Futebol

10 abril 2025, 02h36

Tirsense-Benfica

Festejo dos jogadores do Benfica

RESUMO DO JOGO

A presença do Benfica na final da Taça de Portugal ficou mais perto após a goleada, por 0-5, no Estádio Cidade de Barcelos, casa emprestada ao Tirsense, em duelo da 1.ª mão das meias-finais, disputado nesta quarta-feira, 9 de abril.

Ambiente espetacular e digno das emoções fortes da prova-rainha, com a Família Benfiquista a apresentar-se em grande número no Minho para empurrar o Benfica rumo ao Jamor.

Como tinha anunciado na véspera do encontro, Bruno Lage lançou Samuel Soares, Leandro, António Silva e Florentino no onze, e promoveu as estreias de Bajrami e João Rego enquanto titulares da equipa profissional de futebol das águias.

O alinhamento inicial, que contou com 6 jogadores da Formação, ficou completo com as presenças de Dahl, Barreiro, Amdouni, Schjelderup e Belotti. No total, foram 9 as alterações relativamente ao triunfo na casa do FC Porto, por 1-4, no passado domingo, 6 de abril.

O primeiro aviso do Benfica surgiu logo aos 2', com um remate acrobático de Amdouni por cima, após um livre marcado por Dahl. Respondeu o Tirsense, aos 5', com o primeiro remate enquadrado da partida: Daniel Rodrigues colocou a bola na área e Jorge Silva finalizou para defesa segura de Samuel Soares.

Tirsense-Benfica

Determinada, concentrada e comprometida, a equipa encarnada encostou o adversário à sua área e conseguiu abrir o ativo, aos 16'. Numa jogada de insistência, Schjelderup avançou pelo lado esquerdo e serviu Dahl. Este invadiu a área e fez o cruzamento para a zona central, onde João Pedro desviou a bola para dentro da sua própria baliza. Momento de infelicidade do central do Tirsense a culminar no 0-1.

Pressionando alto, o Benfica continuou a ditar um ritmo intenso na partida e, aos 26', ampliou a vantagem numa grande jogada coletiva. Florentino executou o passe a rasgar para Belotti, que fez a "parede", enganou o defesa e deixou passar a bola para Schjelderup. Este, desde o lado esquerdo, desenhou um excelente cruzamento para o coração da área, onde João Rego, de primeira, finalizou com grande classe para o 0-2.

Festejos exuberantes para a estreia do jovem jogador Made In Benfica a marcar pela equipa principal, no seu 12.º jogo neste patamar.

Tirsense-Benfica

Ao compasso do Ser Benfiquista, entoado a plenos pulmões nas bancadas pintadas a encarnado, a equipa de Bruno Lage continuou a carregar à procura de mais golos.

Aos 35', Barreiro serviu Belotti, e o aríete italiano arriscou o remate de fora da área, desviado por Jorge Silva pela linha de fundo. Três minutos volvidos (38'), foi a vez de Amdouni testar a mira de longa distância para defesa apertada de Tiago Fernandes.

Apesar da insistência das águias, o marcador não mais se alterou até o árbitro apitar para o intervalo.

Tirsense-Benfica

Filme do jogo

Ver match center

No início da 2.ª parte, o emblema do Campeonato de Portugal, do 4.º escalão da pirâmide do futebol português, surgiu mais afoito e conseguiu ter mais posse, embora encontrasse dificuldades para ameaçar a baliza à guarda de Samuel Soares.

No entanto, aos 65', Bruno Lage recorreu ao banco para manter a chama encarnada acesa na procura do melhor resultado possível para encarar a 2.ª mão, no Estádio da Luz, com outra tranquilidade. Lançados para os lugares de Amdouni, Leandro e João Rego, Arthur Cabral, Tiago Gouveia e Prestianni não demoraram a agitar as águas.

Tirsense-Benfica

Aos 67', Schjelderup recolheu a bola no corredor esquerdo e descobriu Prestianni na área. Sem oposição, o atacante desferiu um remate colocado com o pé direito e ampliou para 0-3. Golo de belo efeito do jovem argentino, o primeiro na presente temporada pela equipa principal das águias.

Frescos e endiabrados, os homens lançados em jogo continuaram a ter destaque. Interrompido um interregno na equipa principal desde a lesão sofrida em 24 de agosto de 2024, na 3.ª jornada da Liga Betclic, Tiago Gouveia regressou em grande, com a assistência para o 0-4: cruzou desde o lado direito para Arthur Cabral, cujo remate de primeira ainda embateu na barra antes de beijar as redes jesuítas.

Quarto golo do avançado brasileiro na Taça de Portugal, que lhe permitiu isolar-se como o melhor marcador do Benfica na competição.

Tirsense-Benfica

Na sequência, novo marco a assinalar na partida. Saído do banco aos 76' para render António Silva, que envergou a braçadeira de capitão na ausência de Otamendi, Joshua Wynder somou os primeiros minutos pela equipa principal do Benfica. Nesse mesmo minuto, Nuno Félix tornou-se o 9.º jogador da Formação utilizado diante dos jesuítas, após render Florentino.

Já após um lance polémico no interior da área do Tirsense – aos 82', Belotti foi ao chão após um despique com João Pedro, com o árbitro a mandar seguir o jogo –, o Benfica chegou à mão-cheia. Prestianni arrancou em velocidade e, à entrada da área, deixou a bola para Schjelderup, que a puxou para o pé direito e rematou em arco para o fundo das redes, aos 84'.

Estava sentenciado o 4.º golo da presente temporada para o internacional norueguês, que esteve diretamente envolvido em 4 dos 5 golos do Glorioso, em Barcelos.

Tirsense-Benfica

Sem facilitismos, num claro sinal de respeito pelo adversário e pela competição, o Benfica continuou com o pé cravado no acelerador e, aos 89', dispôs de uma dupla oportunidade para chegar ao 0-6. Primeiro, Schjelderup rematou para uma intervenção difícil de Tiago Fernandes pela linha de fundo e, no consequente pontapé de canto, o cabeceamento de Nuno Félix ao primeiro poste foi desviado por João Martins quando se dirigia para a baliza.

Garantida a vantagem na luta por um lugar na final da Taça de Portugal, o Benfica volta a concentrar-se nas contas da Liga Betclic, competição que lidera à entrada para a 29.ª jornada: às 18h00 de domingo, 13 de abril, recebe o Arouca, no Estádio da Luz (bilhetes AQUI).

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 10 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas