A estrutura técnica conta atualmente com um total de 108 treinadores/formadores e estende-se à escala nacional, atuando em Lisboa, Benfica Campus (Seixal) e nos Centros de Formação e Treino benfiquistas em Vila Real, Braga, Viseu, Aveiro e Faro.
Total: 116 Treinadores
39
Treinadores Principais
46
Treinadores Adjuntos
18
Treinadores Guarda-Redes
13
Treinadores Analistas
Total: 41 Treinadores
9
Treinadores Principais
13
Treinadores Adjuntos
7
Treinadores Guarda-Redes
12
Treinadores Analistas
Total: 36 Treinadores
12
Treinadores Principais
18
Treinadores Adjuntos
5
Treinadores Guarda-Redes
1
Treinador Analista
Total: 39 Treinadores
18
Treinadores Principais
15
Treinadores Adjuntos
6
Treinadores Guarda-Redes
O Treinador Formador SL Benfica
O Clube conta com um grupo de treinadores/formadores experientes que conhecem bem as particularidades do futebol jovem, e que juntos somam um registo impressionante de jogadores formados no clube e que atingiram o Futebol Profissional – a maior vitória do Futebol Formação.
Os treinadores do Futebol Formação do SL Benfica são selecionados e alocados em função de perfis ajustados a cada etapa de desenvolvimento, tendo como foco principal apoiar e desafiar cada um dos jovens jogadores para que possam realizar todo o seu potencial.
Para formar os melhores jogadores, apostamos na formação contínua e valorização dos nossos treinadores, através da promoção de um ambiente constante de partilha e reflexão sobre a metodologia em vigor, assim como de identificação com os valores benfiquistas.
Áreas de Especialidade
Vários dos treinadores do SL Benfica assumem funções especialistas dentro da estrutura técnica, proporcionando um trabalho mais aprofundado em determinadas áreas de desenvolvimento dos nossos jovens jogadores.
Desenvolvimento Individual
Os planos de desenvolvimento individual (PDI) são criados especificamente para cada jogador. Estes planos 360º partem de um trabalho inicial de autorreflexão, que depois com o suporte dos treinadores e restante staff, avança para definição conjunta de objetivos e conteúdos a desenvolver nas vertentes técnico-tática, física, nutricional, psicológica e pessoal/social.
O trabalho de desenvolvimento individual realiza-se assim no campo e fora dele através de uma abordagem holística, com vista a potenciar o jogador e a maximizar a sua evolução desportiva.
O Desenvolvimento Individual é responsabilidade de todos, mas cada equipa conta com um treinador adjunto dedicado a suportar a implementação destes processos e respetivo registo de informação.
Treino de Guarda-Redes
A posição de Guarda-Redes (GR) acarreta uma abordagem particular devido às suas características e funções no jogo, e no SL Benfica o Departamento de Treino de Guarda-Redes já conta com um historial importante no estudo e evolução do trabalho específico dedicado a estes jogadores, assim como na sua projeção para o futebol profissional (ex. Ederson, Varela, etc).
A metodologia em vigor promove o desenvolvimento de todos os GR do SL Benfica, através de um modelo de treino uniformizado, com base no perfil específico definido pelo Clube para a posição e no Jogar à Benfica, para que um dia possam integrar a equipa principal.
Para isso é cultivada a ligação e a continuidade entre os GR dos vários escalões, com conteúdos prioritários definidos e com um grau de complexidade crescente em função da etapa de formação, sem nunca esquecer uma ideia-chave: promover o gosto pela posição!
Os Treinadores de Guarda-Redes são treinadores especialistas integrados na dinâmica de cada equipa técnica no dia-a-dia, mas que em simultâneo trabalham enquanto grupo desenvolvendo conhecimento específico sobre a posição.
Departamento de Análise e Observação (DAO)
O Departamento de Análise e Observação, também conhecido por DAO, insere-se na dinâmica multidisciplinar do Futebol de Formação do SL Benfica, tratando-se de uma área fundamental no contexto futebolístico atual e no desenvolvimento de jovens jogadores.
É o departamento responsável por dar suporte à educação/formação dos nossos jogadores e treinadores, através da reflexão e análise ao jogo e treino. A metodologia usada está adaptada às necessidades de cada escalão, beneficiando do acesso às mais modernas ferramentas e tecnologias.
Os Treinador-Analistas estão integrados nas equipas técnicas e dão suporte na implementação dos processos definidos para os vários contextos: pré-jogo, jogo, pós-jogo, treino, assim como em projetos ligados ao estudo do jogo/jogador.