Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O treinador Bruno Lage realçou os pressupostos que norteiam a equipa do Benfica na antevisão do jogo da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.
22 abril 2025, 15h32
Bruno Lage
O treinador do Benfica, em conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, vincou o "respeito" pelo Tirsense, pese o triunfo obtido na 1.ª mão da competição (0-5), destacando o percurso do oponente na prova, e assegurou que irá apresentar a "melhor equipa em função daquilo que os jogadores têm feito". Arthur Cabral, revelou, será titular, enquanto Tomás Araújo e Di María – atletas substituídos no decurso do compromisso em Guimarães, frente ao Vitória SC, na 30.ª jornada da Liga Betclic (0-3) – estão "fisicamente aptos".
Que impacto pode ter no jogo de amanhã [quarta-feira] a vantagem de 5-0 conseguida na 1.ª mão?
Sabemos que fizemos um bom resultado na 1.ª mão da eliminatória, mas aquilo que é mais importante para amanhã é nós confirmarmos a nossa presença no Jamor, porque é isso que queremos. Respeitar o Tirsense, falar do Tirsense e carimbar uma final que já nos foge há algum tempo. Há 8 anos que não vencemos a Taça de Portugal, e nos últimos 10 anos marcámos por 3 vezes presença na final, por isso, amanhã queremos carimbar com mais uma boa exibição, com mais um bom jogo, respeitando o Tirsense, que fez um percurso muito bom.
"Sabemos que fizemos um bom resultado na 1.ª mão da eliminatória, mas aquilo que é mais importante para amanhã [quarta-feira] é nós confirmarmos a nossa presença no Jamor, porque é isso que queremos"
Bruno Lage
Amanhã [quarta-feira], o Benfica será muito diferente daquilo a que temos assistido em termos dos jogadores que vai escolher para o jogo? Vai acabar por dar oportunidades? E pergunto-lhe também por Tomás Araújo e por Di María. Eles – pelo menos, foi aquilo que nos pareceu – saíram tocados frente ao Vitória SC, e eu olho já mais para a frente para lhe perguntar se já tem a certeza de que vai poder contar com os dois para aquele que provavelmente será o jogo mais decisivo do Campeonato, frente ao Sporting.
Estão os dois disponíveis fisicamente para o jogo de amanhã. Por isso, não vou fugir àquilo que tenho falado nos últimos dias, ainda por cima agora tatuado na cabeça do nosso capitão. Por isso, é un día a la vez, e é un día a la vez que vamos gerindo, quer a nossa vida pessoal, quer a vida do Clube. Por isso, o presente, e o futuro, é o jogo com o Tirsense. Apresentar a melhor equipa em função daquilo que os jogadores têm feito. Não gosto tanto de falar em oportunidades, gosto, sim, é de... vou sempre analisando aquilo que os jogadores vão fazendo, quer dentro de campo, quer fora de campo, e posso-lhe garantir... porque estou muito contente com ele, apesar de ele não ter jogado muito nos últimos tempos, mas amanhã vai jogar de início, que é o Arthur Cabral.
"Apresentar a melhor equipa em função daquilo que os jogadores têm feito"
O Benfica já tem uma vantagem grande, e falou desse sonho de estar no Jamor e de ganhar a Taça de Portugal. Muito se tem falado da questão de esta final poder não ser no Jamor. Ontem [segunda-feira], Rui Borges falava da beleza e de todo o espetáculo que é o Jamor. O Benfica e o Sporting já se encontraram neste ano em Leiria e deram de facto uma grande lição de desportivismo nas bancadas e em todo o lado. O que é que lhe parece, como treinador, por exemplo, estar numa final e não poder jogá-la no Jamor?
Olhe, não me leve a mal, você já está a fazer a final do Benfica-Sporting, e eu, por respeito ao Tirsense e ao Rio Ave, falo apenas de mim. Desde que comecei a minha carreira, há muitos anos, prometi a mim mesmo nunca ir ao Jamor ver uma final da Taça de Portugal. Queria ir disputar a final da Taça de Portugal. Como sabe, há 4/5 anos ajudei a equipa a chegar à final da Taça de Portugal, depois não tive tempo para a disputar, tive outras coisas para fazer [risos]... Entretanto, tenho de vos lembrar que fui lá uma vez jogar quando o Belenenses jogava no Jamor. Sei muito bem aquilo que representa jogar uma final do Jamor, por isso é que eu comecei esta conferência exatamente por aí. Nós queremos estar no Jamor.
Já ajudou o Benfica a ir a uma final, mas não chegou a disputá-la. Sente que lhe falta isso na sua carreira? O Bruno [Lage] que vem para o Benfica, salva o Benfica, é campeão, já venceu a Taça da Liga...
Não, eu não salvei o Benfica. Eu ajudei a equipa a conquistar títulos, esse é que é o meu trabalho. Eu vim com esse objetivo, foi aquilo que eu disse desde o primeiro dia, e é isso que me interessa neste momento: ajudar a equipa amanhã [quarta-feira] a fazer um grande jogo e carimbar mais uma ida à final da Taça de Portugal no Jamor.
"Sei muito bem aquilo que representa jogar uma final do Jamor. [...] Nós queremos estar no Jamor"
No final do jogo com o Vitória SC admitiu que o [cartão] amarelo de Florentino foi estratégia. Entretanto, o treinador do Sporting, Rui Borges, já reagiu e disse que é algo punível, algo que não tem lógica. Pergunto-lhe: que comentários faz às declarações do treinador do Sporting? E também lhe pergunto por Di María, se as lesões que o jogador tem tido neste ano de 2025 poderão ter peso na decisão de renovar o contrato.
Você sabe o nome do treinador do Benfica e sabe o nome do treinador do Sporting. Vou-lhe fazer uma pergunta: sabe o nome do treinador do Tirsense? Não sabe? [Sorrisos] Você preparou-se para vir a uma conferência [de Imprensa] da meia-final da Taça de Portugal e não sabe o nome do próximo adversário que eu vou ter... Está a ver, olhe, é por causa disto que eu ando com isto [caderno de notas] e tenho aqui os relatórios... e até tenho aqui, vou-lhe mostrar, porque ele merece, quer a fotografia, quer o registo do que eles fizeram. Emanuel Simões, 45 anos, e o registo que eles [Tirsense] fizeram na Taça de Portugal. Sabe, Guimarães é passado, e acho que o mais importante é nós falarmos daquilo que o Tirsense fez. Porque... olhe, vou-lhe dar aqui dois exemplos. Foi curioso, que nós falámos no final do jogo sobre estes atletas... O Jorge Silva, que é irmão do Fábio Silva – foi meu jogador no Wolverhampton, até está a fazer uma grande época em Espanha, e ainda agora, no último fim de semana, venceu o Atlético de Madrid. O Jorge [Silva], que joga no Tirsense, já jogou no Benfica, no FC Porto e na Lazio. Há outro miúdo aqui, que é o Rodrigues, o Daniel Rodrigues... Sporting e jogador de Seleção Nacional. Sabe o que é que ambos disseram sobre este jogo? Uma oportunidade única de se valorizarem, de se mostrarem, porque estes jogos mudam as carreiras. Por isso, eu hoje, com todo o respeito que eu tenho pela sua pergunta, quero falar é do Tirsense, quero valorizar muito aquilo que o Tirsense fez, os jogadores, o seu treinador, e amanhã o respeito que eu tenho pelo Tirsense é preparar da melhor forma o jogo e vencer o jogo. Sobre o Di María, o histórico que eu tenho é de um campeão que tem, neste ano [2024/25] – para além do seu currículo –, 2512 minutos, é o 11.º jogador mais utilizado do plantel, e tem 15 golos e 8 assistências. Nós não tomamos decisões em função do momento, porque há 3 ou há 2 meses a questão era – não sei se foi por si ou por algum colega seu – quanto tempo mais vai demorar nós renovarmos com o Di Maria, e hoje é já pôr em causa se o jogador tem condições para jogar no futuro. O jogador não está lesionado, está fisicamente apto para poder jogar amanhã, sentiu um desconforto como sentiu o Tomás [Araújo], nós tomámos as melhores decisões durante o jogo para vencer.
"Di María não está lesionado, está fisicamente apto para poder jogar amanhã [quarta-feira], sentiu um desconforto como sentiu o Tomás [Araújo]"
Permita-me regressar a Guimarães para lhe perguntar se sente, e olhando para aquilo que se passou, que poderia ter feito as coisas de forma diferente, até porque no final do jogo admitiu que nesta altura tudo é gestão, quanto à questão dos cartões amarelos. Depois, perguntar-lhe sobre Renato Sanches, tem apenas 416 minutos nesta época. Enquanto treinador, ainda é um jogador que quer manter na próxima temporada, tendo em conta, até, as palavras do Presidente do Benfica, que disse que era um jogador em quem tinha a certeza de que iria gastar dinheiro?
Não me leve a mal, mas o presente, e o futuro imediato, é o Tirsense. Eu entendo, respeito as suas questões, se quiser trazer algumas delas para as próximas conferências eu terei todo o gosto em responder, até porque no próximo mês, se tudo correr bem amanhã, vou estar aqui a falar convosco pelo menos 11 vezes. Havemos de ter mais conferências de Imprensa. Hoje, o assunto é Tirsense.
Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 22 de abril de 2025