Futebol feminino

12 abril 2025, 16h55

Equipa do Benfica com a Taça

O Benfica conquistou o 5.º título nacional consecutivo

RESUMO DO JOGO

Liga BPI
20.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 0-2
Valadares Gaia 0
Benfica 3
Marcadoras
  Christy Ucheibe 29'
Cristina Prieto 42'
Beatriz Cameirão 76'

Quando decorriam os minutos de compensação do Valadares Gaia-Benfica, da 20.ª jornada da Liga BPI, já os adeptos encarnados festejavam o Pentacampeonato. O triunfo (0-3), alcançado no Estádio Dr. Jorge Sampaio, nesta tarde de sábado, 12 de abril, possibilitou as celebrações das águias em total simbiose com os adeptos, que compareceram em peso!

A mais recente conquista traduz a hegemonia encarnada desde a temporada de arranque em 2018/19, que culminou com o título de campeãs da II Divisão, consequente subida ao principal escalão e vitória na Taça de Portugal.

A partir de 2020/21, depois da interrupção das competições, por força da Covid-19, a equipa liderada por Filipa Patão trilhou o caminho até ao Penta!

Os primeiros sinais de festa notaram-se pelas 13h28, altura em que o autocarro que transportou as águias chegou ao local do desafio. Muitos adeptos aguardavam pela equipa e incentivaram as jogadoras!

Já no interior do recinto, Filipa Patão foi saudada pelos adeptos, desejosos de celebrar o triunfo. O cenário repetiu-se aquando da entrada das atletas para o aquecimento. Muitos aplausos e gritos direcionados para o Penta. Ausentes no relvado devido a questões físicas, Pauleta e Lúcia Alves também sentiram o carinho dos Benfiquistas.

A 20 minutos do começo do desafio, as jogadoras do Benfica recolheram ao balneário, enquanto das bancadas se ouvia "Benfica, Benfica"!

Valadares Gaia-Benfica

A tradicional vénia aos Benfiquistas precedeu a roda efetuada pelas jogadoras, símbolo de união.

Cumprido o minuto de silêncio em memória de Aurélio Pereira, referência na formação de jovens talentos, Ana Afonso apitou para o início do encontro entre as líderes do Campeonato e o Valadares Gaia, 4.º classificado.

Invictas à entrada para a 20.ª jornada da Liga BPI, com 17 vitórias e dois empates, as Inspiradoras necessitavam de um ponto para o objetivo.

Aos 7', Nycole Raysla atirou para defesa de Erin Seppi, e, numa má reposição de bola em jogo por parte da equipa da casa, Laís Araújo tentou o chapéu, que saiu ao lado.

"Glorioso, SLB", ouvia-se das bancadas.

O Benfica tinha mais bola e, aos 11', Cristina Prieto cabeceou para as mãos da guarda-redes da equipa da casa.

Valadares Gaia-Benfica

Aos 19', devido a problemas físicos, Andreia Faria teve de ser substituída. Para o lugar da média internacional portuguesa foi chamada Andreia Norton. No minuto seguinte, o Benfica ficou perto de inaugurar o marcador. Pelo corredor esquerdo, Marit Lund progrediu e cruzou para Catarina Amado, que, na grande área, atirou rente ao poste esquerdo.

O Valadares Gaia reagiu e, aos 22', Jennie Lakip rematou cruzado para defesa de Lena Pauels. Do outro lado, aos 24', Erin Seppi deixou escapar a bola depois de um cruzamento de Nycole Raysla, cedendo canto. O Benfica procurava o golo perante um rival bem organizado defensivamente e que tinha armas para espreitar a baliza encarnada.

Valadares Gaia-Benfica

O golo não tardou. Erin Seppi conseguiu defender o remate de Marit Lund, que ainda sofreu um desvio em Sara Monteiro. Na marcação do respetivo canto, Anna Gasper colocou a bola em Christy Ucheibe, que cabeceou para o 0-1, aos 29'.

Muita festa no campo e nas bancadas! Logo depois, aos 31', o 0-2 quase aconteceu. Lançada por Anna Gasper, solta de marcação, Cristina Prieto errou o alvo...

Valadares Gaia-Benfica

Com os Benfiquistas a entoar cânticos ininterruptamente, novo momento de felicidade aconteceu aos 42'. Marit Lund cruzou a partir da esquerda e Cristina Prieto, letal, na pequena área, finalizou com êxito (0-2). Cachecóis ao alto e os primeiros gritos de "campeões" entre os adeptos.

Com ascendente claro, o Benfica poderia ter ampliado num remate de Cristina Prieto aos 45'+1', que Erin Seppi travou.

Incansáveis, os Benfiquistas faziam a onda! Ao intervalo, 0-2 para o Benfica. No recomeço, no minuto inicial, Neuza Besugo ameaçou com um disparo ao lado. De livre, a mesma jogadora atirou para as mãos de Lena Pauels, aos 50'. Com uma postura acutilante, o Valadares Gaia tornou a rematar ao lado, aos 52', por McKenna Martínez.

Adeptos

"Força, Benfica, allez", era o cântico a ecoar no estádio.

Aos 65', Carole Costa, com um grande corte, que festejou, impediu que o disparo de Erica Meg fosse na direção da baliza. Nesta fase, o Benfica evidenciava algumas dificuldades para encontrar espaços.

Aos 67', Chandra Davidson e Rakel Engesvik entraram para os lugares de Marit Lund e de Catarina Amado, e a internacional portuguesa, que saiu pelo lado oposto ao dos bancos, passou junto à bancada reservada aos Benfiquistas, recebendo uma forte ovação.

Valadares Gaia-Benfica

Na época em que regressou às águias, aos 76', após livre e passe de Carole Costa, Beatriz Cameirão rematou cruzado para o 0-3! De pronto, Cristina Prieto ergueu os braços para os adeptos, pedindo ainda mais apoio!

"Ninguém para o Benfica" e "Campeões, nós somos campeões", gritou-se.

Depois, aos 78', Christy Ucheibe foi substituída por Joana Silva e as palmas dirigidas aos Benfiquistas foram merecedoras de mais uma forte ovação!

Valadares Gaia-Benfica

Protagonista de um bom desempenho na Liga, a equipa nortenha, aos 83', criou uma chance para reduzir. Cris Vieira rematou na grande área e Lena Pauels aplicou-se, impedindo o 1-3.

O Benfica reagiu, e, lançada no segundo tempo, Letícia Almeida disparou de fora da área, aos 88'. Erin Seppi negou o 4.º tento das águias. Depois, em contragolpe, Carolina Ferreira marcou, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Cristina Prieto ainda teve nos pés a possibilidade de ampliar nos descontos, mas Erin Seppi defendeu, quando já se festejava o título no banco encarnado! Jogadoras em pé, batiam palmas, até que... soou o apito final e deu-se a entrada no relvado de atletas, equipa técnica e restante staff. Muita emoção e abraços! O objetivo estava alcançado!

equipa-com-a-taca-1-new-thumbnail

Com camisolas alusivas ao Penta, e guarda de honra por parte das anfitriãs, as jogadoras encaminharam-se para receber o troféu referente à Liga BPI. Entre gritos de "Pentacampeão", Carole Costa e Pauleta ergueram o troféu ao som do "We are the Champions" e as comemorações prosseguirem junto dos adeptos, aos quais foi exibida a taça bem perto. Fotografias, autógrafos e troca de palavras com os Benfiquistas, que à saída, nas imediações do estádio buzinavam, sinalizando o Penta!

Ao Campeonato e Taça da Liga, também já conquistada em 2024/25, o Benfica pode somar a Taça de Portugal nesta temporada. Por um lugar no Jamor, as Inspiradoras disputam as meias-finais, também diante do Valadares Gaia. A 1.ª mão está agendada para o dia 19 de abril, às 14h00, no Benfica Campus, sendo este o próximo embate das encarnadas. O regresso ao Estádio Dr. Jorge Sampaio está previsto para 27 de abril.

Quanto à Liga BPI, o Benfica volta a entrar em ação diante do Clube Albergaria no dia 3 de maio, no Benfica Campus, em duelo da 21.ª jornada.

Valadares Gaia-Benfica

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Primeiro que tudo, agradecer aos nossos sócios, aos nossos adeptos que se deslocaram aqui, aos adeptos que estiveram em casa, aos adeptos que nos acompanharam durante uma época inteira. Agradecer à estrutura e ao Clube, que nos proporcionam, todos os anos, as condições para podermos fazer história. Sei que se falou muita coisa no início da época, relativamente à perda de jogadoras, relativamente à Supertaça e à Liga dos Campeões, mas costumo dizer que o caráter do grupo não se vê nos momentos fáceis, vê-se nos difíceis. E quando nos cortaram as asas, nós continuámos a voar. Essa foi a frase da época. Por muito que nos deitassem abaixo, por muito que falassem mal deste plantel, por muito que falassem que já não éramos iguais... elas, mais uma vez, provaram a força que têm, o caráter que têm e a mentalidade competitiva que têm. São uma equipa à Benfica, nunca desistem, e este Pentacampeonato é prova disso. Principalmente, a capacidade que temos de nos transformarmos todos os anos. Perder jogadoras vamos sempre perder, faz parte do futebol, transformar as equipas também faz parte do futebol. Todas deixam saudade. Costumamos dizer que as pessoas saem do Benfica, mas o Benfica não sai delas. É este o espírito e coesão que queremos. A Kika [Nazareth] é mais uma jogadora importante para nós, que saiu, mas que não sai do Benfica nem sai de nós. Agora, termos a capacidade de nos transformarmos todos os anos e mesmo assim mantermo-nos competitivas e ambiciosas, em querer continuar a ganhar títulos, acho que isso é que marca a diferença. Trabalhámos muito para este momento, agora, é festejar. Depois, a Taça de Portugal, porque nós queremos mais."

Valadares Gaia-Benfica

Carole Costa (defesa e uma das capitãs do Benfica): "Estamos supercontentes, são cinco Campeonatos consecutivos por este clube, estes adeptos merecem e estamos muito felizes pelo nosso trabalho. Foi um jogo muito bom da nossa parte, junto dos nossos adeptos que nos acompanham durante todo o ano. Também é para eles. [Cinco títulos com Filipa Patão] Sabemos que é uma treinadora diferenciada, está connosco sempre e conquistou 5 títulos de Campeonato, tal como nós. Queremos muito mais para este Clube. Caem para nós com muito trabalho. [Jogadoras lesionadas] São jogadoras que estão sempre connosco, temos uma grade união. Certamente, vão voltar mais fortes para ajudar a equipa."

Valadares Gaia-Benfica

Pauleta (média e uma das capitãs no Benfica): "É muito bom, é um momento muito feliz para o Clube, para a equipa – não só para quem já cá está há muitos anos –, para os adeptos e para a Direção, que aposta ano após ano. É um grande objetivo que nós tínhamos, atingimo-lo e é história para o futebol do Benfica e português. É mais difícil estar no lado de fora, mas tento sempre acompanhar no dia a dia. Mesmo fora somos uma grande equipa. Mais uma vez demonstrámos isso. Não foi só neste ano. Ano após ano, parece que se duvida sempre da equipa, do Benfica e da qualidade que vamos apresentar. É normal, levamos muitos anos a ganhar muita coisa e os adversários querem sempre tentar 'beliscar'. O segredo é continuar a trabalhar com os pés assentes na terra. Trabalhar bem, com qualidade e competência. É importante o Campeonato evoluir, as equipas crescerem. Os adeptos só vêm ao estádio se houver interesse no que acontece lá dentro. Somos uma equipa, lutamos por ganhar troféus, mas todas lutamos para que o futebol feminino cresça."

Valadares Gaia-Benfica

Catarina Amado (defesa do Benfica): "Para mim são sentimentos sempre únicos. Já tive o privilégio de ganhar outros títulos pelo Benfica. É sempre especial ganhar, não podemos banalizar isso. Agora, é desfrutar, porque merecemos. Era um sonho meu poder jogar no meu clube de coração e vai ser sempre marcante conseguir elevar o Manto Sagrado ao mais alto nível e poder fazer parte dessa história. Ainda não acabou, temos a Taça de Portugal para disputar, mas agora é desfrutar e para a semana focarmo-nos, porque queremos ganhá-la."

Valadares Gaia-Benfica

Beatriz Cameirão (média do Benfica): "Estive no ano zero do Benfica, estive dois anos fora e agora voltei. Claro que estou muito contente porque voltei e voltámos em grande. Conseguimos ser campeãs ainda antes do Campeonato acabar e, por isso, estou muito feliz. Tanto por ser campeã como por ter voltado ao Benfica. Foi um trabalho desde o início da época. Isto não se faz em semanas, ou meses. É preciso consistência e caráter no que fazemos. Somos campeãs e o Campeonato não acabou. Isso quer dizer alguma coisa. É um grupo coeso, que trabalha para o coletivo, e só assim funciona. A Taça [de Portugal] é mais um título que queremos ganhar."

Valadares Gaia-Benfica

Lúcia Alves (avançada do Benfica): "Este ano foi um bocado diferente, mas faz parte da vida de um atleta. Seja lá dentro, ou cá fora, o importante é estar feliz, desfrutar do jogo que toda a minha equipa fez e no final sermos campeãs. Tentaram derrubar o Benfica, mas, mais uma vez, mostrámos o grupo que temos, a força que temos todas juntas. O desfecho desta época mostra isso mesmo, a união, independentemente de quem sai e quem vem. Toda a gente acrescenta. No final, o que importa é festejar e ganhar este título. [Francisca Nazareth] A Kika é muito importante para mim. Este título também é dela. [Momento mais emocionante] Acho que foi o jogo no Estádio da Luz, frente ao Sporting, em que marquei o golo da reviravolta. Para mim é um sonho representar este clube e jogar no Estádio da Luz, por isso, fazer um golo lá foi a cereja no topo do bolo."

Valadares Gaia-Benfica

Cristina Prieto (avançada do Benfica): "É sempre especial o 1.º título. A verdade é que eu sabia do que esta equipa era capaz, mas depois do que fizeram temporada passada, talvez fosse algo difícil de conseguir. Sabia de onde vinha, o que queríamos fazer e estou contente. Só quero ajudar o Clube a conseguir todos os títulos da temporada. É um orgulho, em poucos meses sinto o carinho dos adeptos e é mútuo. Também os respeito e tenho carinho por eles. Espero que nos continuem a acompanhar, que ainda temos mais um título [Taça de Portugal] para conquistar. No final, isto é para eles. Eu não estava acostumada a isso, mas surpreendeu-me. Eles acompanham-nos sempre, são um extra. Eles são uma parte do que ganhamos."

Valadares Gaia-Benfica

Liga BPI | 20.ª jornada | 12/04/2025
Valadares Gaia-Benfica
0-3
Estádio Dr. Jorge Sampaio
Onze do Benfica
Lena Pauels, Marit Lund (Chandra Davidson, 67'), Beatriz Cameirão (Letícia Almeida, 79'), Cristina Prieto, Nycole Raysla, Andreia Faria (Andreia Norton, 19'), Carole Costa, Christy Ucheibe (Joana Silva, 79'), Catarina Amado (Rakel Engesvik, 67'), Anna Gasper e Laís Araújo
Suplentes
Rute Costa, Joana Silva (79'), Andreia Norton (19'), Jody Brown, Letícia Almeida (79'), Rakel Engesvik (67'), Lara Martins e Chandra Davidson (67')
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Valadares Gaia
Erin Seppi, Mackenzie Cherry, Louisa Aniwaa, Jennie Lakip (Carolina Santiago, 46'), McKenna Martinez, Da Costa (Erica Meg, 46'), Neuza Besugo (77'), Sara Monteiro, Inês Barge, Barbosinha e Érica Ventura
Suplentes
Carol Alves, Margarida Pinto, Erica Meg (46'), Emily Hänhel, Carolina Santiago (46'), Carolina Ferreira, Alexis Strickland, Cris Vieira (77') e Matilde Vilhena
Ao intervalo 0-2
Golos
Benfica: Christy Ucheibe (29'), Cristina Prieto (42') e Beatriz Cameirão (76')

Cachecol Pentacampeas Nacionais

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Tânia Paulo e SL Benfica
Última atualização: 16 de abril de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas