Futebol feminino

19 abril 2025, 18h01

Benfica-Valadares Gaia

Catarina Amado

RESUMO DO JOGO

Revelando capacidade para reagir à adversidade, a equipa feminina de futebol do Benfica empatou com o Valadares Gaia (2-2) na 1.ª da mão da meia-final da Taça de Portugal, realizada no Campo n.º 1 do Benfica Campus, neste sábado, 19 de abril.

A passagem à final será discutida no domingo, 27 de abril, às 16h30, no Estádio Dr. Jorge Sampaio, onde no fim de semana passado as Inspiradoras celebraram a conquista do Pentacampeonato, após triunfo sobre este adversário (0-3) na 20.ª ronda da Liga BPI.

No Seixal, os primeiros minutos foram equilibrados, com o Valadares Gaia a tentar criar perigo através de bolas paradas. Aos 12', Santi surgiu em velocidade pelo corredor direito, mas Lena Pauels saiu de entre os postes e cortou o lance.

O Benfica reagiu aos 18'. Lançada em profundidade, Nycole Raysla conseguiu ultrapassar Erin Seppi na grande área, mas acabou por deixar escapar o esférico pela linha de fundo. No minuto seguinte, num cruzamento da internacional brasileira, a bola passou rente ao poste esquerdo das visitantes.

Aos 22', o Valadares Gaia abriu o ativo. Na grande área, Santi conseguiu levar a melhor sobre Laís Araújo, que caiu após contacto da avançada, cujo remate possibilitou colocar as nortenhas na frente (0-1). O lance ainda esteve em análise pelo VAR, que não vislumbrou ação faltosa da atleta visitante.

Benfica-Valadares Gaia

O Benfica acelerou e, aos 34', Andreia Norton serviu Nycole Raysla. Perante a saída de Erin Seppi da baliza, a atacante encarnada fez um chapéu que saiu ao lado.

Aos 38', num erro de Louisa Aniwaa, Cristina Prieto visou o alvo e rematou de pronto, mas Erin Seppi defendeu. Com mais intensidade, o Benfica voltou a ameaçar aos 40'. De fora da área, Andreia Norton atirou sobre a barra.

Aos 41', alertada pelo VAR, Filipa Cunha visionou as imagens de uma disputa de bola entre Christy Ucheibe e Erica Meg no meio-campo. A juíza exibiu cartão amarelo à internacional nigeriana, por entrada "negligente" sobre a rival, conforme anunciou no Benfica Campus.

Benfica-Valadares Gaia

Já aos 45'+4', Erica Meg criou perigo, ao rematar sobre a trave. A fechar a 1.ª parte, aos 45'+7', após canto marcado por Anna Gasper, Laís Araújo cabeceou à barra. Ao intervalo, o marcador assinalava 0-1.

Para a etapa complementar, Filipa Patão lançou Marit Lund no lugar de Laís Araújo. Aos 47', na sequência de um canto e de posterior alívio de Anna Gasper, o Valadares Gaia fez o 0-2, por Erica Meg.

À procura de outro desfecho, as águias estiveram perto de reduzir. Num canto chegado à baliza, Anna Gasper forçou Erin Seppi a intervenção apertada, aos 56'.

Na marcação de novo canto, Marit Lund acertou na trave e, no ressalto, Chandra Davidson tocou para Christy Ucheibe, que atirou para o fundo da baliza (1-2, aos 57').

No minuto seguinte foi Andreia Norton a disparar para defesa de Erin Seppi. Aos 60', após mais um canto, Nycole Raysla cabeceou à malha lateral.

Pressionante, o Benfica tentava o empate diante de um rival que apenas defendia. Aos 65', Beatriz Cameirão caiu na grande área do Valadares Gaia, em lance com Mackenzie Cherry, mas a árbitra mandou jogar.

Benfica-Valadares Gaia

Até que, aos 67', Andreia Norton protagonizou um grande momento! Pelo corredor central, a média-ofensiva portuguesa avançou com bola e disparou colocado ao ângulo superior direito, sem hipóteses de defesa (2-2).

O Benfica continuou acutilante, e Beatriz Cameirão, aos 72', cabeceou para defesa de Erin Seppi. Acabada de entrar, Lara Martins também dispôs de uma soberana ocasião para a reviravolta. Aos 77', sem oposição, a jovem avançada obrigou a guarda-redes rival a aplicar-se.

Nos descontos, aos 90'+3', Erica Meg rematou de fora da área e Lena Pauels opôs-se bem.

Apesar das tentativas das águias, o resultado manteve-se (2-2). Detentor do troféu, no dia 27 de abril, data da 2.ª mão da eliminatória, no Estádio Dr. Jorge Sampaio, o Benfica tentará voltar a marcar presença no Jamor.

Benfica-Valadares Gaia

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Duas partes completamente distintas. Entrámos na 2.ª parte a sofrer um golo de bola parada, e aí não fomos competentes, e isso tornou o jogo mais difícil, porque recuperar uma desvantagem de 0-2 não é fácil para ninguém. Entrámos muito, muito mal na 1.ª parte, e é uma coisa que vamos debater durante a semana. Não podemos entrar assim em nenhum jogo. Temos de assumir essa responsabilidade, e a partir do momento em que fomos para o intervalo assumimos isso. Há dias maus, há momentos maus e nós tivemos esse momento na 1.ª parte. Fomos capazes de dar a volta e fomos capazes de reagir, tivemos oportunidade de fazer o 3.º [golo], não o fizemos e depois o cansaço das duas equipas já foi evidente nos últimos 10 minutos. Foi notória a quebra do Valadares e do Benfica. Parabéns ao Valadares pela exibição e pelas dificuldades que nos criou. Era disto que nós estávamos à espera. Não estávamos à espera de uma meia-final dada, mas temos a obrigação de passar [a eliminatória]. Vamos melhorar, corrigir e vamos preparar da melhor forma a 2.ª mão."

Benfica-Valadares Gaia

Carole Costa (capitã e defesa-central do Benfica): "A nossa 1.ª parte não foi a melhor, mas fizemos uma boa 2.ª parte, e a verdade é que poucas equipas fazem o que nós fizemos: a perder por 0-2 conseguimos empatar o jogo. Dificilmente outra equipa faria isto. Ainda temos um jogo, por isso está tudo em aberto. Nesse jogo esperamos muitos Benfiquistas a torcer por nós, e certamente seremos nós a estar no Jamor."

Benfica-Valadares Gaia

Taça de Portugal | Meias-finais (1.ª mão) | 19/04/2025
Benfica-Valadares Gaia
2-2
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo (Marit Lund, 46'), Carole Costa, Christy Ucheibe, Catarina Amado, Anna Gasper, Andreia Norton, Andreia Faria (Beatriz Cameirão, 62'), Chandra Davidson, Nycole Raysla (Rakel Engesvik, 86') e Cristina Prieto (Lara Martins, 75')
Suplentes
Rute Costa, Joana Silva, Marit Lund (46'), Beatriz Cameirão (62'), Letícia Almeida, Rakel Engesvik (86'), Jody Brown, Lara Martins (75') e Neide Guedes
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Valadares Gaia
Erin Seppi, Mackenzie Cherry, Louisa Aniwaa, Emily Hähnel (Jennie Lakip, 86'), Erica Meg, Santi, Neuza Besugo (Carol Ferreira, 79'), Sara Monteiro, Cris Vieira (Alexis Strickland, 68'), Barbosinha e Érica Ventura (Angeline da Costa, 86')
Suplentes
Carol Alves, Margarida Pinto, Jennie Lakip (86'), Angeline da Costa (86'), Carol Ferreira (79'), Maria Baleia, Alexis Strickland (68'), Inês Barge e Matilde Vilhena
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Christy Ucheibe (57') e Andreia Norton (67'); Valadares Gaia: Santi (22') e Erica Meg (47')

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 19 de abril de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas