Hóquei em Patins

29 abril 2025, 15h14

Benfica

Equipa do Benfica reunida

Às 21h30 desta quarta-feira, 30 de abril, Benfica e Sporting discutem o acesso à final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O dérbi das meias-finais da final four da prova-rainha, assim como a partida decisiva, terão como palco o Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Este será já o quarto embate entre os rivais na presente temporada, tal como lembrou o treinador Edu Castro, em declarações aos meios do Clube, sublinhando que "os três foram diferentes": "O primeiro foi muito no princípio da temporada, e foi o que terminámos com 6-1. Depois, aqui em casa, foi muito igualado durante todo o jogo [3-1] e, na quadra deles, foi tão igualado que terminou empatado [2-2]."

"Agora, já levamos mais tempo, as duas equipas trabalharam durante toda a temporada. É uma semifinal, um jogo único, quadra neutra, pode ser mais parecido com a Elite Cup. Espero que seja assim, porque foi o que correu melhor para nós. Mas, sem dúvida, um jogo muito complicado, com um rival dificílimo, mas acho que estamos a chegar num momento muito bom", perspetivou o técnico.

Edu Castro detalhou ainda este último ponto: "Temos sido uma equipa muito sólida ultimamente, acho que sofremos 6 golos nos últimos 10 jogos. Temos sido muito sólidos na defesa, saindo muito bem no contra-ataque. Às vezes, vai um pouco contra o jogo mais alegre do começo da temporada, mais direto. Há que adaptar."

Edu Castro

Ouça Edu Castro

Assegurando que as águias estão "a pensar apenas neste jogo", Edu Castro explicou que "este tipo de jogos, mais do que os números gerais, dependem dos cenários iniciais do encontro".

"Depende de como se desenrola o início do jogo, pode ir para um lado ou para o outro, portanto temos de entrar muito fortes, ser sempre muito consistentes, saber que qualquer detalhe pode-te colocar atrás ou à frente no marcador, e saber gerir ambas as situações. É isso que queremos, e aplicar os cinco sentidos, porque, se não, vai ser complicado", alertou o timoneiro encarnado.

Assumindo que "é fabuloso representar o Benfica", o treinador crê que o apoio dos seus adeptos "talvez seja o ponto que mais diferencia cada jogo".

"Joguemos em casa ou joguemos fora, o carinho que nos têm dado até agora é incrível, o ânimo que nos dão desde as bancadas. O facto de podermos celebrar um jogo como o de Viana, que foi um jogo da Liga, importante, mas um jogo da Liga, e vimo-nos com a satisfação de ter de sair a agradecer ao público o quanto nos ajudaram ao longo de todo o jogo. Isto é uma semifinal da Taça, suponho que o mesmo vai acontecer, e acrescenta um grau extra de responsabilidade de não lhes falhar, porque, no final, é por eles que jogamos, para que eles se divirtam, e sabemos que divertirem-se, muitas vezes, significa ganhar de uma determinada maneira, mas, sobretudo, ganhar", explanou Edu Castro.

Pedro Henriques

Ouça Pedro Henriques

"Aquilo que vai definir a época serão agora estas decisões que se avizinham, e, na quarta-feira, temos já um jogo difícil. Não vale a pena pensar em finais, em títulos. Temos esta meia-final para jogar, para competir bem e para ganhar", salientou, por sua vez, Pedro Henriques, capitão vermelho e branco.

O guarda-redes considera que "o Benfica marcou presença nesta final four com um percurso de excelência", e reiterou que o coletivo vive uma fase positiva: "Penso que não podemos pedir outros resultados para além daqueles que temos tido nos últimos tempos, a nível ofensivo, a nível defensivo. Acho que atravessamos um bom momento, trabalhámos muito para estar neste momento."

"Jogando em casa, fora, contra qualquer rival, acho que é inquestionável a importância da presença dos adeptos. Tenho conhecimento de que em Vila Nova de Famalicão irão estar muitos Benfiquistas para nos apoiar, e lá estaremos com uma boa sinergia para conseguir ganhar em prol do Benfica", vincou o hoquista.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 29 de abril de 2025

Patrocinadores Hóquei