Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Num jogo inesquecível para vários jogadores formados no Clube, o Benfica validou a passagem para o derradeiro encontro da Taça de Portugal com nova vitória frente ao Tirsense, desta feita por 4-0, na 2.ª mão das meias-finais da prova.
24 abril 2025, 01h45
Bajrami estreou-se a marcar pela equipa principal do Benfica
Bruno Lage manteve apenas António Silva e Florentino no onze para a receção ao conjunto de Santo Tirso, face à equipa que entrou em campo em Guimarães (vitória, por 0-3, ante o Vitória SC, no último sábado, 19 de abril).
Assim, a formação inicial encarnada foi composta por Samuel Soares, Tiago Gouveia, António Silva, Bajrami, Dahl, Florentino, Barreiro, Schjelderup, Bruma, Arthur Cabral e Belotti. Uma mão-cheia de jogadores made in Benfica no arranque do duelo!
Com o desfecho da eliminatória encaminhado, em virtude do resultado folgado na 1.ª mão, não se verificaram oportunidades no arranque da contenda, que teve um ritmo algo desacelerado. Todavia, na primeira ocasião em que se aproximaram da baliza oponente, as águias criaram muito perigo.
No minuto 16, à direita, de canto, Dahl cruzou para o primeiro poste, onde Belotti desviou a bola para Barreiro, no ferro contrário. Também de cabeça, muito próximo da baliza, o médio atirou ao poste, com o esférico a embater novamente no internacional luxemburguês e a sair caprichosamente ao lado.
Um quarto de hora depois (31'), foi o guarda-redes visitante que evitou o tento benfiquista. António Silva fez o passe longo a solicitar a desmarcação de Arthur Cabral, que, de primeira, já na área, aplicou um potente tiro, sacudido por Tiago Gonçalves pela linha de fundo.
O Benfica terminou a 1.ª parte a pressionar os opositores, acabando mesmo por conseguir alcançar o golo.
No entanto, antes disso, aos 37', Bruma combinou com Tiago Gouveia na direita, entrou na área, livrou-se da marcação e rematou em arco ligeiramente ao lado; e, aos 42', à entrada da área, Tiago Gouveia disparou para intervenção apertada de Tiago Gonçalves.
Foi também nesta fase que o Tirsense teve os seus dois melhores ataques da partida: aos 39', Bernardo Mesquita ganhou a linha no lado esquerdo, e o seu cruzamento chegou à pequena área, onde Dahl, atento, impediu que André Fontes finalizasse; e, aos 45'+2', Daniel Rodrigues arriscou um remate de longe, que Samuel Soares amarrou com segurança.
À passagem dos 45'+3', em cima do descanso, chegou a primeira ebulição da noite. À esquerda, Florentino lançou a bola para o segundo poste, onde Belotti, de ângulo reduzido, cabeceou à barra. João Martins e Jorge Silva, a meias, afastaram a bola, mas esta sobrou para Barreiro, que encontrou António Silva à boca da baliza, o qual atirou a contar (1-0).
O intervalo ficou marcado por um momento emocionante na Luz! Ladeado por antigos colegas, Humberto Coelho foi homenageado no relvado da Catedral, na semana em que celebrou o seu 75.º aniversário. A Glória do Clube foi alvo de uma enorme ovação, após a exibição de um vídeo com alguns dos seus grandes momentos com o Manto Sagrado.
Filme do jogo
Nos instantes inaugurais do 2.º tempo, as águias quase dilataram o desnível em dois lances: aos 46', após passe longo de Bajrami, Belotti recebeu a bola na área e tocou para Dahl, que cruzou para o coração da área, onde Barreiro cabeceou um pouco ao lado; e, aos 48', lançado na esquerda por Belotti, Bruma cruzou para Schjelderup, que, ao segundo poste, de excelente posição, atirou próximo do alvo.
No minuto 62, Bruno Lage promoveu as primeiras alterações, substituindo Schjelderup, Bruma e Florentino, respetivamente, por Amdouni, Prestianni e João Veloso, tendo este último debutado na equipa principal do Clube, após um longo trajeto no Benfica Campus.
A partir de então, o Benfica acercou-se das redes forasteiras com maior frequência.
De fora da área, Prestianni encontrou Amdouni em boa posição, à esquerda, o qual fletiu para dentro e rematou potente, com o esférico a sair perto do poste, no 64.º minuto. Já aos 65', Dahl, pela esquerda, cruzou rasteiro para a pequena área, onde o desvio de Belotti foi defendido por Tiago Gonçalves.
As tentativas de meia distância de João Veloso (66'), desviada num defesa, e de Prestianni (68') também não saíram longe do alvo.
Aos 73', na cobrança de um livre lateral, à direita, em cima da linha da área, Dahl atirou diretamente à baliza, e Tiago Gonçalves impediu o golo do Benfica com uma grande estirada.
Contudo, no canto consequente (74'), Prestianni cruzou para Arthur Cabral no núcleo da área, o qual cabeceou para a linha de golo, onde Bajrami emendou para o fundo das redes (2-0), rubricando o seu primeiro golo pela equipa principal das águias.
O terceiro tento não tardou, fruto de uma bela jogada. A partir do seu meio-campo, Samuel Soares executou um passe longo teleguiado para Tiago Gouveia, que recebeu na área, fintou um defesa e serviu Belotti de bandeja. Este, só com o guarda-redes pela frente, afastou do seu alcance (3-0), lançando a festa nas bancadas da Catedral, coloridas pela presença de 48 601 espectadores.
De seguida (79'), Bruno Lage esgotou as suas substituições, rendendo Samuel Soares e Tiago Gouveia por outros dois produtos da formação encarnada, ambos em estreia na primeira equipa vermelha e branca: André Gomes e Hugo Félix.
Dez minutos volvidos (89'), Prestianni, à direita, cortou para dentro e cruzou para Dahl no lado oposto da área, o qual, de posição privilegiada, disparou em vólei para fora.
Os benfiquistas fecharam o encontro com chave de ouro, apontando o 4-0 aos 90'+1'. Em novo canto, desta feita batido por Hugo Félix, à esquerda, Tiago Gonçalves ainda salvou, in extremis, um cabeceamento de António Silva, desviado em João Martins, mas, na recarga, Barreiro encostou para o 9.º golo da eliminatória.
Este foi também o 22.º remate certeiro das águias nos seis jogos disputados na prova-rainha, ao longo dos quais consentiram apenas uma bola nas redes. Recorde-se que, neste trajeto, os encarnados deixaram ainda para trás o Pevidém (0-2), bem como os primodivisionários Estrela da Amadora (7-0), Farense (1-3) e SC Braga (1-0).
Selado o apuramento pela 39.ª vez para a final da Taça de Portugal – na qual vai enfrentar o Sporting em busca da 27.ª conquista do troféu –, o Benfica torna a centrar atenções na Liga Betclic, já que às 18h00 deste domingo, 27 de abril, volta a atuar no Estádio da Luz, recebendo o AVS num desafio da 31.ª jornada da competição.
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Cátia Luís e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 24 de abril de 2025