu meio-campo.
Cruzamento perigoso de Álvaro Carreras, Carevic toca na bola e... canto para o Benfica.
Aktürkoğlu cruza para a área, onde, após um ressalto, Otamendi remata fraco para defesa de Carevic.
Famalicão tenta sair para o ataque.
Benfica no ataque.
Famalicão sai para o ataque.
À entrada da área, Schjelderup finta um oponente e entra na área. O atacante tenta entregar a bola, mas Carevic recolhe, após um ressalto.
Benfica pressiona e recupera a bola.
Remate de longe de Otamendi leva a bola a sair ao lado...
Lançamento lateral para o Benfica.
As águias organizam novo ataque.
Álvaro Carreras encontra Pavlidis à entrada da área, e o grego remata por cima.
Lançamento lateral para o Famalicão.
António Silva afasta o cruzamento de Sorriso.
Lançamento lateral para o Famalicão junto à sua área, após passe em profundidade de Kökcü.
Pontapé de baliza para Trubin.
Numa boa jogada dos visitantes, que recuperaram a bola em terreno adiantado, Sorriso atira ao lado, na área.
Pavlidis lançado em profundidade, roda à entrada da área, mas remata contra um defesa.
Famalicão no ataque.
Florentino corta a bola na área encarnada.
Falta sobre Tomás Araújo no meio-campo do Benfica.
Benfica organiza novo ataque.
Falta sobre Aktürkoğlu junto à linha lateral.
Pressão alta do Benfica resulta em pontapé de baliza para o Famalicão.
Famalicão organiza o ataque.
Álvaro Carreras corta para lançamento oponente.
Pontapé de baliza para Trubin.
Lançamento lateral para o Benfica.
Aktürkoğlu remata para defesa de Carevic. Excelente a saída para o ataque das águias, com a bola a chegar ao extremo turco, que atira à figura.
Barreiro recupera no meio-campo, Kökcü sobe pelo terreno e isola Pavlidis na área, à esquerda. O grego dispara para grande defesa de Carevic. Canto para o Benfica, à esquerda.
Canto para o Benfica, corte da defesa do Famalicão e lançamento lateral para as águias.
S
Avançado
GD
Avançado
Recuperação de bola de Kökcü.
Fora de jogo assinalado a Pavlidis.
Benfica sai a jogar a partir da sua defesa.
Recuperação de bola de Tomás Araújo.
Carevic recolhe a bola, após passe longo transviado de António Silva.
Tomás Araújo ganha a bola na defesa.
Pavlidis é lançado em profundidade, ultrapassa um defesa na área, e, à saída de Carevic, pica-lhe a bola. Esta vai à barra, sobra para a disputa de Aktürkoğlu com um defesa contrário, e Pavlidis volta a rematar, colocando o esférico no fundo da baliza. Mas é assinalado fora de jogo ao internacional grego no início do lance.
3-0. À esquerda, Schjelderup corta para dentro, entra na área e, com um belo passe, coloca a bola ao segundo poste, onde Barreiro encosta para o hat-trick!
Avançado
Avançado
Defesa
Defesa
Lançamento para o Famalicão na defesa.
Otamendi ganha a bola.
Falta sobre Arthur Cabral. Livre.
Falta sobre Bah. Novo livre.
Livre lateral para o Famalicão, por falta de Álvaro Carreras.
Arthur Cabral afasta a bola na área benfiquista.
Equipa do Famalicão insiste no ataque.
Canto para o Famalicão. É o primeiro no jogo.
Corte de Florentino, lançamento lateral para o Famalicão.
À esquerda, Schjelderup dispara cruzado para defesa de Carevic. Na insistência, à entrada da área, Kökcü remata para nova intervenção do guarda-redes. Canto para o Benfica, à direita.
Cruzamento perigoso de Aktürkoğlu a partir da direita para António Silva, que emenda com o pé e envia a bola por cima da baliza.
Defesa do Famalicão alivia o canto.
Canto para o Famalicão, à direita, após corte de Otamendi.
Defesa do Benfica corta.
Pontapé de baliza para Trubin.
Lançamento lateral para o Benfica.
Troca de bola encarnada.
Lançamento lateral para o Benfica.
Cruzamento de Aktürkoğlu, mas a defesa do Famalicão corta a bola.
Lançamento lateral para o Famalicão.
MA
Médio
ZY
Médio
R
Avançado
A
Avançado
Médio
Avançado
Defesa
Defesa
4-0. Grande cavalgada de João Rego pela direita, o qual encontra Aktürkoğlu à entrada da área. De calcanhar, o turco serve Kökcü, que atira de primeira para o fundo das redes. Tudo bem feito!
O Benfica volta a carregar!
Falta de Barreiro.
Avançado
Médio
O Famalicão tenta responder.
Lançamento para o Famalicão.
O Benfica está no ataque.
As águias insistem, com o jogo totalmente controlado.
Famalicão no ataque.
Recuperação do Famalicão.
Otamendi corta o cruzamento de Sorriso.
Benfica sai para o ataque.
Fora de jogo de Arthur Cabral.
Lançamento para o Famalicão.
Benfica no ataque.
Bola chega ao guardião Carevic.
Lançamento lateral para o Famalicão.
Otamendi ganha nas alturas e conquista lançamento no seu meio-campo.
Bola chega a Trubin.
Benfica no ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
João Rego coloca a bola na área, mas Carevic segura.
Vão jogar-se mais três minutos nesta 2.ª parte.
Falta sobre Otamendi.
Livre para o Benfica no meio-campo, por falta sobre Barreiro.
Benfica no ataque.
Lançamento para o Famalicão.
Goleada na Luz! Em desafio da 18.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica vence o Famalicão, por 4-0, com mais uma excelente casa. Barreiro, com um hat-trick (11', 36' e 67'), e Kökcü (80'), assinaram os golos do Glorioso, que assim soma 41 pontos na tabela classificativa. Missão cumprida!
Autor de um hat-trick na vitória do Benfica, por 4-0, frente ao Famalicão, jogo da 18.ª jornada do Campeonato Nacional, Barreiro foi eleito o Man of the Match.
"Ganhámos hoje, era muito importante fazer o nosso trabalho, mas daqui a poucos dias temos aqui mais um jogo importante na Liga dos Campeões e precisamos de todos – nós no campo e os adeptos fora – a apoiarem-nos nos momentos fáceis, mas também nos momentos menos bons. Precisamos de todos."
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio da Luz, o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez a análise do jogo e da vitória das águias frente ao Famalicão (4-0) na 18.ª jornada da Liga Betclic 2024/25.
Guarda-redes
Defesa
80'
Defesa
42'
Médio
80'
Avançado
69'
Avançado
Médio
11'
23'
36'
67'
'
Avançado
80'
Defesa
Defesa
69'
Médio
38'
83'
C
Guarda-redes
M
Defesa
RS
Defesa
19'
S
Avançado
T
Médio
Jd
Defesa
RP
Defesa
GS
Médio
A
Avançado
79'
GD
Avançado
63'
ZY
Médio
79'
Guarda-redes
Defesa
69'
Avançado
83'
Médio
Avançado
69'
Avançado
Defesa
Defesa
80'
Médio
80'
GC
Guarda-redes
LC
Defesa
19'
LR
Defesa
MG
Avançado
R
Avançado
79'
MA
Médio
79'
AR
Avançado
S
Avançado
63'
SL
Médio
Treinador
HO
Treinador
JG
Árbitro Principal
JB
Assistente
ÂC
Assistente
JM
4.º Árbitro
TM
VAR
PB
Assistente de VAR
Lisboa, Portugal